82: Estabelecendo rodas de conversa entre a formação e o cenário de práticas
Debatedor: A definir
Data: 31/05/2018    Local: FCA 02 Sala 02 - Bodó    Horário: 13:30 - 15:30
ID Título do Trabalho/Autores
1384 CONTRIBUIÇÃO DO PET-SAÚDE NA REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE: O CASO DO PET-SAÚDE
Márcia Laélia de Oliveira Silva, Marília Souto de Araújo, Soraya Maria de Medeiros, Bianca Calheiros Cardoso, Nayara Cristina da Silva Bento, Raissa Lima Coura Vasconcelos, Fillipi André dos Santos Silva, Jordana Oliveira Freire

CONTRIBUIÇÃO DO PET-SAÚDE NA REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE: O CASO DO PET-SAÚDE

Autores: Márcia Laélia de Oliveira Silva, Marília Souto de Araújo, Soraya Maria de Medeiros, Bianca Calheiros Cardoso, Nayara Cristina da Silva Bento, Raissa Lima Coura Vasconcelos, Fillipi André dos Santos Silva, Jordana Oliveira Freire

Apresentação: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) se configura como um dispositivo que promove modificações na formação em saúde, através da interdisciplinaridade e da integração ensino-serviço- comunidade, no contexto da Atenção Primária à Saúde. Objetiva-se discutir sobre a experiência de contribuição do PET-Saúde para a formação acadêmica através da interlocução entre discentes e docentes à luz da do referencial teórico. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência em uma perspectiva crítico-reflexivo vivenciado por estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante as disciplinas de Saúde e Cidadania I e II, ambas vinculadas ao PET-Saúde e componente curricular obrigatório de diversos cursos da saúde. As disciplinas foram realizadas nas USF de bairros periféricos do município de Natal/RN, capital do estado do RN, visto que esses bairros são os mais necessitados de atenção de políticas públicas intersetoriais. Resultados e/ou impactos: A interação entre o ensino-serviço- comunidade promovida pelo PET-Saúde se traduz por resultados potenciais e duradouros para o fortalecimento da qualificação dos profissionais na academia resultando, consequentemente, na melhoria da assistência oferecida e na consolidação da aprendizagem significativa, considerando a realidade de vivência prática proporcionada pelo PET-Saúde. As atividades realizadas pelo PET- saúde, através de disciplinas vinculadas ao programa, permitem aos graduandos a vivência na saúde pública com a atuação multiprofissional e com uma ótica voltada para a transdisciplinaridade. Ressalta-se ainda o aprendizado sobre o exercício de cidadania e da valorização e defesa do Sistema Único de Saúde-SUS. Considerações finais: A articulação do PET-Saúde com a academia tem potencial de promover a qualificação de futuros profissionais da saúde para atenderem as necessidades da sociedade sustentada pelos princípios do Sistema Único de Saúde, com destaque para o aprendizado na graduação de uma futura atuação interdisciplinar com valorização das especificidades de cada área de conhecimento. Destaca-se ainda a formação ético-política desses estudantes com uma consciência do direito de cidadania em saúde, defesa do SUS e suas articulações com todas as políticas públicas voltadas para a saúde e a educação.

589 AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO DE VIVÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES HISTÓRICAS DE SAÚDE
Frederico Viana Machado, Iasmin Oliveira Carneiro, Vitória Dávilla Pedroso, Bruna Saraiva da Silva

AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO DE VIVÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES HISTÓRICAS DE SAÚDE

Autores: Frederico Viana Machado, Iasmin Oliveira Carneiro, Vitória Dávilla Pedroso, Bruna Saraiva da Silva

RESUMO: Apresentação: O presente trabalho articula ensino/pesquisa/extensão, por meio de uma pesquisa avaliativa de um projeto de extensão que aplica metodologias participativas de ensino no campo da saúde e que tem como pano de fundo a democratização das relações entre estudantes, gestores, trabalhadores e usuários. Serão apresentados os resultados de uma pesquisa de avaliação do impacto formativo e reflexivo em participantes do projeto de extensão “Evolução das Instituições de Saúde”, desenvolvido pelo Laboratório de Políticas Públicas, Ações Coletivas e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande Sul (LAPPACS/UFRGS). Este projeto aborda a história e as práticas das instituições de saúde de Porto Alegre e Região Metropolitana, como estratégia pedagógica para superar desafios do ensino em saúde, dentre eles, a distância entre teoria e prática, a interdisciplinaridade, os elementos históricos e subjetivos da produção pedagógica, bem como a implicação e percepção dos aspectos políticos da relação entre as instituições públicas e a sociedade. Além de instituições de saúde, a ação também visa conhecer organizações cuja história possa expressar os diferentes contextos de construção das políticas públicas que tenham relação com a institucionalização de práticas de saúde no Brasil. São realizadas vivências em instituições históricas, como por exemplo: Hospital Santa Casa de Misericórdia e Hospital Psiquiátrico São Pedro. As visitas são guiadas por um profissional do serviço de saúde e são realizadas aos sábados, para atender à demanda dos discentes de cursos noturnos e que trabalham. Desenvolvimento: Para a avaliação deste projeto, utilizamos metodologias qualitativas, como entrevistas semi-estruturadas, questionário aberto e um grupo focal com os participantes de uma das edições do projeto. Resultados: Os principais elementos encontrados na categorização dos dados foram: 1) percepções de que as políticas públicas mudam e são construídas; 2) relação teoria e prática; 3) estigma\preconceito\discriminação; 4) evolução e avaliação das políticas de saúde; 5) Interdisciplinaridade; 6) Implicação e empatia. Considerações Finais: Os participantes apresentaram relações positivas entre os conteúdos trabalhados pelo projeto em todas as categorias analisadas ressaltando a importância das experiências vivenciadas para a elaboração de temas sensíveis e para uma aprendizagem significativa.

2186 Redução de Danos como Estratégia de Atenção e Cuidado Integral à Saúde: Políticas, Vivências, Intervenções e Qualificação Profissional
Emily Caroline Barletta

Redução de Danos como Estratégia de Atenção e Cuidado Integral à Saúde: Políticas, Vivências, Intervenções e Qualificação Profissional

Autores: Emily Caroline Barletta

  O Projeto de extensão “Redução de Danos como Estratégia de Atenção e Cuidado Integral à Saúde: Políticas, Vivências, Intervenções e Qualificação Profissional”, foi idealizado por um grupo de residentes em saúde mental, vinculados ao Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Caracteriza-se como uma experiência que visa articular a formação de profissionais em uma perspectiva multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar a partir de aporte teórico, científico e vivências práticas com a formação de graduandos, pós-graduandos, profissionais de saúde, comunidades e usuários dos serviços da rede SUS e SUAS. Possui como objetivo principal desenvolver processos de qualificação em nível de aperfeiçoamento, favorecendo mecanismos de intervenção, através de vivências e práticas em territórios de atuação, como estratégia de atenção e do cuidado integral em saúde. As ações e atividades desenvolvidas são fundamentadas pelos pressupostos teóricos, filosóficos e metodológicos da Política Nacional de Educação Permanente e da Política Nacional de Educação Popular em Saúde. O projeto está estruturado em nove módulos teóricos, facilitados por redutores de danos de várias regiões do Brasil, e quatro atividades práticas, que terão a função de sistematizar o processo de troca de saberes respaldando às respectivas práticas. O intuito do processo de formação, nos aspectos técnico-científicos, profissional e social, na perspectiva da Redução de Danos, pretende promover educação em saúde como uma ferramenta potente na transformação social e no empoderamento pessoal e profissional dos participantes. Desse modo, observou-se, durante o decorrer do curso, que os discursos do público-alvo foi se transmutando de acordo com os novos conhecimentos adquiridos. Compreende-se que no decorrer das atividades foi possível construir ressignificações acerca do trabalho em rede, orientados pelos princípios do SUS e da Política Nacional de Redução de Danos com a finalidade de reflexão acerca dos paradigmas (sociais, religiosos, jurídico, de doença/cura) que perpassam o processo de estigmatização das pessoas que fazem uso de drogas.

