CNS ENTREGARÁ PETIÇÃO PÚBLICA PELA MANUTENÇÃO DO ORÇAMENTO EMERGENCIAL PARA O SUS AO CONGRESSO

12/15/2020 12:25 p.m.
News image

CNS entregará petição pública pela manutenção do orçamento emergencial para o SUS ao Congresso Nacional

 

A entrega será nesta terça-feira (15/12), às 14h30, com transmissão ao vivo no lançamento da campanha O Brasil precisa do SUS da Frente Pela Vida.

Nos últimos meses, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) tem mobilizado a sociedade para a petição pública O SUS Merece Mais em 2021. Com quase 600 mil assinaturas, o abaixo assinado será protocolado, nesta terça-feira (15/12), às 14h30, no Salão Verde da Câmara dos Deputados. A entrega do documento será transmitida ao vivo durante o ato de lançamento da campanha O Brasil precisa do SUS, organizada pelas entidades que integram a Frente pela Vida, entre elas o CNS.

A petição pública tem o objetivo de sensibilizar deputados e senadores para que seja aprovada a continuidade do orçamento emergencial da Saúde em 2021. O Sistema Único de Saúde (SUS) precisará lidar com o contexto de pós-pandemia, com demandas reprimidas de 2020 decorrente do adiamento de cirurgias eletivas e exames de maior complexidade, bem como das consequências da interrupção do tratamento de doenças crônicas que estão sendo noticiadas. A petição também pede a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que congelou os investimentos em saúde e demais áreas sociais até 2036.

Assine pela manutenção do orçamento emergencial do SUS em 2021

O Brasil precisa do SUS

A campanha quer mobilizar a sociedade para a importância da defesa do SUS e dos riscos que ele está correndo. O SUS é base essencial para a saúde e o bem-estar da população e, mesmo em um contexto de desmonte e desfinanciamento, tem dado a resposta necessária nesta pandemia, segundo a Frente Pela Vida. Se não fosse ele, o enfrentamento da crise sanitária seria muito mais difícil. O SUS salvou a vida de milhões de pessoas e poderá salvar ainda mais com estrutura e financiamento adequado.

Os sucessivos ataques ao SUS têm se intensificado, como a recente publicação do decreto nª 10.530 que teve a intenção de privatizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Brasil, mas foi revogada em menos de 24 horas após intensa mobilização da sociedade.

Além disso, em mais uma ação de politização das ações de resposta à pandemia, o governo federal apresenta um plano de vacinação contra a Covid-19 incompleto e com ações insuficientes. A população brasileira não pode ficar à mercê de disputas políticas. O Ministério da Saúde precisa assegurar que a população tenha acesso às vacinas aprovadas pela Anvisa e organizar uma campanha transparente, de comunicação direta e em âmbito nacional.

 

Assista, transmita e compartilhe! É hoje,  15/12, às 14 horas:

Transmissão ao vivo pela TV REDE UNIDA:

https://www.youtube.com/channel/UC2IuNUB3MrfUmE4-A5E-zkA

Canal do CNS no Youtube:

https://www.youtube.com/comunicacns

 

Fonte: susconecta.org.br/