VIVÊNCIA VER-SUS SANTA MARIA / REGIÃO SUL - EDIÇÃO 2020.1

12/26/2019 1:20 p.m.
News image

O Projeto denominado Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde é uma estratégia de qualificação e desenvolvimento dos futuros profissionais e trabalhadores do SUS do País. O Projeto VER-SUS visa ampliar o diálogo sobre a formação para trabalho no SUS, educação permanente em saúde e potencializar discussões sobre a educação e as práticas interprofissionais. A proposta é aproximar o estudante da realidade do SUS, ampliando o seu olhar em relação à organização do sistema de saúde, seus problemas, desafios e potencialidades (FERLA; RAMOS; LEAL, 2013).

 

Os estágios e vivências constituem importantes dispositivos que permitem aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, entendido enquanto princípio educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população. O projeto VER-SUS/Brasil, enquanto dispositivo, pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações.

 

O VER-SUS Santa Maria conta com o Diretório Central de Estudantes (DCE) como principal impulsionador e garante a articulação com os Movimentos Sociais como premissa para a execução e vivências realmente comprometidas com a análise da realidade da saúde pública brasileira de uma forma integral, além da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPeS) e do diálogo com muitos serviços que serão visitados por meio da inserção dos organizadores previamente, por exemplo, por meio de outros projetos como o Programa  de Educação Tutorial e projetos de iniciação científica que corroboram o fortalecimento do SUS. Nesta edição, os viventes e facilitadores não apenas entrarão em contato com diversos serviços da Rede de Saúde da região, mas terão a oportunidade de se inserir na dinâmica do cotidiano de cada unidade ao permanecer durante o período de trabalho com a equipe. Além disso, serão promovidas imersões na realidade de movimentos sociais como o Movimento Nacional dos Trabalhadores Sem Terra e Movimento Nacional de Luta pela Moradia.

 

O Projeto VER-SUS Santa Maria / RS – Edição 2020.1, destina-se aos estudantes de graduação da cidade de Santa Maria, Instituições de Ensino Brasileiras e Instituições de Ensino de Outros Países (promovendo a integração latino-americana) que se interessarem em conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e qualificar sua formação. Deste modo, o projeto proporciona a vivência, a discussão e a reflexão sobre ​o cotidiano de trabalho de diferentes espaços de organizações e serviços de saúde, entendendo que a formação do profissional de saúde deve contemplar os aspectos de relações e de práticas no quadrilátero ensino, gestão, atenção e controle social.                

 

OBJETIVOS

  • Reafirmar a saúde como direito social, fortalecendo uma consciência sanitária;

  • Inscrever/situar a luta pelo direito à saúde no debate ampliado do fortalecimento da cidadania;

  • Compreender a relação Estado/Sociedade no contexto do Direito à saúde;

  • Compreender o conceito ampliado de saúde;

  • Facilitar a compreensão e promover discussão a respeito da lógica de funcionamento do SUS, seus princípios e diretrizes;

  • Referenciar as práticas pedagógicas e as lutas sociais do campo da saúde e de populações historicamente excluídas como um instrumento de apoio à formação dos estudantes e demais participantes e de construção da hegemonia de um projeto de sociedade: Includente, Democrática e Plural;

  • Provocar no estudante e nos demais participantes o compromisso ético-político nos processos de transformação do setor saúde, refletindo acerca do seu papel enquanto agente construtor e modificador das práticas sociais;

  • Estimular a inserção dos estudantes no Movimento Estudantil e em outros Movimentos Sociais;

  • Sensibilizar individualmente cada ator social, de forma que possa incrementar os processos de transformação quando de volta ao seu local de inserção social;

  • Estimular a atuação no controle social em saúde;

  • Estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores, instituições formadoras e movimentos sociais na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção;

  • Contribuir para o amadurecimento da prática multiprofissional e interdisciplinar;

  • Favorecer a discussão de campo e núcleo de saberes e da integralidade da atenção em saúde.

 

A VIVÊNCIA

        A vivência ocorrerá ao longo de dez (10) dias, de 23/01/2020 à 01/02/2020, na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul.

 

DAS VAGAS

  • Serão ofertadas 35 (trinta e cinco) vagas para viventes;

  • As atividades de 10 (dez) facilitadores serão exercidas pelos integrantes da comissão organizadora local, conforme critério de seleção interno;

  • A vivência contará com 45 (quarenta e cinco) participantes e a seleção dos viventes ocorrerá mediante análise das respostas contidas no formulário de inscrição, que será realizada pela comissão organizadora local, sendo priorizadas inscrições de participantes que residam na Região Sul do País.

 

DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

  • As inscrições para os viventes deverão ocorrer obrigatoriamente na Plataforma Doity;
  • Não serão aceitas inscrições fora dos parâmetros exigidos nesta chamada;
  • Os interessados deverão efetuar o preenchimento dos dois formulários para a efetivação da inscrição.

           Formulário Local: https://forms.gle/HPVeuFBQ9TwPugm27

 

DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DA VIVÊNCIA

 

 

ETAPAS

PERÍODO

Período de Inscrições Plataforma Doity e Formulário Local – viventes

  26/12/2019 a 05/01/2020

Seleção - viventes e facilitadores

 06/01/2020 a 08/01/2020

Divulgação dos participantes da vivência

10/01/2020

Vivências e Estágios na Realidade do SUS

 23/01/2020 a 01/02/2020

Envio do portfólio individual – viventes e facilitadores

Até 15 dias após a vivência

Envio do relatório de avaliação da comissão organizadora (relatório do processo de construção do VER-SUS e síntese das discussões coletivas ao longo da vivência)

Até 30 dias após a vivência

 

DA CERTIFICAÇÃO

  • Para a certificação, os viventes e facilitadores deverão participar de 100% do período da vivência e, além disto, enviar OBRIGATORIAMENTE ao e-mail institucional da Coordenação Nacional VER-SUS/Brasil – Rede Unida (versus@redeunida.org.br) seus portfólios individuais.

  •  O prazo para o envio dos portfólios é de 15 dias para viventes e facilitadores, a contar do término da vivência.

  • A certificação estará disponível para download no site da Rede Unida após a entrega do relatório de avaliação da vivência pela comissão organizadora local, devendo ocorrer até 30 dias após o término da vivência.

  • Os certificados serão disponibilizados no link: http://www.redeunida.org.br/pt-br/institucional/certificados/

 

COMPETÊNCIAS

  • A Comissão Política-Pedagógica do VER-SUS Santa Maria, com o compromisso institucional e aporte financeiro da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), juntamente com a adesão municipal da Secretaria de Saúde do Município de Santa Maria, firmaram a realização da vivência do Projeto VER-SUS no município. Apresentaram formalmente os documentos obrigatórios concedendo o subsídio de alimentação, transporte e hospedagem aos participantes selecionados durante o período da vivência, de 23/01/2020 à 01/02/2020. Despesas até o local da vivência, assim como o retorno ao local de origem, será por conta do participante.

  • Desta forma, cabe a Rede Unida, o apoio técnico pedagógico, administrativo, operacional, realização de divulgação, inscrições e certificação (com a devida autenticidade) aos viventes, facilitadores e comissão organizadora local da vivência.

 

CONTATO

Coordenação Nacional VER-SUS/Brasil – Rede Unida: versus@redeunida.org.br

Comissão Política-Pedagógica VER-SUS Santa Maria: santamaria.versus@gmail.com

 

REALIZAÇÃO