2231 Identificação de idosos vulneráveis: ação multiprofissional na extensão universitária
Lenora Ferreira de Oliveira Sanson, Deborah Jacaúna Pereira, Karoline Rodrigues da Silva Martins, Tainah Barbosa Nepomuceno, Monica de Oliveira Lourenço, Vitor Souza da Costa

Identificação de idosos vulneráveis: ação multiprofissional na extensão universitária

Autores: Lenora Ferreira de Oliveira Sanson, Deborah Jacaúna Pereira, Karoline Rodrigues da Silva Martins, Tainah Barbosa Nepomuceno, Monica de Oliveira Lourenço, Vitor Souza da Costa

Este trabalho objetiva apresentar o resultado de uma ação de saúde da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Amazonas (LAGGEAM), que visa ao desenvolvimento de ações voltadas ao ensino, pesquisa e extensão além da promoção em saúde da pessoa idosa, junto aos acadêmicos da área da saúde, idosos, familiares e profissionais ligados à geronto-geriatria no estado do Amazonas.DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIAA LAGGEAM em parceria com a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) realizou no dia 03 de novembro de 2017 um mutirão no Arena da Amazônia Vivaldo Lima, na cidade de Manaus∕AM, com intuito de fazer a triagem dos idosos presentes no local. No atendimento ao idoso foram verificados os graus de vulnerabilidade da saúde dos idosos, contando com testes de memória, graus de funcionalidade e independência. A ação e atividades dos ligantes dos cursos de enfermagem, medicina, psicologia e odontologia foram coordenadas por uma médica geriátrica, professora da Universidade Federal do Amazonas e vice-coordenadora da LAGGEAM. O atendimento ocorreu das 14 às 18 horas. Os instrumentos utilizados na atividade foram: Escala de Atividades Básicas de Vida Diária de Katz; Escala de Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD) de Lawton; Avaliação funcional (Pffefer); Mini-exame do estado mental; Índice de vulnerabilidade clínico-funcional-20 (IVCF-20). RESULTADOSForam atendidos 24 idosos, entre eles, 4 idosos apresentaram-se vulneráveis de acordo com o escore do IVCF-20 (obtiveram escore maior∕igual a 14) e foram encaminhados para consultas no AAL. A média de idade dos idosos atendidos foi equivalente a 76,8 e a média dos vulneráveis foi igual a 81,5. Os casos mais graves foram encaminhados para consultas no ambulatório Araújo Lima (AAL) do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV); e os casos mais leves seguiram encaminhados pelo Sistema Único de Saúde.CONSIDERAÇÕES FINAISA ação promovida pela LAGGEAM auxiliou no diagnóstico precoce de idosos vulneráveis que precisam de acompanhamento assíduo na área da geronto-geriatria; além disso, contribuiu para a formação dos alunos da área da saúde que dela participaram, tornando-os familiarizados com os instrumentos de estadiamento da saúde na terceira idade e propiciando seu contato com estes pacientes, introduzindo-os na gerontologia.

2233 A CONTRIBUIÇÃO DO TRILHAS POTIGUARES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS COMUNIDADES
Márcia Laélia de Oliveira Silva, Soraya Maria de Medeiros, Marília Souto de Araújo, Raissa Lima Coura Vasconcelos, Fillipi André dos Santos Silva, Nayara Cristina da Silva Bento, Bianca Calheiros Cardoso, Jordana de Oliveira Freire

A CONTRIBUIÇÃO DO TRILHAS POTIGUARES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS COMUNIDADES

Autores: Márcia Laélia de Oliveira Silva, Soraya Maria de Medeiros, Marília Souto de Araújo, Raissa Lima Coura Vasconcelos, Fillipi André dos Santos Silva, Nayara Cristina da Silva Bento, Bianca Calheiros Cardoso, Jordana de Oliveira Freire

O trilhas potiguares constitui-se de um programa de extensão com uma adequada relação entre a Universidade Federal do Rio grande do Norte e as comunidades de pequenos municípios do Estado, com até 15.000 habitantes. Esse programa é um conjunto de ações acadêmicas, com caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico que cumpra os princípios de inseparabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão. Tem como objetivo apresentar novas formas de aplicação do conhecimento, por meio do contato com as demandas das comunidades, buscando pela construção solidária do saber. Trata-se de um relato de experiência de conhecimento e vivência de estudantes de graduação de saúde, meio ambiente, música, teatro, tecnologia e comunicação, em um município do Estado do Rio Grande do Norte, por meio de intervenções e ações desenvolvidas previamente, ao avaliar as demandas do município. Foram realizados o total de 35 ações, com o público desde o infantil até os idosos, tanto na cidade como também na zona rural. O programa correlaciona o máximo de qualificação acadêmica com o máximo de compromisso social, resultando em um proveitoso e incessante processo de mudanças mútua e de sociabilidades, que privilegia o diálogo entre os diferentes saberes na luta constante pela conquista de uma vida digna em todos os aspectos do desenvolvimento humano.  As transformações sociais e educacionais têm repercussões nos modos de produzir, nos diferentes campos do saber, na de produção de bens e de serviços e na comunidade, por meio de ações voltadas ao público, com palestras direcionadas a temas com base nas demandas recebidas pelo município, como por exemplo, intervenções com idosos, homens e mulheres, sobre câncer de próstata, mama e colo do útero, com crianças por meio de contação de histórias e oficinas teatrais e também os moradores de zona rural. No total foram atendidos aproximadamente 338 pessoas da comunidade, onde 42% era a população que tinham interesse em participar das ações, 41% de alunos do ensino fundamental e médio das escolas do município, 11% de idosos e 6% de professores. Com isso podemos observar que a população demonstra interesse em participar dessa troca de conhecimentos, o que beneficia a própria comunidade a longo prazo. Colocando em pauta o desafio de trabalhar, na ótica da educação ambiental, tecnológica, cultural e de saúde, as ações do Trilhas Potiguares estão objetivamente voltadas à melhoria da qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradição locais, estabelecendo uma sintonia fina entre o saber acadêmico e o saber popular. Trazendo uma troca de conhecimentos que vai favorecer tanto ao crescimento educacional no profissional em formação, como também na população.

2327 Extensão universitária e a habilidade de difusão do conhecimento científico: projeto Chá com Ciência no Amazonas.
Fabiana de Paula Gomes, Tereza Cristina Araújo Ramos, Sandra Greice Becker, Lidiany de Lima Cavalcante, Marluce Mineiro Pereira, Silvani Vieira Cardoso, Maria da Graça Oliveira Crossetti

Extensão universitária e a habilidade de difusão do conhecimento científico: projeto Chá com Ciência no Amazonas.

