Há 78 anos, no México, aconteceu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, marcado pela participação de diversas autoridades governamentais dos países da América e pelo medo dos índios diante do convite de participarem das reuniões e decisões no evento, uma vez que há séculos foram eram perseguidos, agredidos e dizimados.
De lá pra cá, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas começaram a participar de grandes movimentos em defesa da valorização da cultura indígena e no combate à mineração e a exploração dos recursos naturais, onde muitos povos indígenas continuam perdendo suas terras.
Então, é com muito orgulho que neste dia 19 de abril de 2018, os membros da Rede Unida convidam os povos indígenas de todos os lugares do Brasil a participarem do 13º Congresso Internacional da Rede Unida, para que juntos possamos mais uma vez avançar no debate das políticas públicas voltadas a população indígena do nosso País.
Há muito o que comemorar, mas ainda há muito o que fazer. Com o tema “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência nos encontros das águas”, a 13ª edição do Congresso será realizado pela primeira vez na Região Norte e em Manaus e reunirá trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais, no período de 30 de maio a 2 de junho de 2018, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).