A Regional Norte da Associação da Rede Unida convida a todos e a todas envolvidos(as) com a saúde no cotidiano dos serviços, das instituições de ensino e pesquisa, das iniciativas de gestão e participação social a compartilharem seus trabalhos científicos e experiências no Encontro Norte da Rede Unida 2022, que é o evento para preparação ao 15º Congresso Internacional da Rede Unida e demais eventos associados em 2022.
EIXO 1 – Educação: Este eixo tratará sobre as políticas e experiências relacionadas à formação dos profissionais da área da saúde. Estão contemplados neste eixo: Formação Continuada e Educação Permanente; Metodologias ativas na formação de trabalhadores de saúde; Interação ensino/serviço/comunidade sob a ótica da educação; Experiências inovadoras nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em saúde; Práticas inovadoras na formação para o SUS; Políticas de Educação e Saúde: PET-Saúde, Pró-Saúde, etc.; Residências; Educação Interprofissional; Educação em Saúde; e outros temas relevantes na temática.
EIXO 2 – Trabalho: Este eixo compreende os seguintes temas: A Produção do Cuidado nos Níveis de Assistência à Saúde; Percepção dos Profissionais de Saúde Sobre a Produção do Cuidado; Desafios da Interdisciplinaridade na Organização dos Processos de Trabalho; Experiências inovadoras na execução da Promoção e Assistência à Saúde em Diversos Cenários; Humanização no cotidiano do serviço; Sujeitos e Singularidades na Construção do Cuidado em Saúde; Territorialização em Saúde; Arte e Cultura como Trabalho Ampliado na Saúde; Impacto da Educação Permanente e Continuada no cotidiano do serviço; Integração Ensino-Serviço sob a ótica do trabalho; e outros temas relevantes na temática.
EIXO 3 – Gestão: Este eixo compreende os aspectos que envolvem os desafios da gestão em saúde em diferentes dimensões e níveis de atenção à saúde: Gestão da política pública de saúde; Gestão do trabalho e da educação na saúde; Gestão dos serviços públicos, privados e outros; Regionalização em Saúde; Redes de Atenção à Saúde; Planejamento e Avaliação em Saúde; Financiamento do SUS; Relatos de experiências exitosas de gestão em saúde”. Dimensões ético-políticas das relações de trabalho; Saúde do trabalhador; e outros relevantes na temática”.
EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular: Contempla os seguintes temas: Experiências de participação e/ou representação no controle social; Colaboração/participação em movimentos sociais; Experiências ou vivências em educação popular em saúde; Participação popular na educação e nos serviços de saúde; Ações ou estratégias de educação ou produção do cuidado em saúde que envolvam diretamente ou sejam protagonizadas pelo controle social ou movimentos sociais; Produção de pesquisa que analise ou produza reflexão sobre o controle social e a participação social como atores da produção de mudanças na saúde e na formação de profissionais de saúde; e outros temas relevantes na temática.
EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte: Este eixo convida ao diálogo das diversas formas e inserções da cultura e da arte na produção dos cotidianos da saúde: potencialidades e desafios da arte no campo de saberes e práticas que produzem os serviços e sistemas de saúde; a arte constitutiva de formas de existências de si, do cuidado de si e com o outro; dimensão estética que propõe a arte sob uma perspectiva ética de transformação das posturas tecnicistas de pensar a saúde sob posições hierárquicas, fragmentadas e curativistas. Dimensão política que se coloca enquanto uma problematização da técnica (techné) como modo de produzir vidas e mundos pela afirmação do direito à diferença; arte como invenção e ação transformadora do “fazer saúde”. Convidamos trabalhos que analisem e discutam experiências artísticas nos cotidianos da saúde, perpassando por equipamentos de saúde e pelos diversos espaços da cidade como nas ruas, praças, salas de aulas e outros.
EIXO 6 – Direito à Saúde e Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade: Este eixo direciona-se às problematizações sobre os efeitos das desigualdades de raça, gênero e sexualidade na produção de iniquidades no acesso e permanência ao Sistema Único de Saúde (SUS) das populações de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, Intersexos (LGBTQIA+), de mulheres, negros e negras e povos originários. Convida ao debate, análises e experiências de lutas sociais sob as perspectivas epistemológicas da Interseccionalidade e da filosofia da diferença em direção a defesa da Justiça Social, dos Direitos Humanos, da Vida como imanência e do SUS. Convidamos à submissão trabalhos que problematizam os efeitos do Racismo e Machismo, da Cisnormatividade, Heteronormatividade, Heterosexismo, Branquitude, Classe e do Colonialismo sobre o planejamento, formulação e execução das políticas, programas e serviços de saúde. Bem como os efeitos destes sobre a saúde física e mental da população de Mulheres, LGBTQIA+, Negras e Negros, Indígena e Quilombola.
É desejável que a temática apresentada aborde questões de interesse para a Região Amazônica e dos territórios da Região Norte e/ou apresente as perspectivas das pessoas e grupos que fazem cotidianamente esses territórios. Esse critério, que não é excludente, será utilizado pela Comissão Científica na priorização de trabalhos para apresentação.
10) Tutorial para Submissão de Trabalhos
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: secretaria@redeunida.org.br / redeunidanorte@gmail.com