Autores: Fabiana de Paula Gomes, Tereza Cristina Araújo Ramos, Sandra Greice Becker, Lidiany de Lima Cavalcante, Marluce Mineiro Pereira, Silvani Vieira Cardoso, Maria da Graça Oliveira Crossetti

RESUMO – Apresentação: Uma das habilidades necessárias para o bom desempenho do cuidado de enfermagem é a difusão do conhecimento científico para a comunidade com a qual o enfermeiro trabalha. Na graduação, esta habilidade pode ser desenvolvida por meio de participação em projetos de extensão universitária. Uma vez que a Universidade Federal, esta alicerçada sobre o tripé: ensino-pesquisa-extensão. Sob esta ótica, surgiu como objetivo deste trabalho, relatar a experiência de participação no projeto de extensão “Chá com Ciência no Amazonas - Ponto de encontro do NIPES”. Desenvolvimento: Este projeto foi implementado pela Dra Sandra Greice Becker, com primeira edição no ano de 2005 a partir de sua convivência com o grupo de pesquisa NECE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde o conhecimento científico produzido, era compartilhado com a comunidade em eventos mensais chamados Ponto de Encontro do NECE – Núcleo de estudos sobre o cuidado de enfermagem, liderado pela Dra Maria da Graça Oliveira Crossetti. A exemplo deste e com sua autorização, foi criado o “Chá com Ciência no Amazonas – Ponto de encontro do NIPES – Núcleo Interdisciplinar de pesquisas em Enfermagem e Saúde”, abrigado na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas. Este grupo de pesquisa foi criado em 2004 e registrado em 2005 no CNPq. Dentre suas atividades, a extensão universitária está aliada à difusão e construção do conhecimento a partir das relações entre universitários, gestores de saúde e comunidade. O trabalho desenvolvido em Comissões, de Credenciamento, Divulgação, Apoio, Registro, Captação de Recursos e Coffe Break, teve por objetivo oportunizar aos discentes os desafios que todo trabalho em equipe possui, considerando que o Enfermeiro ocupa um lugar de mediação entre os profissionais da equipe multiprofissional. Assim, gerenciamento de conflitos, desenvolvimento de habilidades comunicacionais e éticas, diferenças nas relações de subordinação e submissão, que muitas vezes são limitadas a serem desenvolvidas apenas em sala de aula, tornando as oportunidades de extensão um espaço também de ensino. Resultados: As atividades de competência de cada comissão exigiram diferentes níveis de habilidades que foram sendo desenvolvidas no decorrer do projeto, tornando os participantes mais amadurecidos emocionalmente, especialmente em enxergar os conflitos e buscar resolvê-los de forma ética e humanizada. Assim a educação foi ampliada para além dos limites de sala de aula, repercutindo inclusive nas relações externas a universidade. A experiência em executar atividades mais formais, desde a redação de um ofício, até o ato de cerimonialista na apresentação do palestrante, foram revezadas entre os estudantes, e também foram consideradas como resultados positivo. Considerações Finais: Foi possível exercitar a difusão do conhecimento científico para além deste projeto, desenvolvendo habilidades e competências não só para execução das atividades propostas, mas que serão levadas para os aspectos do trabalho em equipe na vida profissional.  

2368 Vivência do acadêmico de psicologia na extensão universitária
Tainah Barbosa Nepomuceno, Cláudia Henrique Bandeira de Sousa, karoline Rodrigues da Silva Martins

Vivência do acadêmico de psicologia na extensão universitária

Autores: Tainah Barbosa Nepomuceno, Cláudia Henrique Bandeira de Sousa, karoline Rodrigues da Silva Martins

O olhar para o envelhecimento humano vem progredindo e sendo amparado por Direitos e Proteção Social, tendo como alguns dos marcos mais importantes, a Constituição Federal de 1988, a Política Nacional do Idoso de 1994 e o Estatuto do Idoso de 2003. O projeto de extensão é uma oportunidade para a ampliação e compreensão do fazer da psicologia, com interligação da teoria e prática, e serve como suporte para agregar e complementar as lacunas da formação acadêmica, assim como ter um novo olhar para as demandas sociais. OBJETIVO: Relatar a percepção do acadêmico do Curso de Psicologia a partir das participações em atividades de visitas domiciliares na Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Amazonas – LAGGEAM, que é vinculada a Universidade Federal do Estado do Amazonas - UFAM, DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O contato do acadêmico com a comunidade aconteceu em parceria com o Programa de Atenção à Saúde do Idoso – PROASI, por meio das atividades de extensão da LAGGEAM, que tem como objetivo o olhar multidisciplinar sobre o envelhecimento. Durante a vivência foi feito o mapeamento dos locais que ocorreriam as visitas domiciliares, delimitando os idosos que serem atendidos. Nas visitas foi realizado o acolhimento inicial aos idosos e seus cuidadores/familiares, e logo após um diálogo para perceber o idoso dentro do contexto biopsicossocial, assim como aplicação de testes para mensurar o grau de vulnerabilidade do idoso. Com a finalidade de oferecer ações de prevenção e promoção, e de acordo com as demandas serem realizados os possíveis direcionamentos para a rede de atenção à saúde. RESULTADOS: No estágio o acadêmico de psicologia pode perceber a necessidade de ter um contato maior e mais efetivo com a comunidade, assim auxilia a desmistificar e conceituar o fazer da psicologia, articulando o ensino- serviço-comunidade e indo além da sua formação acadêmica, atuando com maior flexibilidade e práticas mais próximas da realidade psicossocial e inserido nas políticas públicas. A psicologia deve estar inserida dentro do campo de políticas sociais para dialogar e servir como uma rede de apoio psicossocial, para assim auxiliar no desejo de mudança, e articular com outras ciências para colaborar com a diminuição da vulnerabilidade sócio-econômica, violência intrafamiliar e abandono do idoso, e assim construir na rede de cuidados que acompanhe os idosos em todos os níveis de atenção à saúde física, psicológica e social. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O fazer da psicologia tem que estar enraizado na ética, mas os modelos não precisam estar engessados aos livros e métodos de uma só abordagem, eles precisam ser fluidos e dinâmicos, trazendo um olhar não só do paciente, mas de todo o contexto social no qual ele está inserido. Repensando as práticas já enraizadas para um novo olhar, não somente clinico, mas social. A extensão universitária com caráter multiprofissional proporcionou ao acadêmico a oportunidade de trabalho em equipe, na visão mais ampla das necessidades dos idosos e seus familiares.

