14º Workshop Internacional do Laboratório Ítalo-Brasileiro

12/20/2022 12:44 p.m.
News image

 

14º Workshop Internacional do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva

"Para uma reforma da assistência territorial a partir de uma perspectiva comunitária e trans local".

de 13 de fevereiro a 24 de fevereiro de 2023, em Emilia-Romagna

 

O programa deste Workshop nasce da idéia de que é necessário continuar o trabalho de consolidação de alianças trans-locais a fim de tornar as políticas públicas de cuidado mais fortes e decisivas.

Tem sido apontado que, apesar de suas diferenças, os dois contextos (o italiano e o brasileiro) apresentam algumas convergências relacionadas aos desafios atuais das políticas públicas universalistas no campo da saúde, incluindo o fortalecimento da atenção territorial numa perspectiva comunitária e internacional, também diante das evidências amadurecidas durante a pandemia.

Antes de tudo, as mudanças epidemiológicas, sociais, culturais e ambientais aceleradas pela pandemia tornam urgente orientar os serviços de saúde para uma visão epistemológica do "cuidado" como uma prática situada e embutida nas inter-relações entre os contextos/lugares e os diferentes seres vivos.

Primeiro, as mudanças epidemiológicas, sociais, culturais e ambientais aceleradas pela pandemia tornam urgente orientar os serviços de saúde para uma visão epistemológica do "cuidado" como uma prática situada e embutida nas inter-relações entre os contextos/lugares e os diferentes seres vivos. Não é coincidência que os mesmos 17 objetivos da ONU (Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável) identifiquem um plano de ação para as pessoas, o Planeta e a prosperidade como elementos interligados. A OMS também afirma esta perspectiva muito claramente através do pressuposto da abordagem de Uma Saúde; vivemos dentro de um sistema do qual fazem parte pessoas, animais, plantas e o meio ambiente em geral, no qual todos nós estamos imersos. Portanto, não há apenas indivíduos e comunidades, não há apenas a espécie humana a ser preservada: a saúde do planeta e todos os seus habitantes devem ser iguais. Somos todos elementos de um sistema único, no qual a saúde de cada elemento humano, animal ou ambiental é estreitamente interdependente da dos outros.

Em segundo lugar, ficou claro que os serviços territoriais não só desempenharam um papel fundamental nas estratégias de combate à pandemia, mas também se tornaram o fulcro para garantir respostas de proximidade, para aumentar a capacidade de uma comunidade de exercer um papel ativo nas orientações de cuidado inspiradas pela visão referida. Não é por acaso que nos dois contextos, diante da crise sanitária causada pela propagação do vírus, a importância das redes sociais comunitárias no apoio às formas solidárias de ajuda se tornou visível, especialmente para as pessoas envolvidas em processos de vulnerabilidade, e do sistema de serviços territoriais em se tornar proximal, garantindo o direito à saúde graças à presença de políticas de saúde universalistas. Isto é mais evidente no Brasil, onde para a "necropolítica" do governo federal, o SUS (Sistema Único de Saúde) conseguiu combater a propagação e implantar estratégias de tratamento graças às escolhas autônomas feitas pelos Estados e Municípios

Deste ponto de vista, podemos aceitar o convite de alguns autores sul-americanos3 sobre a impossibilidade de conceber o homem e a natureza como entidades separadas. Esta divisão forçada é a verdadeira causa da catástrofe socioambiental que caracteriza o Antropoceno: só rejeitando a ideia de que os seres humanos são superiores a outras formas de vida é que poderemos revalorizar as nossas vidas e, ao mesmo tempo, ter a possibilidade de restabelecer uma relação correta com o planeta. Em particular, Krenak4 diz que os 'povos originais' neste momento podem dar-nos um exemplo de um modo de vida diferente.

O centro de gravidade destes workshops é colocado no horizonte internacional para se ter consciência das interdependências e de como estas podem ser alimentadas para reforçar valores, direções para a construção de "redes de redes", para agir no respeito "de e para vidas".

A perspectiva internacional torna-se o dispositivo onde podemos cooperar a fim de estimular reflexões e objetivos adequados às dimensões supranacionais que a pandemia nos obrigou a considerar urgentemente.

O Oficina será articulada através diferentes modalidades de eventos:

  • Oficinas de experiência com o objetivo de promover momentos de estudo aprofundado e intercâmbio de práticas

  • Seminários para construir o conhecimento necessário para as mudanças epistemológicas subjacentes às práticas de cuidados

  • Visitas guiadas a lugares de "cuidado" como contextos de aprendizagem situada

  • Eventos via satélite para valorizar experiências, processos e inovações relacionadas com os temas e projetos do Laboratório

Os eixos temáticos podem ser rastreados até os seguintes pontos

  • implementação de uma abordagem trans-local orientada para a comunidade no cuidado territorial através da adoção de estratégias de sistema: a) soluções gerenciais-organizacionais capazes de nutrir as redes próximas de cuidado entre o conhecimento ancestral/tradicional e profissional; b) experimentação de dispositivos permanentes de treinamento de pesquisa situada para fortalecer a determinação e o empoderamento da comunidade, envolvendo, como prioridade, figuras profissionais pivôs, como clínicos gerais; c) possibilidade de transferência de formas de cuidado dedicadas aos caminhos de continuidade do cuidado em condições crônicas, como hospitais territoriais/comunitários

  • As formas (o As maneiras) de participação: experiências em diálogo para esboçar recomendações

  • Os caminhos do envelhecimento: onde estamos e como nos orientar

  • A educação permanente como uma estratégia institucional: universidades, serviços, movimentos sociais

Programação Preliminar:

⇒ 13 - 17 de fevereiro de 2023

Eventos via satélite:

- Lugar Roma: Universidade La Sapienza de Roma: Conhecimento e cuidados ancestrais

- Lugar  Verona: Universidade de Verona: Diversidade e aprendizagem ao longo da vida

- Lugar Parma: "O projeto Lais-University of Parma-Rede Unida: uma aliança para a democracia e Myanmar".

- Projeto estratégico Sogn(a)zione (2022-2023): oficinas nos locais do projeto (Parma, Modena, Bolonha, Romagna)

⇒ 20-24 de fevereiro de 2023

Oficina Ítalo-Brasileira

Seminários: 1) Atenção primária, 2) Participação e serviços sociais: um estudo aprofundado da experiência brasileira,3) SONHAÇÃO como epistemologia, 4) O manifesto da pesquisa colaborativa em saúde coletiva: qual a nossa posição

Workshops: 1) Pesquisa-ação sobre o envelhecimento, 2) Uma rede internacional; 3) Viagens divergentes: como preparar e realizar intercâmbios trans-locais, 4) "Epistemologias da floresta". Creio que este é o espaço onde novos profissionais precisam ser treinados para compreender a função sócio-ontológica dos ambientes naturais onde a comunalidade tem sentido e dá sentido à vida.

Seminários e visitas guiadas dos parceiros envolvidos no projeto estratégico (2021-2022) Sogn(a)zione                                                                                                         

 

Maiores informações estarão sendo disponibilizadas na página do evento.