Rede Unida cumprimenta o novo Governo e comemora a Posse de Ministros e Ministras

01/02/2023 7:51 p.m.
News image

 

Rede Unida Cumprimenta o novo Governo e comemora a Posse de Ministros e Ministras

 

Com alegria, ontem e hoje acompanhamos os eventos de posse das novas autoridades do governo na Capital Federal. Hoje, na data em que se comemora o Dia Nacional do Sanitarista, além dos 102 anos de criação do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), pelo Decreto n. 3.987, de 2 de janeiro de 1920, a Rede Unida comemora a nomeação da Dra. Nísia Trindade no cargo de Ministra da Saúde, além de um sem-número de sanitaristas em relevantes funções de gestão no novo Governo Federal. A criação do DNSP é marco histórico reconhecido na defesa de uma política pública nacional de saúde e um sistema de saúde equânime, universal e impulsionador da democracia e justiça social, sucedendo a Diretoria-Geral de Saúde Pública, na qual Oswaldo Cruz, duas décadas antes, tornou visível a relevância da saúde coletiva na organização da vida das pessoas e coletividades.

Nísia Trindade conduziu com firmeza a Fundação Oswaldo Cruz nos últimos anos, fazendo com que se constituísse em uma instituição de referência internacional no enfrentamento à pandemia, minimizando os efeitos deletérios da condução nacional. Por certo, foi um enorme acerto do Presidente Lula e do Vice-presidente Alckimin para não apenas ocupar esse cargo de enorme relevância, mas também exercer a função mais importante no cuidado à saúde das pessoas e coletividades. Brasileiras e brasileiros merecem recuperar o acesso ao cuidado integral. Cumprimentamos também as escolhas já anunciadas para a equipe de condução do Ministério da Saúde, que certamente terão grande empenho e capacidade de fazer avanços na equidade do acesso, na integralidade da atenção, na descentralização da gestão e na participação social, para avançar na liberdade e na democracia no Brasil.

Manifestamos nossa grande satisfação com esse momento da história nacional, com potência é similar àquele iniciado em 2003, onde também estivemos muito próximos às formulações do campo da gestão do trabalho em saúde e da gestão da educação na saúde. Como naquele momento, registramos nosso apoio, como entidade e como movimento social, para iniciativas que recoloquem o SUS em seu papel de ordenamento da formação dos trabalhadores para esse setor e de reorganização do trabalho na direção do acolhimento e atendimento às necessidades sociais em saúde, com a retomada da educação permanente em saúde como política de desenvolvimento. Este é o caminho Constitucional para criar condições à ação pública em saúde que favoreçam a descentralização, a integralidade da atenção, a participação popular, o desenvolvimento do trabalho e dos trabalhadores e a inovação no cotidiano das práticas. Pela enorme extensão e diversidade do território nacional e para enfrentar com eficácia a complexidade da produção da saúde no contexto brasileiro, precisamos de formação situada e coordenação coletiva de processos.

No dia de hoje, a Associação Rede Unida também cumprimentou o Ministro da Educação, Camilo Santana; de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva; entre outras autoridades de áreas com as quais a Rede Unida mantém interface.

 

Rede Unida

02 de janeiro de 2023.