2399 Integração ensino e serviço: rodas de conversas entre universidade e cenários de práticas
Carmen Lucia Mottin Duro, Deise Lisboa Riquinho, Adriane da Silva, Vera Lúcia Pasini, Kátia Salete Barfkecht, Lúcia Helena Donini Souto, Camilla Nascimento, Diane Pedrini

Integração ensino e serviço: rodas de conversas entre universidade e cenários de práticas

Autores: Carmen Lucia Mottin Duro, Deise Lisboa Riquinho, Adriane da Silva, Vera Lúcia Pasini, Kátia Salete Barfkecht, Lúcia Helena Donini Souto, Camilla Nascimento, Diane Pedrini

Trata-se de um relato da experiência desenvolvido pelo Programa PETGraduaSUS UFRGS e SMS/Porto Alegre, o qual pretende contemplar os projetos que proponham desenvolver mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para todos os cursos de graduação na área da Saúde. Assim, o objetivo deste relato foi realizar uma análise da interação Universidade e Serviços de Saúde na formação dos alunos, a partir de Rodas de conversas entre usuários, professores e profissionais de saúde. Partiu-se de um recorte geográfico na cidade de Porto Alegre compreendido pelas equipes que compõem as Gerencias Distritais Centro e Glória Cruzeiro Cristal. Elegeu-se os serviços vinculados a atenção básica (UBSs; ESFs; NASFs; Consultório na Rua) e a média complexidade (CAPS; Serviço de Geração de Renda; Ambulatório Especializado em HIV/AIDS e Hepatites Virais), que recebiam alunos de graduação dos cursos envolvidos no PetGraduaSUS UFRGS, sendo eles enfermagem, fisioterapia, medicina, nutrição, odontologia e psicologia. O processo de trabalho, iniciado em 2016, a partir da aprovação de projeto apresentado ao edital do PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE PET-SAÚDE/GRADUASUS - 2016/2017- vem se desenvolvendo pelo subgrupo Psicologia/Enfermagem, composto por duas professoras e duas alunas do curso de enfermagem; duas professoras do curso de psicologia e três trabalhadoras da rede municipal de saúde (uma dentista, uma psicóloga e uma terapeuta ocupacional). A organização deu-se em cinco etapas: 1ª: Realização das rodas de conversas compostas por alunos, professores, trabalhadores e usuários vinculados aos serviços definidos em cada gerência distrital; 2ª: análise do material produzido nas rodas de conversa; 3ª: A devolução dos elementos da análise aos participantes das rodas; 4ª: apresentação da análise dos elementos específicos de cada curso para as COMGRADS respectivas; 5ª: Apresentação das análises para os colegiados das Gerências Distritais. Na 1ª etapa foram realizadas três rodas de conversa, nas datas de 28/09/2016 (Atenção Básica) e 13/10/2016 (Atenção Especializada) do Distrito Centro de POA); e 25/10/2016 (Atenção Básica) do distrito Glória/Cruzeiro/Cristal. Na 2ª etapa, após a realização das rodas de conversa,  houve a transcrição e análise do material por categorias, com o apoio do software de pesquisa Nvivo. As categorias resultantes da análise foram: Atores envolvidos no processo de formação; Estrutura dos cenários de prática para a formação; Corresponsabilização no processo de formação; Estratégias de ensino e aprendizagem; Valorização da experiência; Desafios e dificuldades da interação universidade/alunos/serviços; Interação universidade/cenários de prática e usuários na formação e avaliação do aluno; Modelo de formação; Oportunidades oferecidas pelo campo de prática para desenvolver conhecimento, habilidade, atitudes e ética; Potencialidades da interação universidade, aluno e serviço. Na 3ª etapa, foi realizada a devolução dos resultados aos participantes das rodas de conversa, por meio de um novo encontro com os participantes das rodas, realizado em de março a junho de 2017. Na 4ª etapa, a partir dos resultados obtidos na análise dos elementos emergentes das rodas de conversa, foi elaborado um relato com os aspectos que dizem respeito à interação entre universidade, cenários de práticas e usuários, na formação e avaliação dos alunos, comuns a todos os cursos, bem como destacados aspectos específicos, pertinentes a cada um dos cursos envolvidos. A partir deste material, foram agendadas reuniões com as COMGRADs de cada curso para apresentação, discussão e possibilidade de inserção das sugestões levantadas nas Rodas, na formação do futuro profissional de saúde. Até o momento foram realizadas discussões com as COMGRADs dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia nas quais foram apresentados os aspectos referentes a cada núcleo profissional. Em dezembro (2017) estaremos realizando ainda encontros com as COMGRADs da Psicologia e, em Janeiro de 2018, com o curso de Medicina. Na 5ª etapa será realizada a apresentação das análises para os colegiados das Gerências Distritais. Esta atividade está agendada para janeiro de 2018 para Gerência Centro. Como resultados e impactos indica-se a possibilidade de inserção em equipes multiprofissionais, onde se produzem ações com outros núcleos profissionais, em uma perspectiva interprofissional, vem possibilitando o crescimento dos alunos em termos de habilidades sociais e relacionais e no desenvolvimento da empatia. Além disso, o aluno pode obter a experiência de gestão de responsabilização e da ampliação da visão no cuidado do usuário, quanto às questões sociais e de vida de cada um no Sistema Único de Saúde. As análises dos materiais das rodas evidenciaram alguns elementos comuns quanto às potencialidades produzidas no encontro entre alunos e cenários de práticas. Entre estas potencialidades, destacaram-se as equipes de ESF como excelentes espaços de aprendizagem para os alunos, especialmente no que se refere à compreensão da proposta do SUS. Os estágios são vistos como espaços de integração entre os diferentes elementos teóricos e teórico/práticos que são oferecidos na universidade, permitindo a compreensão da integralidade do cuidado e a possibilidade de ampliação da visão sobre a clínica. Outro elemento ressaltado é a experiência de tutoria exercida por profissionais com formação diferente do aluno, principalmente no cuidado a ser oferecido por cada núcleo profissional. Por outro lado, alguns elementos indicam fragilidades na relação ensino/serviço, especialmente no que se refere ao distanciamento entre os professores e os profissionais dos serviços. Esta distância, por vezes, produz uma sensação “utilitarista” na relação entre universidade e serviço, tendo em vista que a aproximação busca oferecer espaços de aprendizagem em serviço para os alunos, algumas vezes sem o adequado conhecimento a respeito das rotinas e modos de funcionamento dos serviços. Outro aspecto refere-se ao entendimento de que a formação acadêmica está centrada na técnica profissional, mas por vezes afastada da realidade de vida dos usuários e dos processos de trabalho em uma equipe de saúde, produzindo angústias nos profissionais, alunos e professores quando as condições não são as “ideais” do ponto de vista técnico. A estrutura física deficiente dos serviços e número reduzido de trabalhadores são também identificados como um impedimento ao acolhimento de um maior número de alunos, mesmo nos locais onde há um desejo dos trabalhadores dos serviços em ofertarem espaços de formação. Considerações finais A experiência de discussão da integração entre os diferentes atores envolvidos no processo ensino/aprendizagem trouxe elementos que podem ser indicadores para a qualificação da relação entre a universidade e os cenários de práticas.  A valorização da experiência é um tema que transversaliza toda a discussão, pois é o ponto de encontro entre a universidade e os serviços: estudantes e professores levam sua experiência acadêmica e os profissionais agregam suas experiências no serviço. Os modos como estas experiências podem produzir trocas e ampliar os horizontes é o ponto que parece tomar relevância em nossas análises. Além disso, os espaços de discussão com as COMGRADs dos cursos e com gestores das gerências distritais são meios que possibilitam avançar na superação das fragilidades apontadas. A partir disso, pode-se atingir transformações que se anunciam como necessárias para a qualificação da integração entre universidade e serviços de saúde, na formação de trabalhadores para o SUS. Mais do que nunca, o momento em que vivemos exige o engajamento de todos os atores envolvidos, na defesa dos princípios do SUS, e a formação de profissionais comprometidos é fundamental para a sustentação deste projeto.

