Rede Unida apoia a indicação da Dra. Soraya Smaili, ex-reitora da UNIFESP, para presidir o CNPq

01/05/2023 10:06 a.m.
News image

 

Rede Unida apoia a indicação da Dra. Soraya Smaili, ex-reitora da UNIFESP, para presidir o CNPq no Governo de União e Reconstrução, Lula/Alckmin

 

O fortalecimento do diálogo da ciência, tecnologia e inovação com o cotidiano da vida das pessoas e coletividades é parte substantiva da retomada do ciclo civilizatório do qual nos afastamos nos últimos seis anos. E reverter o sucateamento das instituições públicas nessa área é fundamental para recompor a institucionalidade democrática, mas também para formular e dirigir políticas inclusivas e com efeitos no desenvolvimento social e econômico e na capacidade de sonhar das gentes do Brasil.

O CNPq, com tanto protagonismo no amálgama de sonhos e projetos de desenvolvimento científico e tecnológico dos estudantes, pesquisadores e da sociedade como um todo nas décadas anteriores, mergulhou no ostracismo, tornando-se notícia somente pela descontinuidade de iniciativas, pelos cortes orçamentários, defasagem de bolsas, interrupção do financiamento de projetos e cortes de bolsas. É preciso retomar sua capacidade de formulação e de protagonismo na política de ciência e tecnologia, na afirmação da função social da ciência no cotidiano da sociedade brasileira e nas alianças com instituições nacionais e internacionais.

Por isso é fundamental que a sua condução, no governo que se inicia, conte com compromisso com o campo da ciência e tecnologia e experiência na gestão de instituições nesse campo. Por isso manifestamos nosso apoio à Dra. Soraya Smaili, para que seja a primeira mulher a presidir o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sua experiência docente, na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico, além da sua experiência de gestão, com dois mandatos à frente da Unifesp, e uma enorme experiência nacional e internacional no campo da ciência e tecnologia, indicam que terá, se escolhida, uma profícua gestão no CNPq. A indicação tem o apoio da Associação Rede Unida, entidade com 38 anos de atuação na formação interdisciplinar e no desenvolvimento do trabalho em saúde, além de movimento social com ações relevantes nesse campo no Brasil e em outros países.

 

Preencha o nosso formulário para declarar seu apoio à nossa moção: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSee4T_J7YIQNi3xASas6Y8XMZbyhlUcRODJN9mkj4oEFMYymg/viewform

 

Porto Alegre, 04 de janeiro de 2023.

Diretoria Colegiada Associação da Rede Unida