Submissões de Trabalhos

15º CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA

A Comissão Organizadora convida a todes, todas e todos envolvidas(os) com a saúde no cotidiano dos serviços, das instituições de ensino e pesquisa, das iniciativas de gestão e participação social a compartilharem seus trabalhos científicos e experiências no 15º Congresso Internacional da Rede Unida e demais eventos associados.

1) Informações Gerais:
O 15º Congresso Internacional da Rede Unida espera receber resumos de trabalhos científicos de diferentes origens: artigos, dissertações, teses, pesquisas, relatos e/ou sistematização de experiências, propostas de intervenção e documentários.
Seguindo a tradição dos Congressos da Rede Unida, os trabalhos inscritos serão analisados pela Comissão Científica e poderão ser selecionados para diversas atividades, como rodas de conversa, távolas e intervenções culturais.
Todos os trabalhos aprovados serão apresentados na modalidade de apresentação oral e publicados nos Anais do Congresso. Este formato permitirá maior participação dos autores dos trabalhos na programação do Congresso e maior compartilhamento entre os congressistas. A dinâmica de manter apenas apresentações orais é uma iniciativa que valoriza a sustentabilidade, reduzindo a impressão de material gráfico.
A inscrição dos trabalhos será feita, exclusivamente, via internet. Não serão aceitas propostas enviadas por e-mail, correio convencional, diretamente à coordenação da atividade ou à secretaria da Rede Unida.
Os resumos devem atender às "Normas para elaboração de resumo”.
Os trabalhos recebidos serão analisados e avaliados pela Comissão Científica, que enviará um e-mail de aceite ou recusa do trabalho. Os autores serão informados oportunamente sobre as datas, horários e locais das apresentações, por meio de e-mail e do ambiente restrito do congressista na página.
Serão aceitos no máximo 03 (três) trabalhos por autor principal. Não há limites para trabalhos em coautoria. O autor responsável pela apresentação do trabalho deverá necessariamente inscrever-se no Congresso. Será emitido 01 (um) certificado por trabalho, onde constarão os nomes de todos os autores e coautores. Cada resumo submetido poderá ter no máximo 8 (oito) autores.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a Comissão Organizadora do 15º Congresso Internacional da Rede Unida a publicar ou divulgar o resumo com a finalidade da socialização da produção científica,  apresentada no evento, em âmbito nacional, internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
 
2) Prazo para Submissões:
Os participantes interessados em submeter trabalhos devem preencher o formulário de submissão até as 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília) do dia 06/02/2022
 
