A Associação Brasileira da Rede Unida, com apoio de Universidades que participam da Rede e do Laboratório Ítalo-Brasileiro, promove nos dias 10 e 11 de novembro de 2017, o Encontro Sudeste da Rede Unida e do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva, na Universidade de Enfermagem do Rio de Janeiro.
O evento vai tratar de temas relevantes para o SUS e pretende ser um momento de ativação do 13º Congresso Internacional da Rede Unida, que ocorrerá em Manaus-AM, de 30 de maio a 2 de junho de 2018; e do Workshop do Laboratório Ítalo-Brasileiro, que ocorrerá de 19 a 23 de fevereiro de 2018 em Bolonha-Itália.
De acordo com o Coordenador do Eixo Gestão em Saúde da Rede Unida, Prof. Dr. Túlio Franco, o encontro tem o objetivo de discutir algumas questões relevantes para o SUS, as quais a Rede Unida tem como pauta prioritária no enfrentamento dos desafios de construção do Sistema Único de Saúde. Em paralelo pretende fortalecer a cooperação com os parceiros italianos, em projetos significativos para ambos os países. "Neste ano serão discutidos temas como a Interprofissionalidade no Trabalho e Formação em Saúde; os Cuidados Intermediários, incluindo a experiência na Itália dos Hospitais Comunitários; e a questão do Recolhimento Compulsório de Bebês de mães criminalizadas pelo uso de drogas, tema este que tem mobilizado importantes parcelas da população na defesa do direito das mães em conviverem com seus filhos, com suporte e apoio do SUS e do Sistema de Assistência Social", ressaltou Franco.