Ministério da Saúde participa de seminário sobre políticas públicas de saúde

08/10/2017 9 a.m.
News image

Na tarde desta quarta-feira (9), a Secretária da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), Gerlane Baccarin, participou do Seminário Interprofissionalidade na Educação e Cuidado em Saúde e o Programa Mais Médicos, realizado em Manaus.

Durante o seminário, promovido pela Associação Brasileira da Rede Unida em parceria com a Fiocruz Amazônia, a secretária acompanhou as apresentações das experiências dos órgãos de saúde do Amazonas participando do debate e reflexões de pesquisadores, estudantes, trabalhadores e gestores que atuam junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e que defendem o seu aprimoramento e ampliação em todas as regiões do país.

Segundo ela, o Ministério da Saúde veio para o Seminário com o propósito de buscar experiências mais próximas dos usuários da atenção básica, principalmente daqueles que estão em situação de vulnerabilidade, como é o caso da população de rua e a população migrante. “Participar desde evento é um grande prazer para o Ministério, porque nós buscamos sempre estar em contato com os nossos usuários e parceiros de uma forma mais direta”, destacou Baccarin.

Para a secretária, as discussões que vieram à tona, de diversas práticas e experiências distintas e abrangentes que levam a promoção da atenção básica de uma forma mais direta é a atuação que o Ministério da Saúde almeja. "O que o Ministério da Saúde quer é trabalhar cada vez mais direto com o seu usuário e fortalecer ainda mais a atenção básica", concluiu.

O Seminário Interprofissionalidade na Educação e Cuidado em Saúde e o Programa Mais Médicos acontece no auditório Canoas do ILMD/Fiocruz Amazônia, em Manaus e termina nesta quinta-feira (10).