2438 Horta terapêutica: Um instrumento de Reabilitação Psicossocial
Ismael Oliveira de Araújo, Angelo Mendes Ferreira, Thaíse Mara dos Santos Ricardo, Silvana Lima Guimarães França

Horta terapêutica: Um instrumento de Reabilitação Psicossocial

Autores: Ismael Oliveira de Araújo, Angelo Mendes Ferreira, Thaíse Mara dos Santos Ricardo, Silvana Lima Guimarães França

Apresentação:O presente trabalho é um relato experiência que objetiva descrever as ações do projeto de Extensão Nutrindo o Saber desenvolvido pela Liga Acadêmica Baiana de Segurança Alimentar e Nutricional (LABSAN) em um Centro de Atenção Psicossocial AD III (CAPS) situado no Município de Salvador, Bahia. A LABSAN é uma entidade formada por acadêmicos do curso de Nutrição e Psicologia e está situada na Universidade do Estado da Bahia. O projeto de extensão objetiva reabilitação psicossocial, fortalecimento da autonomia e de vínculos familiares e comunitários de sujeitos em situação de vulnerabilidade psicossocial e nutricional por meio do desenvolvimento de hortas urbanas de base agroecológica.Reabilitação psicossocial pode ser entendida como ou conjunto de ações voltadas a aumentar as capacidades e habilidades de indivíduos com transtorno mental, diminuindo as deficiências, desabilitações e danos decorrentes, culminando na reconstrução da autonomia dos sujeitos na sociedade ou ainda, pode ser compreendida como uma série de intervenções sociais, educacionais, comportamentais e cognitivas que objetivam o incremento da capacidade de desempenho dos papéis sociais de pessoas com transtorno mental.Desenvolvimento do trabalho: O projeto de extensão Nutrindo o saber desenvolveu oficinas terapêuticas em uma horta nos anos de 2016 e 2017. Estes espaços tinham duração média de 60 minutos e ocorriam três vezes na semana com a participação dos usuários da unidade, integrantes da LABSAN e profissionais de Saúde do CAPS.O desenvolvimento de hortas é um importante fomento a práticas educativas, pois são espaços de discussão sobre sustentabilidade ambiental e escolhas alimentares. Entretanto, para um CAPS, a horta é mais que uma prática educativa; é um excelente instrumento que assegura o desenvolvimento de liderança, autonomia e organização social entre os envolvidos, além de promover a reconstrução de laços familiares e comunitários através do plantio de hortaliças como movimentos terapêuticos.Resultados:As oficinas foram espaços para o reconhecimento das demandas e motivações dos usuários pela equipe técnica do CAPS. Sendo um espaço de acolhimento e escuta qualificada relevante para o estabelecimento dos projetos terapêuticos singulares e integrais. A oficina de hortas empreendeu suas ações pelo encontro de diálogos estabelecidos dentro dos grupos de socialização, trajando uma postura encorajadora, de uma escuta compartilhada entre acadêmicos, técnicos e usuários, a qual oportunizou o exercício da autonomia favorecendo a participação ativa de todos os envolvidos. Constatou-se a melhoria da autoestima de alguns usuários que anteriormente relatavam a falta de apoio familiar ao tratamento e que expressaram como as oficinas exerciam um papel fortalecedor e essencial na reorganização dos sentidos rumo a uma vida mais saudável.Considerações finais:O processo de Reabilitação Psicossocial promovido pela horta integra os usuários em grupos de socialização com tarefas que exercitam a sua comunicação, inserção e permanência na sociedade. Nestes encontros diversos temas foram abordados (família; abandono; encontro com a droga), todos transcorrendo pelas trajetórias individuais. Por todas essas vivências subjetivas se apresentou a importância do projeto na transformação do íntimo do sujeito, como fator essencial na mudança do indivíduo dentro do seu núcleo familiar.

2827 ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONSULTAS DE ENFERMAGEM REALIZADAS POR ACADÊMICOS COM PACIENTES EM TRATAMENTO DE TUBERCULOSE
ALEXANDRE TADASHI INOMATA BRUCE, FELIPE LIMA DOS SANTOS, ELLEN CRISTINE DE OLIVEIRA SILVEIRA, REBECA ARCE GUILHERME, GIOVANNA MENDES DA SILVA MAIA, TATIANA CASTRO DA COSTA, ANA CAROLINA SCARPEL MONCAIO

ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONSULTAS DE ENFERMAGEM REALIZADAS POR ACADÊMICOS COM PACIENTES EM TRATAMENTO DE TUBERCULOSE

Autores: ALEXANDRE TADASHI INOMATA BRUCE, FELIPE LIMA DOS SANTOS, ELLEN CRISTINE DE OLIVEIRA SILVEIRA, REBECA ARCE GUILHERME, GIOVANNA MENDES DA SILVA MAIA, TATIANA CASTRO DA COSTA, ANA CAROLINA SCARPEL MONCAIO

INTRODUÇÃO: A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa caracterizada por uma evolução insidiosa, cujo tratamento dura no mínimo seis meses, o que é relativamente prolongado e dificulta o alcance de resultados pelo programa de controle, tal fato faz com a doença persista como desafio para a saúde pública. No Brasil e especificamente em Manaus, esforços são empreendidos para o controle da doença, sendo o tratamento e o acesso do doente aos serviços de saúde barreiras para a sua cura, pois sua determinação não é apenas de caráter biológico, mas também social, e por isso, o seu controle requer várias estratégias que buscam envolver toda comunidade, inclusive as universidades. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na realização de uma atividade de extensão universitária através de consultas de enfermagem relacionadas à tuberculose para usuários do serviço de saúde da Policlínica Cardoso Fontes em Manaus – AM. DESENVOLVIMENTO: Através de uma parceria estabelecida entre a Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas – EEM/UFAM e um Centro de Referência em Pneumologia Sanitária, foi realizado o projeto de extensão denominado “Consultas de enfermagem: Orientações e acolhimento da população em tratamento da tuberculose em um Centro de Pneumologia Sanitária”, formado por acadêmicos do curso de graduação de enfermagem e professores como coordenadores. Durante as atividades foram realizadas consultas que visavam um melhor atendimento aos usuários, onde os acadêmicos pudessem desenvolver seus conhecimentos gerais da assistência relacionando à tuberculose. A oportunidade também possibilitou o contato com a área ambulatorial, realizando o acolhimento, anamnese, exame físico geral, orientações acerca da tuberculose de forma simplificada em que facilitasse o entendimento por parte do usuário. Além disso, foi realizada educação em saúde na sala de espera do ambulatório com a população em geral. RESULTADOS: As atividades proporcionaram aos acadêmicos um aperfeiçoamento da habilidade em realizar consultas de enfermagem, adquirindo também um conhecimento prático que permitiu conhecer a realidade e contribuir com o serviço de saúde, cabe destacar que durante o período de sua realização pôde-se perceber que a comunidade aprovou a participação dos acadêmicos no serviço, pois as orientações simplificadas e a educação em saúde contribuíram para sua compreensão acerca da doença.      CONSIDERAÇÕES FINAIS: A contribuição da universidade com o serviço de saúde, através da realização de projetos de extensão universitária, deve ser vista como um dever da academia, numa espécie de devolutiva para a sociedade do investimento público nos acadêmicos. Essa interação entre a universidade e a comunidade na qual está inserida deve ser uma ponte permanente, onde uma leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade, e recebe dela seu 'feed-back', para assim sanar suas reais necessidades, seus anseios, aspirações, bem como aprender com o saber dessas comunidades.

