O filme “Parteiras Tradicionais: o Cuidado às Mulheres na Pandemia”, lançado em 2022, foi premiado no 13° Festival de Cinema Social "Terra Di Tutti film festival". Trata-se de uma produção do Canal Saúde da Fiocruz, integrando um conjunto de sete curta-metragens que fazem parte da campanha do Conselho Nacional de Saúde "Proteger o Trabalhador e a Trabalhadora da Saúde é Proteger o Brasil".
Gravado na comunidade indígena de Feijoal, no Amazonas, o curta retrata o trabalho das parteiras tradicionais e sua importância para a saúde daquela comunidade durante a pandemia, destacando o quanto esses saberes podem reforçar o cuidado do Sistema Único de Saúde. O filme partiu de uma proposição da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações do Trabalho (Cirhrt) do CNS, contando com o apoio da Rede Unida e do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva.
A coordenação da produção ficou a cargo de Alcindo Ferla, atual coordenador geral da Rede Unida, e de Francisva Valda, na época integrante da coordenação nacional da Rede Unida e que permanece na posição de conselheira nacional de saúde. Júlio César Shcweickardt, atual coordenador da Regional Norte da Rede Unida, também foi um importante colaborador do projeto, com depoimentos registrados na película. O prêmio foi recebido por Francisca Valda, que representou o CNS no evento.
A exibição e premiação do filme no festival fizeram parte da agenda de atividades de cooperação do Laboratório Ítalo-Brasileiro realizadas entre os dias 7 e 11 de outubro, nas cidades de Parma, Bologna, Bonanza e Fidenza, na Itália. A Rede Unida se orgulha de ser uma das principais articuladores dessa parceria, que rende tantos frutos para o campo da saúde coletiva em ambos os países.