A Plenária Final do 13º Congresso Internacional da Rede Unida, reunida no dia 2 de junho de 2018, aprovou moção na qual reafirma o seu apoio aos programas do SUS, de cuidado à população de rua. Repudia fortemente a qualquer iniciativa que tenha por objetivo reduzir a presença e o trabalho dos “consultórios na rua”, dispositivo fundamental para assistir à saúde de milhares de pessoas, entre elas crianças e idosos, que vivem em condições absolutamente precárias no espaço urbano.
Manifesta sua preocupação com as intensas ameaças de morte contra o coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, padre Júlio Lancelotti, tornadas públicas nestes dias. Padre Lancelotti há 34 anos é titular da Paróquia São Miguel Arcanjo, na Mooca (zona leste de São Paulo), e vem realizando um trabalho importante de defesa e assistência à população de rua.
Exigimos uma investigação rigorosa dos fatos referentes às ameaças ao Padre Lancelotti, inclusive que este inquérito investigue a atuação da PM, GCM, os Conselhos Municipais de Segurança, e Associações de Bairro, citadas na imprensa local e nacional como supostamente instigadores de atos de violência contra os moradores de rua, que incitam o ódio àqueles que cuidam e assistem a estas pessoas. Ao mesmo tempo em que solicitamos às autoridades a garantia da integridade física do Padre Lancelotti.
Associação Brasileira Rede Unida
Manaus, 2 de junho de 2018.