EM APOIO AOS CONSULTÓRIOS NA RUA E DEFESA DO PADRE LANCELOTTI – São Paulo.

06/04/2018 10:03 a.m.
News image

A Plenária Final do 13º Congresso Internacional da Rede Unida, reunida no dia 2 de junho de 2018, aprovou moção na qual reafirma o seu apoio aos programas do SUS, de cuidado à população de rua. Repudia fortemente a qualquer iniciativa que tenha por objetivo reduzir a presença e o trabalho dos “consultórios na rua”, dispositivo fundamental para assistir à saúde de milhares de pessoas, entre elas crianças e idosos, que vivem em condições absolutamente precárias no espaço urbano.

Manifesta sua preocupação com as intensas ameaças de morte contra o coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, padre Júlio Lancelotti, tornadas públicas nestes dias. Padre Lancelotti há 34 anos é titular da Paróquia São Miguel Arcanjo, na Mooca (zona leste de São Paulo), e vem realizando um trabalho importante de defesa e assistência à população de rua.

Exigimos uma investigação rigorosa dos fatos referentes às ameaças ao Padre Lancelotti, inclusive que este inquérito investigue a atuação da PM, GCM, os Conselhos Municipais de Segurança, e Associações de Bairro, citadas na imprensa local e nacional como supostamente instigadores de atos de violência contra os moradores de rua, que incitam o ódio àqueles que cuidam e assistem a estas pessoas. Ao mesmo tempo em que solicitamos às autoridades a garantia da integridade física do Padre Lancelotti.

Associação Brasileira Rede Unida

Manaus, 2 de junho de 2018.