13º Congresso Internacional Rede Unida: CNS compõe rede de luta em defesa do SUS

04/13/2018 12:37 p.m.
News image

A luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a resistência contra os recentes retrocessos nas políticas sociais serão intensificadas com a realização do 13º Congresso Internacional Rede Unida. O evento será realizado entre os dias 30 de maio e 2 de junho na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus (AM).

Com o tema “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência no encontro das águas” o congresso internacional é organizado pela Rede Unida em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e diversas outras entidades. O evento deve reunir cerca de quatro mil atores sociais do mundo inteiro para a construção de estratégias contra o desmonte do SUS.

O CNS participará do evento com a realização de oficinas, seminários, audiências, távolas e atividades que colocarão em pauta a Educação e o Trabalho na Saúde. Debates sobre diretrizes curriculares e o posicionamento contrário sobre o Ensino à Distância para cursos de graduação nas áreas de saúde também serão destaques. O conselho também vai debater a situação dos povos indígenas que vivem no Vale do Javari (AM), a preparação para a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena e a 16ª Conferência Nacional de Saúde, ambas agendadas para 2019.

Fóruns, seminários, rodas de conversa, compartilhamento de saberes, trabalhos acadêmicos e relatos de experiências e vivências no SUS fazem parte da programação do evento. Trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais podem se inscrever para o congresso até o dia 25/5.

 

Prêmio para políticas públicas inclusivas

O 13º Congresso Internacional premiará experiências na área das políticas públicas, desenvolvidas por instituições públicas ou privadas, organizações da sociedade civil ou coletivos que possuam capacidade de inclusão de grupos populacionais vulneráveis. As inscrições para o Prêmio Antonio Levino – Experiências de Políticas Públicas Inclusivas se encerram no dia 2 de maio.

O objetivo é dar visibilidade à resistência democrática e às políticas inclusivas, destacando o desenvolvimento social, as experiências de fortalecimento das diversidades de pensamento e modos de existir, e de superação das adversidades que marcam a existência de expressivos segmentos da população brasileira e mundial.

 

Economia Solidária e Mostra Fotográfica

A economia solidária também terá espaço no congresso internacional, onde cooperativas, grupos familiares ou núcleos de produção poderão comercializar e divulgar seus produtos artesanais.

Com o objetivo de incentivar a produção fotográfica como uma forma de linguagem artística na área da saúde, o 13º Congresso sediará uma mostra fotográfica com eixos temáticos. Ações sociais que produzam saúde e a vivência dos trabalhadores no SUS são alguns dos temas sugeridos para imagens coloridas ou em preto e branco.

Acesse os Editais:

>> Mostra Fotográfica do 13º Congresso Internacional

>> Feira de Artesanato do 13º Congresso Internacional

 

Sobre o 13º Congresso

Realizado pela primeira vez na Região Norte e em Manaus, o 13º Congresso Internacional da Rede Unida acontece no período de 30 de maio a 2 de junho de 2018, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Sua finalidade é propor o debate em torno da saúde, da educação, da arte e cultura, da participação cidadã, da gestão e do trabalho em saúde na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência nos encontros das águas”, a 13ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida reunirá trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais.

São parceiros desta edição a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Saúde (MS), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e ILMD/Fiocruz Amazônia, co-organizadora do Congresso.

 

Agência Rede Unida de Comunicação, por Viviane Claudino (Ascom/CNS)