SUS é pauta de encontro promovido pela Rede Unida

11/10/2017 3:58 p.m.
News image

 

No primeiro dia de atividades do Encontro Sudeste da Rede Unida “Círculos de Cultura sobre Educação Interprofissional para o Sistema Único de Saúde”, que acontece nesta sexta-feira (10), na Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Associação Brasileira da Rede Unida, com apoio das Universidades que participam da Rede e do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva reuniu pesquisadores, docentes, gestores e estudantes para discutir algumas questões relevantes para o Sistema Único de Saúde (SUS), o enfrentamento dos desafios de construção do SUS, a interprofissionalidade no trabalho e na formação em saúde, os cuidados intermediários, incluindo a experiência dos Hospitais Comunitários da Itália.   

Durante a abertura do encontro, o Dr. Túlio Franco, professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Eixo Gestão em Saúde da Rede Unida, a realização do encontro na UERJ é um ato de apoio da Rede Unida à resistência da Universidade contra a tentativa de asfixiar suas atividades e seus recursos. 

Clarissa Seixas, professora doutora da Faculdade de Enfermagem da UERJ, salientou e agradeceu o apoio. “Nesse momento que nós vivemos é mais importante ainda recebê-los aqui, diante dos ataques ao SUS e especificamente a UERJ. Sendo o apoio e a solidariedade de vocês de extrema importância. É uma luta de todos nós!”, desabafou Seixas.

O encontro também promove o fortalecimento da cooperação com o Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva, que possui projetos significativos para ambos os países. 

Pela primeira vez no Brasil, a Diretora da Agência Social e de Saúde da Região Emilia-Romagna (Itália), Maria Luiza Moro, destacou que em visita a uma casa de família no Rio de Janeiro percebeu algumas soluções cuidados que estão sendo usadas que podem se experimentadas na Itália. “É a primeira vez que estou vivenciando as atividades dessa cooperação entre Brasil e a Emilia-Romagna,  onde já existem boas práticas que podemos transferir do Brasil para a Itália e vice-versa”, enfatizou.

Rodrigo Tobias, presidente do 13º Congresso Internacional da Rede Unida, salientou que o evento tem muita relevância no cenário atual brasileiro, em que há uma ameaça à sustentabilidade do SUS. “A Rede Unida se soma ao movimento de resistência da UERJ frente ao desmonte que a universidade pública e os servidores da educação e a saúde têm sofrido”.

O encontro continua durante a manhã deste sábado  (11) com a pauta sobre ocupação do espaço que tem como tema “Abrigamento Compulsório de Bebês que foram retirados de mães socialmente vulneraveis”.