3196 Relato de Experiência de acadêmicos de Fisioterapia do Projeto de Extensão Universitária ‘Reabilita Fisio’ em hospitais públicos de Manaus,Amazonas
Danielly Mota da Silva, Érica Daniele de Amorim Cunha, Rachel Oliveira Trindade, Thâmela Eduarda Mendes Barata, Yuri Sena Melo

Relato de Experiência de acadêmicos de Fisioterapia do Projeto de Extensão Universitária ‘Reabilita Fisio’ em hospitais públicos de Manaus,Amazonas

Autores: Danielly Mota da Silva, Érica Daniele de Amorim Cunha, Rachel Oliveira Trindade, Thâmela Eduarda Mendes Barata, Yuri Sena Melo

Introdução: Os programas de extensão universitária atuam no contexto de aproximação entre a teoria e prática acadêmica. O projeto denominado Reabilita Fisio tem como objetivo a antecipação prática em Fisioterapia, através do contato terapeuta – paciente a fim de garantir a visualização e a vivência dos conteúdos teóricos desenvolvendo habilidades práticas pertinentes a profissão e introdução do acadêmico na realidade social, política e econômica da saúde no País. Objetivo: Relatar a experiência dos acadêmicos de Fisioterapia vivenciadas durante a participação no projeto de extensão Reabilita Fisio frente ao sistema único de saúde SUS. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de cinco universitários atuantes do projeto de extensão universitária do Centro Universitário do Norte-UNINORTE nos setores de atendimento ambulatorial e unidade de terapia intensiva em cinco hospitais públicos na cidade de Manaus, Amazonas divididos em ciclos com duração de quatro semanas vivenciadas nos hospitais. O projeto teve duração de março a junho de 2017, sendo todas as percepções e características observadas anotadas durante o final de cada ciclo. Discussão e Resultados: Por meio desta extensão foi possível colocar em prática a avaliação dos pacientes, seleção de recursos fisioterápicos, programação terapêuticas, observação de tratamento, tratamento de pacientes sob a supervisão do professor responsável, reavaliação do paciente e reestruturação do programa terapêutico. Foi possível observar que a fisioterapia é fundamental na reabilitação e melhora do paciente acamado, desde o setor ambulatorial a unidade de terapia intensiva. Neste contexto, ressaltamos a importância do fisioterapeuta que não atua somente nos acometimentos físicos como também na realização a promoção a saúde. Conclusão: A participação dos acadêmicos em projetos de extensão em hospitais públicos em Manaus contribuem para a formação de um profissional mais habilitado para um melhor atendimento, integração, humanização e trabalho em equipe.ReferênciasRIBEIRO, Kátia Suely Queiroz Silva. A contribuição da extensão comunitária para a formação acadêmica em fisioterapia. Fisioterapia e pesquisa, v. 12, n. 3, p. 22-29, 2005. ZILLI, Marlon Gonçalves et al. CONTRIBUIÇÕES DE UMA CLÍNICA ESCOLA NO ATENDIMENTO EM SAÚDE NO SUL DE SANTA CATARINA. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, v. 6, n. 1, p. 105-116, 2017.  

669 O IMPACTO DO PROJETO DIABETES 5 ESTRELAS NA VIDA DOS PACIENTES DIABÉTICOS EM UMA ESF DE BLUMENAU-SC.
Carolina Bevervanço Veiga, Laís Rieg, Larissa de Medeiros Zatelli, Carmen Liliam Brum Marques Baptista, Andrea Jordani

O IMPACTO DO PROJETO DIABETES 5 ESTRELAS NA VIDA DOS PACIENTES DIABÉTICOS EM UMA ESF DE BLUMENAU-SC.

Autores: Carolina Bevervanço Veiga, Laís Rieg, Larissa de Medeiros Zatelli, Carmen Liliam Brum Marques Baptista, Andrea Jordani

Atualmente, estima-se que a população mundial com Diabetes Mellitus (DM) seja da ordem de 387 milhões, sendo 16 milhões brasileiros. O número de diabéticos está aumentando em virtude do crescimento e do envelhecimento populacional, da maior urbanização, da progressiva prevalência de obesidade e sedentarismo, bem como da maior sobrevida de pacientes com DM. Esta é uma doença crônica que reflete diretamente na saúde bucal, psíquica e física do portador. Visto isso, entre as ações que integram o PET-Saúde GraduaSUS, destaca-se o programa Diabetes 5 Estrelas, que foi criado na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jovino Cardoso I e II, no ano de 2016, visando implantar o autocuidado apoiado, reconhecendo o papel central das pessoas usuárias na atenção básica e diminuindo, assim, os riscos do diabético insulinodependente. A área de abrangência da ESF Jovino Cardoso I e II possui 191 usuários portadores do diabetes, equivalendo a 3,93% da população adscrita e que 46 são insulinodependentes. Dessa forma, o projeto objetiva trabalhar, junto à equipe multidisciplinar e acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Odontologia, em interconsultas apoiadas em 5 itens principais: saber, entender e aceitar; nutrição; exercício físico; insulina; saúde bucal e cuidados com os pés. Assim, faz-se avaliações e visitas domiciliares onde o autocuidado é analisado e pactua-se metas individuais para cada usuário diabético e insulinodependente, incentivando também a participação em grupos de apoio. Diante disso, o presente trabalho busca comparar o antes e o depois da realização do projeto com base nos exames de hemoglobina glicada e glicemia em jejum, os valores de circunferência abdominal e peso, e situações como a redução do paladar, halitose, descarte das agulhas e armazenamento correto da insulina, para, assim, analisar o quanto o programa Diabetes 5 Estrelas auxilia e afeta a vida desses pacientes. Constatou-se que o projeto tem grande influência na rotina dos participantes, já que por meio das consultas e visitas as informações e orientações se tornam constantes. Eles estão tendo hábitos mais saudáveis conforme pactuado, perdendo peso, e, assim, diminuindo a circunferência abdominal. Além disso, através da comparação dos exames de sangue, foi possível notar uma redução dos valores de hemoglobina glicada e da glicemia em jejum. Com essa melhora da taxa glicêmica, foi observado na saúde bucal, que a redução do paladar, boca seca, halitose e presença de bolsa periodontal diminuíram também. No entanto, como em todo processo de educação, algumas das informações dadas aos pacientes não são compreendidas ou aderidas de maneira integral, pois mesmo havendo uma orientação contínua e horizontal, ainda se encontram falhas. Portanto, diante a comparação dos dados e observações supracitadas, foi possível evidenciar como o projeto está mudando a vida dessas pessoas garantindo saúde e qualidade de vida, fazendo o papel da Atenção Básica (AB) de reconhecer o conjunto de necessidades em Saúde e organizando respostas de forma adequada e oportuna, impactando positivamente nas condições de saúde da população.

2618 Grupo de Gestantes como uma estratégia de fortalecimento do vínculo mamãe-bebê: Relato de experiência de um projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas.
Caroline Mota de Souza, Laís Mirelle da Silva Brasil, Rachel Pereira Ferreira, Fabiana Manica Martins

Grupo de Gestantes como uma estratégia de fortalecimento do vínculo mamãe-bebê: Relato de experiência de um projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas.