3) Normas para apresentação de resumos:
  • Os resumos devem ser submetidos no formulário eletrônico, que deve ser preenchido em todos os seus campos. Não devem ser inseridos gráficos, tabelas ou outros recursos visuais no resumo, apenas o texto. Os campos obrigatórios do formulário devem ser completamente preenchidos. Deverá ser indicado o eixo temático predominante de cada resumo.
  • Os resumos poderão ser apresentados na forma de resumo simples ou resumo expandido e deverão ser submetidos a apenas um dos seguintes eixos temáticos, sob o risco de ser rejeitado pelo sistema. Assim, para cada trabalho o autor deverá escolher o eixo temático que melhor corresponda à discussão que pretende desenvolver:
EIXO 1 – Educação: Este eixo tratará sobre as políticas e experiências relacionadas à formação dos profissionais da área da saúde. Estão contemplados neste eixo: Formação Continuada e Educação Permanente; Metodologias ativas na formação de trabalhadores de saúde; Interação ensino/serviço/comunidade sob a ótica da educação; Experiências inovadoras nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em saúde; Práticas inovadoras na formação para o SUS; Políticas de Educação e Saúde: PET-Saúde, Pró-Saúde, etc.; Residências; Educação Interprofissional; Educação em Saúde; e outros temas relevantes na temática.
EIXO 2 – Trabalho: Este eixo compreende os seguintes temas: A Produção do Cuidado nos Níveis de Assistência à Saúde; Percepção dos Profissionais de Saúde Sobre a Produção do Cuidado; Desafios da Interdisciplinaridade na  Organização dos Processos de Trabalho; Experiências inovadoras na execução da Promoção e Assistência à Saúde em Diversos Cenários; Humanização no cotidiano do serviço; Sujeitos e Singularidades na Construção do Cuidado em Saúde; Territorialização em Saúde; Arte e Cultura como Trabalho Ampliado na Saúde; Impacto da Educação Permanente e Continuada no cotidiano do serviço; Integração Ensino-Serviço sob a ótica do trabalho; e outros temas relevantes na temática.
EIXO 3 – Gestão: Este eixo compreende os aspectos que envolvem os desafios da gestão em saúde em diferentes dimensões e níveis de atenção à saúde: Gestão da política pública de saúde; Gestão do trabalho e da educação na saúde; Gestão dos serviços públicos, privados e outros; Regionalização em Saúde; Redes de Atenção à Saúde; Planejamento e Avaliação em Saúde; Financiamento do SUS; Relatos de experiências exitosas de gestão em saúde”. Dimensões ético-políticas das relações de trabalho; Saúde do trabalhador; e outros relevantes na temática”.
EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular: Contempla os seguintes temas: Experiências de participação e/ou representação no controle social; Colaboração/participação em movimentos sociais; Experiências ou vivências em educação popular em saúde; Participação popular na educação e nos serviços de saúde; Ações ou estratégias de educação ou produção do cuidado em saúde que envolvam diretamente ou sejam protagonizadas pelo controle social ou movimentos sociais; Produção de pesquisa que analise ou produza reflexão sobre o controle social e a participação social como atores da produção de mudanças na saúde e na formação de profissionais de saúde; e outros temas relevantes na temática.
EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte: Este eixo convida ao diálogo das diversas formas e inserções da cultura e da arte na produção dos cotidianos da saúde: potencialidades e desafios da arte no campo de saberes e práticas que produzem os serviços e sistemas de saúde; a arte constitutiva de formas de existências de si, do cuidado de si e com o outro; dimensão estética que propõe a arte sob uma perspectiva ética de transformação das posturas tecnicistas de pensar a saúde sob posições hierárquicas, fragmentadas e curativistas. Dimensão política que se coloca enquanto uma problematização da técnica (techné) como modo de produzir vidas e mundos pela afirmação do direito à diferença; arte como invenção e ação transformadora do “fazer saúde”. Convidamos trabalhos que analisem e discutam experiências artísticas nos cotidianos da saúde, perpassando por equipamentos de saúde e pelos diversos espaços da cidade como nas ruas, praças, salas de aulas e outros.
EIXO 6 – Direito à Saúde e Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade:  Este eixo direciona-se às problematizações sobre os efeitos das desigualdades de raça, gênero e sexualidade na produção de iniquidades no acesso e permanência ao Sistema Único de Saúde (SUS) das populações de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, Intersexos (LGBTQIA+), de mulheres, negros e negras e povos originários. Convida ao debate, análises e experiências de lutas sociais sob as perspectivas epistemológicas da Interseccionalidade e da filosofia da diferença em direção a defesa da Justiça Social, dos Direitos Humanos, da Vida como imanência e do SUS. Convidamos à submissão trabalhos que problematizam os efeitos do Racismo e Machismo, da Cisnormatividade, Heteronormatividade, Heterosexismo, Branquitude, Classe e do Colonialismo sobre o planejamento, formulação e execução das políticas, programas e serviços de saúde. Bem como os efeitos destes sobre a saúde física e mental da população de Mulheres, LGBTQIA+, Negras e Negros, Indígena e Quilombola.
 
4) Das modalidades e formatação:
Os trabalhos poderão ser enviados em forma de:
  • Resumo simples, contendo no mínimo de 250 e o máximo de 500 palavras, ou
  • Resumo expandido, contendo no mínimo de 1.000 e o máximo de 1.200 palavras.
  • Não estão previstas inserção de citações e referências por se tratarem de resumos, sejam simples ou expandidos, considerando que o número de caracteres é limitado nos dois casos.
  • O texto deve ser escrito  em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.
5) Os resumos deverão conter os seguintes elementos estruturais:
  • Tema – título;
  • Apresentação: do que trata o trabalho e o objetivo;
  • Desenvolvimento do trabalho: descrição da experiência ou método do estudo;
  • Resultados e/ou impactos: os efeitos percebidos decorrentes da experiência ou resultados encontrados na pesquisa;
  • Considerações finais;
6) Dos critérios para aprovação:
  • O resumo deve respeitar as normas de submissão;
  • O tema abordado deve ser relevante para o temário do Congresso;
  • O texto deve ser claro, coerente, apresentando um encadeamento lógico entre os elementos estruturais;
  • Resumos que não cumprirem com as orientações descritas acima não serão aceitos. Recomenda-se detalhada revisão do texto, pois em nenhuma hipótese serão aceitas mudanças no conteúdo do resumo enviado.
7) Para submissão dos trabalhos:
8) Para quem já é cadastrado no site da Rede Unida:
  • Faça seu login colocando seu e-mail e sua senha.
  • Atenção! Se você esqueceu sua senha, podemos enviar uma nova para você. Informe apenas seu e-mail.
9) Para quem ainda NÃO é cadastrado no site da Rede Unida:
  • Preencha o Formulário de Registro para realizar seu cadastro.
  • OBS: Para criar um usuário no sistema de submissão de trabalhos é necessário efetuar login pelo menos uma vez no site da Rede Unida, assim como quando alterada a sua senha, é necessário fazer login no site da Rede Unida para atualizar a senha no sistema de submissão de trabalhos.
 
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: cientifica@redeunida.org.br