Editora Rede Unida lança Suplemento Temático “Mães Órfãs”

09/24/2018 4:10 p.m.
News image

Foi lançado na sexta-feira (21), durante as atividades do Encontro Arte e Saúde – ExperimentAÇÕES, promovido pela Rede Unida, o Suplemento Temático nº 1/2018 da revista Saúde em Redes, originado pela Chamada Pública de Manuscritos nº 01/2018, com o tema “Separação compulsória de mães e seus filhos: quando a lei e a cidadania se confrontam”.

O suplemento é composto por 19 artigos, enviados por diferentes instituições e regiões do Brasil, a maior parte dos quais vinculados a pesquisas acadêmicas. Os artigos aprovados já estão disponíveis no site da revista Saúde em Redes. Para acessar o número temático, clique no link http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/issue/current. O Suplemento Temático teve como editores os Professores Dr. Emerson Elias Merhy da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dra. Alzira de Oliveira Jorge (UFMG) e Dr. Alcindo Antônio Ferla da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Emerson Merhy, da UFRJ, explica que o Suplemento Temático “Mães Órfãs” reúne várias experiências de crianças que são retiradas de suas mães por várias justificativas com respaldo legal do poder judiciário e com apoio de alguns profissionais de saúde e trabalhadores do serviço social.

A editora Dra. Alzira de Oliveira Jorge da UFMG relembra que a retirada dos filhos de suas mães em situação de vulnerabilidade social pela justiça é um movimento que vem acontecendo em todos os estados brasileiros. “Ficamos muito sensibilizados ao termos conhecimento desses casos, apresentados por trabalhadores dos consultórios de rua e pelas mães. Então o Emerson nos provocou a coletar essas narrativas”.

O Suplemento Temático “Mães Órfãs” é composto por artigos de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, entre outros estados com o objetivo de contribuir para uma reflexão sobre o tema da separação compulsória de mães e seus filhos quando a lei e a cidadania se confrontam, trazendo à tona a narrativa de trabalhadores e mulheres.

 

Acessos ultrapassam 200 mil 

Na ocasião do lançamento do Suplemento, o Editor-Geral da Rede Unida, Alcindo Ferla, destacou que a revista, a exemplo dos livros publicados pela Editora, tem uma grande demanda de acessos por parte de pesquisadores, estudantes (de graduação, pós-graduação e ensino técnico e tecnológico), professores, trabalhadores e de outros segmentos da população. Todas as publicações eletrônicas da Editora estão disponíveis para acesso gratuito.

Ferla destaca que os 14 números publicados contêm mais de 160 artigos, que foram acessados por mais de 203 mil leitores. “A manutenção da Editora, com essa magnitude de acessos, depende do trabalho de muitos colaboradores”, destacou o Editor-Geral, no momento em que foram homenageados os pareceristas com maior número de pareceres emitidos. “Esse é um trabalho silencioso e invisível, mas fundamental para preservar a qualidade da revista e orienta os autores na qualificação de seus manuscritos”, afirmou.

Nos quatro anos de existência da revista, quase 300 pareceres foram emitidos, sempre de forma a não identificar os autores e os pareceristas, num processo de “avaliação cega” que é requisito para os periódicos científicos. O Editor-geral também destacou a importância da campanha e-livro, e-livre, de sustentabilidade da Editora, que permite a continuidade das publicações eletrônicas gratuitas. Para saber mais sobre a campanha, clique aqui http://www.redeunida.org.br.