Autores: Caroline Mota de Souza, Laís Mirelle da Silva Brasil, Rachel Pereira Ferreira, Fabiana Manica Martins

Apresentação: Um dos pontos-chave dentro do Sistema Único de Saúde é a Promoção em Saúde. Define-se promoção em saúde como uma combinação de apoios educacionais e ambientais que visam a atingir ações e condições de vida conducentes à saúde. Acredita-se que ao intervir, através dos projetos de extensão universitária, com atividades além das consultas com a equipe de pré-natal, podemos alcançar todos os medos, dúvidas e ansiedades próprias do período gestacional e puerperal, fomentando a relação mãe-bebê e também entre as usuárias da unidade e seus trabalhadores, bem como os estudantes participantes da ação. Dessa forma, procurou-se promover a troca de conhecimentos e experiências em um ambiente acolhedor, bem como levantar reflexões sobre este período tão peculiar na vida de uma mulher.  Além disso, o projeto de extensão tinha por objetivo propor a arte como estratégia não só de diálogo sobre saúde no período gestacional e perinatal, mas também como forma de desenvolver o protagonismo das gestantes em suas famílias e comunidade, assim como demonstrar técnicas artísticas diferentes para que elas pudessem reproduzir e produzir o enxoval dos bebês, estabelecendo o cuidado mãe-bebê e promovendo saúde materno-infantil. Outros objetivos do projeto eram: promover atividades de promoção à saúde, principalmente voltadas às demandas das gestantes participantes e sensibilizar a equipe de saúde da UBS sobre a importância do grupo de gestantes, trocando conhecimentos sobre esta ferramenta e seu papel na promoção de saúde. Este trabalho tem por objetivo compartilhar as experiências vividas e sentidas por acadêmicos de medicina numa UBS de Manaus através do projeto de extensão “o que esperar quando se espera? Promovendo o cuidado mamãe e bebê através do grupo de gestantes” com grávidas em processo de pré-natal, bem como das gestantes participantes e os resultados obtidos no projeto. Desenvolvimento do trabalho: As atividades foram realizadas entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2017 e foram divididas em dois momentos: o primeiro, iniciado em fevereiro de 2016, com as acadêmicas e professora envolvidas, profissionais e gestores de uma UBS na Zona Norte de Manaus, a fim de conhecer o espaço físico da unidade e demonstrar a importância do grupo de gestantes. Nesse período também foram realizadas reuniões formativas com informações baseadas em revisões bibliográficas, com momentos para elaboração de materiais e temas a serem discutidos no grupo de grávidas, com base nas principais demandas das grávidas da UBS, discutidas com a gestora e profissionais. No segundo momento, iniciado em maio de 2016, foram realizadas as ações de fato. As gestantes foram convidadas a participar dos encontros enquanto esperavam para suas consultas de pré-natal, duas semanas antes do início, bem como pelas agentes de saúde e através de cartazes espalhados pela unidade. Os grupos, geralmente com seis mulheres, foram realizados no auditório da própria UBS, nas tardes de quarta-feira. As acadêmicas atuavam abordando os temas pré-definidos em cronograma de forma criativa, através de slides, filmes e folders, bem como metodologias ativas como tempestade de ideias, Rodas de Conversa e Círculos de Cultura (metodologia freireana). Num segundo momento do encontro as professoras orientadoras, junto as alunas promoviam as atividades de arte, onde as gestantes aprendiam técnicas de artesanato como crochê, patchwork, pintura, decoupagem e costura, bem como sua aplicabilidade. As participantes produziam suas próprias criações, que poderiam ser utilizadas como base para confecção de itens de decoração e enxoval do bebê. Os encontros eram realizados uma vez por semana, às quartas feiras, com duração de 50 minutos, aproximadamente. Em cada dia eram realizadas uma metodologia e uma técnica de artesanato diferente, que era aprimorada no encontro seguinte, no qual as gestantes traziam também suas produções da última semana.   Resultados e/ou impactos: Com as atividades, era esperado que se pudesse discutir as questões principais de saúde das grávidas, tanto com a gestão da UBS quanto com as usuárias, acolhendo-as na unidade e despertando nelas o interesse na participação na efetivação do SUS, além de criar um espaço para ouvir suas demandas, dúvidas e aflições. Além disso, conseguiu-se potencializar o vínculo mãe-bebê através da arteterapia, com a manifestação dos sentimentos, mesmo os negativos e os que ficavam escondidos, ao longo da gravidez, através da arte. As alunas participantes puderam entrar em contato com as demandas reais das gestantes, confrontando a teoria apresentada nas aulas na universidade, bem como vivenciar a troca de conhecimentos com as gestantes. Além disso, as acadêmicas conseguiram experimentar novos instrumentos para promover e fazer saúde dentro da unidade básica de saúde, com enfoque na saúde materno-infantil, de forma a sair do consultório médico e entrar em contato mais próximo com as gestantes participantes. As usuárias participantes da ação não tinham nenhum contato prévio com as técnicas de artesanato e foram aprendendo com as professoras coordenadoras as técnicas básicas. Logo todas já tinham domínio e puderam confeccionar peças do enxoval dos seus bebês, lembranças do chá de bebê, decoração para casa e até mesmo colocar à venda seus produtos, de forma a complementar na renda familiar. Um fato relevante foi o aumento da autoestima das mesmas e seu protagonismo através da expressão artística. Elas comentaram, ao final das ações, que passavam muito tempo ociosas em suas casas e que depois do grupo conseguiram encontrar uma forma de expressarem-se e encontrar uma ocupação. Algumas gestantes relataram também que conseguiram assumir um papel de liderança no núcleo familiar, através das vendas de suas criações. Isso tornou não só o vínculo mãe-bebê mais estreito, mas também promoveu um momento de autodescoberta e amor próprio. O vínculo entre elas mesmas e entre a equipe se manteve com algumas mesmo após o término das atividades práticas, já que o contato através das redes sociais foi continuado. As mesmas sentiram confiança na equipe do projeto para tirar dúvidas sobre os cuidados com o recém-nascido, bem como trocam ideias sobre técnicas e expõem seus trabalhos, formando laços de amizade e confiança com as alunas e professoras participantes. Outros dois resultados esperados ao final da ação eram que as gestantes pudessem ter maior adesão ao parto natural e ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses, ao realizar debates e rodas de conversa sobre os temas. Todas as gestantes tiveram seus filhos por parto natural e estão amamentando de forma exclusiva, conforme foi relatado pelas próprias. Considerações finais. O grupo de gestantes é uma estratégia pouco utilizada, em que os profissionais da área da saúde têm a oportunidade de desenvolver atividades que extrapolam o cuidado, como a educação em saúde, auxiliando na prevenção de doenças e na promoção da saúde. A sala de espera se baseou nesta forma de interação junto a arte para formar o vínculo entre mãe e bebê e tornar os momentos terapêuticos entre as elas, além de fortalecer o vínculo com a equipe. Acreditamos que essa estratégia de cuidado possibilitou atender de forma dinâmica as demandas apresentadas pelas grávidas. A troca de experiências foi facilitada e extremamente benéfica para ambas as partes, pois as experiências e conhecimentos prévios de cada uma das participantes foram compartilhadas em um ambiente favorável a discussões e construções de arte com saúde. 

