Estão disponíveis para acesso aberto no repositório virtual da Editora Rede UNIDA quatro livros sobre a temática da integração ensino e sistemas locais de saúde. Trata-se dos livros “Formação Profissional em Saúde e Protagonismo dos estudantes: Percursos na Educação pelo Trabalho” (Org. Ricardo Burg Ceccim e Eliana Goldfarb Cyrino), “Vivências da formação de profissionais de saúde: aventuras e percursos de educação pelo trabalho” (Org. Miriam Thais Guterres Dias e Daniel Canavese de Oliveira), “Integrando conhecimentos e práticas em saúde: equipes e usuários interagindo na educação pelo trabalho em territórios sanitários” (Org. Alcindo Antônbio Ferla, Erica Rosalba Mallmann Duarte e Alexandre Medeiros de Figueiredo) e “Integração entre universidade e sistemas locais de saúde: experimentações e memórias da educação pelo trabalho” (Org. Alcindo Antônio Ferla e Hêider Aurélio Pinto). Os livros podem ser acessados, na íntegra, no site da Editora Rede Unida. CLIQUE AQUI!
Os textos que compõem esses livros foram originados numa chamada pública conjunta da Revista Interface e da Rede Unida, voltada para experiências do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). Os programas foram iniciativa do Ministério da Saúde e implementados por instituições de ensino e demais instâncias do SUS, buscando maior integração entre a formação e o trabalho e o fomento de mudanças no ensino das profissões da saúde. A iniciativa buscava incentivar a produção de análises e compartilhamento de conhecimentos sobre a formação nas graduações em saúde nos cenários das redes e com trabalho em equipes. Foram submetidos quase 400 manuscritos, submetidos à avaliação por pares e, desses, 28 artigos compuseram o Suplemento da Revista Interface (Suplemento 1 de 2015). Mais 53 manuscritos foram aprovados para a publicação no que, originalmente, seria uma coletânea. Dado o número e a relevância dos textos aprovados, optou-se pela produção de quatro coletâneas temáticas, derivadas do tratamento analítico dos temas e abordagens metodológicas dos textos.
A iniciativa permitiu constatar a grande vitalidade na produção analítica das experiências do PET – Saúde e Pró-Saúde, apontando multiplicidade de olhares e de formas de interação entre a formação e os sistemas locais de saúde. Sobretudo, apontou a potencialidade do encontro entre a formação e o trabalho no sistema de saúde, com efeitos na formação dos profissionais, na produção de conhecimentos e tecnologias e no desenvolvimento de práticas no interior dos serviços e na formação.
Texto: Alcindo Ferla