Conselho Nacional de Saúde compõe rede de luta em defesa do SUS

05/24/2018 11:19 a.m.
News image

A resistência contra os retrocessos nas políticas sociais e a luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) serão intensificadas com a realização do 13º Congresso Internacional Rede Unida. O evento acontece entre os dias 30 de maio e 2 de junho na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus (AM). O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai realizar mais de 30 atividades entre oficinas, seminários, fóruns, audiências, távolas e atividades que colocarão em pauta a Democracia e a Saúde.

Com o tema “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência no encontro das águas” o congresso internacional é organizado pela Rede Unida em parceria com o CNS e diversas outras entidades. O evento deve reunir cerca de quatro mil atores sociais do mundo inteiro para a construção de estratégias contra o desmonte do SUS.

Haverá debates sobre diretrizes curriculares e o posicionamento contrário do CNS sobre o Ensino à Distância para cursos de graduação nas áreas de saúde, sobre a situação dos povos indígenas que vivem no Vale do Javari (AM), sobre a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena e a 16ª Conferência Nacional de Saúde, ambas agendadas para 2019. Também farão parte da programação temas como Controle Social, Atenção Básica, Fortalecimento do SUS em tempos de crise, dentre outras discussões.

O momento é de resistência e união para compartilhamento de saberes, trabalhos acadêmicos e relatos de experiências e vivências no SUS fazem parte da programação do evento, com representantes de diversas de países. Trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais podem se inscrever para o congresso até o dia 25/5.

Veja a PROGRAMAÇÃO COMPLETA do CNS no 13º Congresso da Rede Unida.

 

Sobre o 13º Congresso

Realizado pela primeira vez na Região Norte e em Manaus, o 13º Congresso Internacional da Rede Unida tem a finalidade de propor o debate em torno da saúde, da educação, da arte e cultura, da participação cidadã, da gestão e do trabalho em saúde na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), reunindo trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais.

São parceiros desta edição a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Saúde (MS), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e ILMD/Fiocruz Amazônia, co-organizador do Congresso.

 

Rede Unida

A Associação Brasileira da Rede Unida reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social.

A principal ideia força da Rede Unida é a proposta de parceria entre universidades, institutos de pesquisa, serviços de saúde e organizações comunitárias. Não se trata de qualquer parceria: trata-se de uma modalidade de co-gestão do processo de trabalho colaborativo, em que os sócios compartilham poderes, saberes e recursos.

Por ser uma Associação de abrangência nacional, a Rede Unida prima por estimular a produção de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informação e conhecimentos técnicos e científicos, que digam respeito às atividades de promoção da educação e da saúde em todo o País, bem como de proposição de novos modelos sócios produtivos e de sistemas alternativos de produção que fortaleçam o campo da saúde, a fim de garantir e ampliar a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.

Nesse sentido, é tarefa prioritária da Rede Unida é reafirmar o processo histórico de luta pela reforma sanitária e democratização da saúde, com o objetivo de fortalecer o SUS por meio de mudanças na formação profissional em saúde.

Para tanto, é desafio da Rede induzir modelos de educação profissional interdisciplinares, multiprofissionais e que respeitem os princípios do controle social e do SUS e, assim, promover tessituras entre educação, saúde e sociedade a partir da formação de trabalhadores críticos e reflexivos, capazes de realizar leituras de cenário, identificar problemas e propor soluções no cotidiano de sua prática profissional e na organização do trabalho em saúde.

Agência Rede Unida de Comunicação (Ascom/CNS)