PET Saúde realiza primeiro Seminário de Integração em Ensino, Serviço e Comunidade

05/09/2018 4:01 p.m.
News image

O encerramento da 13ª edição do Congresso Internacional da Associação Brasileira Rede Unida terá a apresentação do primeiro Seminário de Integração em Ensino, Serviço e Comunidade, promovido pelo Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET/Saúde), que reúne membros da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A atividade, que tem por objetivo a exposição e contextualização das pesquisas e iniciativas do PET Saúde, será realizada das 8 às 12h do dia 2 de junho, no Auditório do bloco C da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam (Feff), localizada no setor Sul do CampusUniversitário.

O Pet Saúde foi iniciado em março de 2016 e esta edição será finalizada, o que justifica a apresentação acerca dos dois anos concluídos de atividades. Dentre os cursos de graduação da Ufam envolvidos, destacam-se os de Medicina, Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia.

Conforme afirma o coordenador de Educação Física do Programa, professor Cleverton José Souza, a participação contribui para uma formação superior mais completa, visto que os estudantes vivenciaram realidades sociais diversas ao atuarem em Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio de atendimentos médicos e da implantação da Educação Permanente, que consiste em rodas de conversa para discutir temas previamente estabelecidos com os demais profissionais da unidade em questão. “Além dos ganhos acadêmicos, os estudantes adquirem outros conhecimentos práticos e prestam serviços solidários, como uma forma de retorno à sociedade em relação ao que foi acrescentado”, destacou.

O professor Cleverton Souza acrescentou que os motivos que levaram à realização da vivência foram a diversificação do cenário de ensino-aprendizagem, a aproximação com o ambiente de trabalho na atenção primária em Saúde, a iniciação do trabalho multiprofissional e a vivência com o princípio da integralidade.

Os demais coordenadores são os professores Tiótrefes Fernandes, de Fisioterapia; Fabiana Mânica, de Medicina e Esron Rocha, de Enfermagem.

 

Sobre o 13º Congresso

Realizado pela primeira vez na Região Norte e em Manaus, o 13º Congresso Internacional da Rede Unida acontece no período de 30 de maio a 2 de junho de 2018, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Sua finalidade é propor o debate em torno da saúde, da educação, da arte e cultura, da participação cidadã, da gestão e do trabalho em saúde na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência nos encontros das águas”, a 13ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida reunirá trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais.

São parceiros desta edição a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Saúde (MS), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e ILMD/Fiocruz Amazônia, co-organizador do Congresso.

 

Sobre a Rede Unida

A Rede Unida reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social. (Com informações da Rede Unida).

 

Agência Rede Unida de Comunicação, por Carlos William (Ascom/Ufam)