2860 UEA CIDADÃ: RELEVÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AOS ACADÊMICOS E POPULAÇÃO
Marcela Catunda de Souza Michiles, Lie Tonaki, Viviane Santana de Andrade, Marcia Goncalves Costa

UEA CIDADÃ: RELEVÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AOS ACADÊMICOS E POPULAÇÃO

Autores: Marcela Catunda de Souza Michiles, Lie Tonaki, Viviane Santana de Andrade, Marcia Goncalves Costa

Apresentação: O projeto de extensão, desenvolvido pelas universidades, têm por objetivo contribuir com a sociedade através dos conhecimentos conquistados no período de graduação. Por consequência proporciona uma melhor articulação acadêmico-sociedade para o desenvolvimento de um profissional mais humano e consciente. A UEA cidadã, inicialmente um projeto de extensão, foi desenvolvida por discentes e docentes da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA-UEA), com o propósito de lutar pela inclusão social de populações vulneráveis, promover saúde e prevenir comorbidades, de acordo com as principais demandas da sociedade.  Atualmente denomina-se programa UEA cidadã, e a cada dia mais suas ações são decisivas na saúde da população. Este programa é constituído por acadêmicos das diversas áreas da saúde: enfermagem, odontologia, medicina, educação física, farmácia, biotecnologia e saúde coletiva sem especificação de período. Por esse motivo, gera oportunidade para o estudante ter seu primeiro contato direto com o público, além de estimular o acadêmico, muitas vezes tímido, a tornar-se atuante e engajado nas causas sociais. Outra situação é a oportunidade que o programa oferece em exercitar o trabalho multidisciplinar em equipe, o que é importantíssimo para a futura atuação profissional desses acadêmicos. Percebe-se que durante o período de graduação, muitas vezes o tecnicismo prevalece e o diálogo entre o profissional e paciente é esquecido. No entanto, é importante relembrar que a comunicação é um recurso fundamental para a atuação completa e efetiva do profissional de saúde. Reforça-se que na área da saúde, principalmente, a comunicação é bidirecional, não existe apenas a passagem de informação do profissional para o paciente, e sim a troca de informações para que haja o completo atendimento às necessidades e peculiaridades do enfermo. Fazendo-se valer da educação em saúde, então, o programa leva e colhe informações com o propósito de gerar melhoria na qualidade de vida das pessoas, sempre de acordo com a realidade daquela população, envolvendo-os no seu processo de saúde-doença. Sendo assim, objetiva-se neste relato, descrever as vivências e o enriquecimento conquistado pelos acadêmicos de saúde, durante as ações realizadas pelo o programa UEA Cidadã, bem como evidenciar sua importância à sociedade. Desenvolvimento: As ações realizadas pela UEA Cidadã ocorrem de acordo com a demanda da população, por esse motivo o local de atuação pode variar entre as escolas, públicas ou particulares, igrejas, locais que permitam a atuação dos voluntários, sem fins lucrativos, e até estender-se a outros municípios do Estado do Amazonas. Nesses momentos são vistos a diversidade da população, ainda que seja de um mesmo estado, assim como também a singularidade de cada indivíduo. Muitas vezes a equipe é solicitada em épocas específicas como o dia das crianças, ações de natal, feiras de estudantes, campanhas para o dia das mulheres, dia do trabalhador, ou seja, aquelas datas que podem gerar um público maior, para que o trabalho seja expandido a todos. Para a efetiva realização do programa, faz-se necessário uma equipe multidisciplinar, composta por acadêmicos voluntários, escolhidos através de processo seletivo, que obtiveram os devidos treinamentos pós-seleção. Dentre eles, existem ainda os líderes, aqueles acadêmicos que possuem maior experiência dentro do programa, eles são responsáveis por coordenar o andamento e auxiliar os demais acadêmicos durante a execução das atividades. A atuação é direcionada nos principais determinantes da saúde pública da sociedade: diabetes, hipertensão, obesidade e cárie, e esses são previstos e prevenidos através da realização dos testes de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, verificação do índice de massa corporal (IMC), avaliação bucal e aplicação de flúor tópico. Conta-se também com uma das principais ferramentas da saúde pública: a educação em saúde, que permeia todas as atuações dos voluntários, através de diversas metodologias. Para falar sobre a importância da escovação e utilização do fio dental, realiza-se palestras educativas de escovação dental para as crianças e familiares, dispondo de recursos como fantoches, escovas de dentes e dentes de brinquedo, mostrando a evolução da cárie. O intuito dessa metodologia é criar nas pessoas uma consciência de prevenção, muitas vezes esquecidas pela população. Já em relação a hipertensão, diabetes e obesidade ocorre a escuta atenta e troca de experiências durante conversas informais para que, posteriormente, realize-se orientações em saúde, com a intenção de tornar cada um, sujeito autônomo e convicto de sua importância no processo de saúde. Dessa maneira, trata-se de um relato de experiência, de caráter qualitativo e descritivo, acerca do programa UEA cidadã: relevância da extensão universitária aos acadêmicos e população, sendo baseado em experiências de acadêmicos da saúde nas ações realizadas entre o período de 2015 a 2016. Impactos: O contato com a comunidade por meio deste programa, possibilita aos acadêmicos o aprimoramento da comunicação em saúde com a população. Desse modo, proporciona o exercício da empatia com o próximo, o atendimento humanizado e adequação do cuidado às devidas particularidades, em consequência da diversificação do público alvo. Foi compreensível a relevância da educação em saúde neste primeiro momento, uma vez que os cuidados influenciam não somente a uma pessoa, mas sim à família e comunidade. Reforça-se, então, a importância dessa ação durante a atuação acadêmica e profissional. É perceptível o valor de todas as ações cumpridas pelas UEA Cidadã ao vermos a continuidade do trabalho, com o encaminhamento das pessoas aos demais serviços da rede de saúde, quando necessário, ou quando nos certificamos do real entendimento de toda a orientação passada. A experiência também proporciona uma maior relação entre a equipe multidisciplinar, o que é importantíssimo, pois o trabalho em equipe é fundamental na área da saúde. Viabiliza também o aprimoramento das técnicas aprendidas para este fim com o aperfeiçoamento da destreza manual. Por fim durante as ações do programa, constata-se a correlação entre a teoria e a prática, certificando a assertividade da atuação, agregando maior conhecimento profissional. Em se tratando de números, foi realizado um levantamento em que no ano de 2017 foram realizados, em média, 40 ações totalizando cerca de 6500 atendimentos, evidenciando com isso, a relevância deste projeto para a população amazonense. Considerações finais: A atenção primária à saúde é o primeiro e principal pilar da assistência que possui o intuito de prevenção, promoção, cura e reabilitação. O programa UEA Cidadã sustenta sua atuação prática focada na atenção básica, baseado, principalmente, no acesso universal à saúde e na manutenção de uma assistência integral e holística. Nesse contexto, as ações realizadas pelos alunos da saúde da Universidade do Estado do Amazonas, fazem com que todos os envolvidos sejam beneficiados: os acadêmicos, com a oportunidade de aplicar as habilidades adquiridas no decorrer da graduação, o aprimoramento da destreza manual, mas principalmente com a oportunidade de um primeiro contato com a população como provedores de saúde; e sobretudo a sociedade, uma vez que o programa promove saúde através da orientação e troca de saberes, que na realidade de muitos serviços de saúde não é visto como a principal tarefa. O programa desenvolve em cada aluno atitudes e vontades de sempre contribuir com a sociedade, além de reforçar que para se fazer saúde não são necessários os mais diversos e personalizados equipamentos, mas sim, a vontade de querer mudar, ajudar o próximo e fazer o bem.