Editora da Rede Unida comemora primeiras doações da campanha "e-livro, e-livre"

09/20/2018 10:34 a.m.
News image

Há pouco mais de uma semana, a Editora da Rede Unida anunciou nas redes sociais o início de uma campanha para financiar de forma colaborativa novas produções e reeditar clássicos esgotados sobre o SUS, a Saúde Coletiva e a Saúde Pública. Hoje, a Editora comemora e agradece, por meio desta nota, a chegada das primeiras doações em um curto espaço de tempo, resultado da campanha “e-livro, e-livre”.

A ideia da campanha surge a partir da urgência dos membros da Rede Unida em buscarem alternativas de driblar a crise dos investimentos na pesquisa e no ensino no Brasil para dar continuidade ao trabalho da Editora desde a sua criação, em 2013. Nesse sentido, a campanha “e-livro, e-livre” se soma a outras iniciativas da Rede para ampliar o seu acervo, que já conta com mais de 1 milhão de downloads. 

O Prof. Alcindo Ferla, Coordenador da Editora, ressalta que as publicações de livros e a revista Saúde em Redes são de acesso aberto e tem uma procura muito grande por estudantes, pesquisadores, docentes, trabalhadores e por outros interessados, do Brasil e de outros países. “A garantia de manter o acesso gratuito fez com que tivéssemos que pensar em formas colaborativas de manter o processo editorial”, afirma. 

Uma das primeiras doadoras, a professora Lisiane Boer Possa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ficou motivada em colaborar pela generosidade da iniciativa para socializar práticas e conhecimentos, fundamentais para que trabalhadores de saúde, usuários e gestores possam qualificar o Sistema Único de Saúde. “Considero de uma generosidade imensa, aqueles que escrevem, que sistematizam, e que compartilham o que produzem. O prof. Emerson Mehry que me despertou para esse pensamento do quanto esse trabalho da escrita é um trabalho generoso de compartilhar”, refletiu.

A professora apontou ainda a necessidade de se ter instituições empenhadas em manter e ampliar seus acervos: “não basta apenas escrever as experiências. É preciso manter algum lugar que se disponha a divulgar esse exercício de generosidade que cada um de nós faz quando escreve. Então, tem um movimento rico de quem escreve, quem lê, quem faz, quem sabe, quem trabalha, quem estuda, em se colocar em rede. Isso é a cara da Rede Unida. Pra manter essa política, pra manter essa estratégia eu me dispus a contribuir.”, destacou Lisiane. 

As doações para a Editora da Rede Unida podem ser realizadas de forma simples e rápida, tanto por pessoa física quanto pessoa jurídica. Para se tornar um colaborador, basta depositar qualquer quantia, enviar o comprovante de depósito bancário para o e-mail secretaria@redeunida.org.br e receber o certificado de financiador da Editora da Rede Unida.  

Com mais de 115 títulos disponíveis gratuitamente para download na internet, a Editora Rede Unida tem se engajado no movimento de acesso livre e democrático  a produções acadêmicas e intelectuais, no campo da Saúde.

 

DADOS PARA DOAÇÃO “E-LIVRO, E-LIVRE”:

Associação Brasileira da Rede Unida

CNPJ: 05.020.154/0001-69

Banco do Brasil – 001

Agência: 1899-6

Conta Corrente: 53756-X (substituir “X” por zero quando for necessário)