Anais

Anais do 14º Congresso Internacional da Rede Unida
Revista Saúde em Redes, v. 6, supl. 3 (2020) – Editora Rede Unida
ISSN 2446-4813 DOI 10.18310/2446-48132020
http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/issue/view/65
 

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Anais do 14º Congresso Internacional da Rede Unida. Saúde em Redes, v. 6, supl. 3 (2020). ISSN 2446-4813.
Trabalho nº 8603
Título do Trabalho: METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO SANITARISTA: A AUTONOMIA COMO PARTE DO APRENDIZADO
Autores: Luciana Pereira Colares Leitão, Aline Coutinho Cavalcanti, Ana Cristina Viana Campos, Priscila da Silva Castro

Apresentação: A formação acadêmica é uma importante etapa na composição de um profissional. O aprendizado é realizado de forma fluida para que possa ser moldado a realidade de cada aprendiz. As faculdades e universidades estão adaptando-se as mudanças no contexto de ensino, para que se possibilite a formação de profissionais implicados, ético e politicamente com a dinâmica sociocultural da sua região. Propostas que se utilizam de metodologias ativas estão sendo cada vez mais incorporadas nas salas de aula. A formação de profissionais da saúde se espelha nas necessidades da população, sendo importante que o aprendizado nas universidades seja aprofundado conforme os eventos da atualidade. Partindo desta ótica, a disciplina de Seminários Integrados aplicada à graduação em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) busca uma estratégia de articulação das diferentes áreas do conhecimento numa relação de diálogo entre a sala de aula e a comunidade e busca responder às necessidades de bens e serviços em saúde da sociedade, respeitando e considerando suas pluralidades e especificidades. Desenvolvimento: Visando a formação do sanitarista de forma ativa e plural, foi proposta a realização da disciplina de Seminários Integrados para a turma do 6º semestre da faculdade de Saúde Coletiva da UNIFESSPA, de maneira mais dinâmica, embasando-se no ensino baseado em projetos. A ideia foi construída por quatro docentes do curso, que buscavam a participação, iniciativa e a capacidade de trabalho em equipe dos discentes. A construção de uma jornada acadêmica foi caracterizada por ser o projeto dos alunos, os quais foram divididos em grupos para a construção deste evento. Cada uma das quatro docentes foi responsável por um grupo, sendo assim tutoras neste processo de construção. A temática escolhida para o evento foi “Vulnerabilidade e Saúde”, onde cada grupo de discentes foi incumbido da tarefa de montar uma sessão para a jornada acadêmica. Os alunos ficaram livres para escolher, pesquisar, entender quais seriam os temas que poderiam ser abordados em uma jornada. A dinâmica da disciplina se apresentava por encontros semanais, sem ou com a presença das tutoras, para a organização deste eixo. Os alunos apresentavam estranheza para a forma de avaliação e preparação da proposta, mas não hesitaram em realizá-la. A construção do evento foi realizada no período de um semestre. Cada vez mais envolvidos com as realidades da região sudeste do estado do Pará e com o município de Marabá (campus sede do curso de Saúde Coletiva – UNIFESSPA)  todos os grupos trouxeram as demandas deste local em relação ao tema central (vulnerabilidade e saúde) e foram construindo ideias para a realização do evento, com propostas diferentes e interessantes para sua composição. Buscaram a articulação dos múltiplos fatores que determinam socialmente a saúde e vulnerabilidade da população, sendo os construtores do processo de aprendizado. Apresentaram como produto a realização da II Jornada Acadêmica de Saúde Coletiva (JASC) – Vulnerabilidade em Saúde: Impactos e Reflexões. O evento ocorreu no município de Marabá, no campus I da UNIFESSPA. Cada grupo, a partir da percepção da realidade local e a necessidade de abordar temas imponentes para a comunidade construíram as seguintes sessões: [i] Os contextos sociais de vulnerabilidade na saúde da população de Marabá; [ii] Vulnerabilidade de crianças e adolescentes frente a vida sexual; [iii] As interfaces da saúde coletiva abordando saúde e saneamento em Marabá/PA e [iv] Tenda do saber: a realidade dos moradores de rua no município de Marabá. Resultado: O evento envolveu diferentes abordagens sobre o tema de vulnerabilidade e saúde durante três turnos. Houve a participação dos alunos na ornamentação do auditório e montagem da “tenda do saber”, na construção do coffee break, organização dos horários de cada palestrante e recepção dos ouvintes, assim como a montagem de cada turno (manhã, tarde e noite). Para a realização do evento construímos relações de parceria com instituições públicas, como Ministério Público Estadual, CREAS, CTA, Polícia Civil do estado; organizações não governamentais – ONGSemear, Pastoral da Criança, Grupo de mulheres Arco Iris da Justiça; pesquisadores, professores de diferentes faculdades, alunos e profissionais de diversas áreas que contribuíram com palestras e conversas de grande importância para a região sudeste do estado do Pará. Temas como o abuso de crianças e adolescentes, a realidade da mulher marabaense, pessoas em situação de rua e crianças que vivem sem saneamento básico foram alguns dos destaques do dia. Um sanitarista, formado pela UNIFESSPA, encerrou a última rodada de palestras com uma fala sobre a importância do saneamento básico e que este é um direito de todos, mostrando a importância do sanitarista como assegurador de que toda a população, independente de classe, raça, gênero têm o direito a atenção integral, universal e equânime. A interação do público foi outro importante ponto a ser destacado durante o evento, os mediadores (que eram discentes do curso de saúde coletiva) conseguiram conduzir de forma objetiva, calma e organizada as perguntas e discussões entre o público e os debatedores. Após o evento e em retorno a sala de aula, os alunos puderam expressar, em uma roda de conversa, suas perspectivas sobre a disciplina, a proposta e o evento. De maneira os geral os alunos aprovaram a metodologia utilizada, relataram que sentiram dificuldades durante a adaptação à proposta, mas que o auxílio das tutoras permitiu uma melhor condução das atividades. Os discentes apontaram a importância do tema central e que todas as palestras, debates, interações foram relevantes e necessárias para a condução do evento, apresentaram também um sentimento de honradez pelo trabalho realizado e que a autonomia gerada os permitiram criar e aprender, de maneira diversa, o evento como um todo. Considerações finais: Em geral, a metodologia aplicada a disciplina obteve uma importante aceitação dos alunos sendo passível de ser realizada em outros momentos. A temática apresentada no evento foi triunfal para a integração dos alunos. A relevância destas metodologias na formação de um sanitarista é percebida pela capacidade de gerar autonomia nos discentes, perspicácia e compreensão da realidade na qual estão inseridos, interagindo com diferentes públicos e entendendo a pluralidade das situações. Partindo-se dos temas apresentados no evento, foi possível observar como os futuros sanitaristas que compunham a disciplina são importantes peças para a região, embasados no compromisso profissional, acadêmico e social para a construção e manutenção da equidade e integralidade da saúde.