352: Saúde, Percepção e Cuidados
Debatedor: Pedro Sapi Anacleto
Data: 28/10/2020    Local: Sala 07 - Rodas de Conversa    Horário: 16:00 - 18:00
ID Título do Trabalho/Autores
8414 A PERCEPÇAO DOS ESTUDANTES SOBRE A PALHAÇOTERAPIA NOS HOSPITAIS
Mônica Martins Guimarães Guerra, Nicolas Guimarães Guerra, Kevin Guimarães Guerra

A PERCEPÇAO DOS ESTUDANTES SOBRE A PALHAÇOTERAPIA NOS HOSPITAIS

Autores: Mônica Martins Guimarães Guerra, Nicolas Guimarães Guerra, Kevin Guimarães Guerra

Apresentação: Atualmente sabe-se que diversas estratégias de promoção da humanização no meio hospitalar são utilizadas para promover conforto ao acamado, entre elas encontramos a palhaçoterapia, a qual vem ascendendo atualmente em várias regiões do Brasil. Esta iniciativa tem o intuito de diminuir a ansiedade, medo e até o preconceito contra a visão hospitalar ou vivências do paciente, por meios de atividades lúdicas como brincadeiras, piadas e teatros. O Programa Alegria em Teresópolis-RJ foi criado para desmitificar o velho conceito de distanciamento na relação médico-paciente, tornando assim o acolhimento hospitalar mais confortável para o enfermo. Os participantes obtém capacitação a partir de oficinas de teatro, e após a preparação, iniciam-se as visitas dominicais no Hospital, além de os acadêmicos participarem de ações sociais e eventos de promoção à saúde. Desenvolvimento: trata-se de um relato de experiência de alunos do curso de medicina da instituição de ensino da região serrana do Rio de Janeiro que participaram do projeto. Resultado: Estudos comprovam que a palhaçoterapia auxilia emocionalmente aos pacientes tratados a nível hospitalar e por consequência tem impacto no processo de bem-estar e melhora de suas enfermidades no aspecto fisiologico na recuperação dos pacientes. Considerações finais: Estratégias que visam auxiliar o acolhimento do paciente como a palhaçoterapia têm se tornado ferramentas extremamente válidas durante a estadia do paciente a nível hospitalar, visto que os aspectos emocionais e psicológicos de bem-estar alcançados por essas técnicas não podem ser atingidos através do uso de medicamentos. A palhaçoterapia é muito bem recebida pelos enfermos e seus acompanhantes, podendo trazer alegria e descontração e por consequência acelerando o processo de melhora ao individuo.

8429 SENSIBILIZARTE: A MÚSICA COMO PROMOTORA DE CUIDADO EM SAÚDE
Flávia Marina da Silva Lopes, Alberto Durán González

SENSIBILIZARTE: A MÚSICA COMO PROMOTORA DE CUIDADO EM SAÚDE

Autores: Flávia Marina da Silva Lopes, Alberto Durán González

Apresentação: Neste trabalho trago as experiências vivenciadas no Projeto de Extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL) chamado Sensibilizarte: Humanizar através da Arte. O referencial proposto é Política Nacional de Humanização, e utiliza a arte como ferramenta de aproximação entre os usuários e os estudantes de graduação da área da saúde. O objetivo é, por meio de encontros, sensibilizar os futuros profissionais para além dos moldes tecnicistas exigidos, proporcionar relação de cuidado pautando todo o sujeito e que possibilite trocas afetivas. Além disto, propõe-se uma experiência de interdisciplinaridade e busca, nas ferramentas artístico-expressivas, proporcionar um acolhimento de ordem afetiva àqueles que estão internados. Atualmente o projeto conta com estudantes de Educação Física, Enfermagem, Fármacia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Serviço Social da UEL. Os colaboradores se dividem em quatro frentes: Artesanato – produção de algo manual e simbólico-, Contação de Histórias – histórias são ponte para trocas de experiências -, Música – recursos melódicos para afetar- e Palhaço – o improviso e o olhar como promotor de encontros-. Desenvolvimento: São realizadas intervenções em hospitais, em escolas, em eventos, em centros de convivências, dentre outros. Para ser colaborador (Sensbilizartista) é necessário passar por um processo seletivo. Relato agora experiências com a frente da música, da qual participo. A música está atrelada ao ser humano desde a pré-história e, comprovadamente, é um auxílio no tratamento de problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos, seja através de terapias clínicas como a musicoterapia, ou de maneiras informais, como um instrumento para afetação. Obtive vivências de diversas ordens e dividi momentos com estudantes de todos os cursos. No primeiro ano de graduação, prestei o processo seletivo, o  desejo para participar era intenso, mas, como caloura e com pouca bagagem a cerca da saúde, minha visão sobre o Sensibilizarte era voltada a “amor e carinho” e “levar alegria ao hospital”,  a reprovação foi necessária para entender e amadurecer o que era humanização em saúde e como isto não é um ato de benevolência e caridade, mas sim um direito e dever de todos que fazem parte do SUS – gestores, profissionais e usuários-. Entrei no projeto, efetivamente, no segundo ano e com isto, a musica entrou em minha vida de uma maneira diferente. Sempre gostei de música, era meu refúgio para momentos mais introspectivos, era, também, uma forma de descontração e diversão, mas dentro do hospital, ela tomou outras proporções, pois a música conseguia chegar a espaços onde nenhuma palavra tocava. Resultado: Uma situação marcante era o caso de um menino que morava no HU, ele havia nascido ali e se mantinha vivo por conta dos aparelhos, sua situação era crítica, pois estava em estado vegetativo. Em algumas situações, quando a mãe dele estava presente, ela nos dizia que ele não gostava de música e que não era para cantarmos no quarto, respeitamos todas às vezes. Houve um dia que havia outra criança no quarto junto a ele e, a pedido da acompanhante da outra criança, começamos a cantar Leãozinho de Caetano Veloso. O semblante do menino em situação grave parecia um sorriso e balbuciava, cantando a música junto conosco. Não é possível saber se, efetivamente, ele sentiu algo com a nossa intervenção, mas estas reações fazem acreditar que sim. Outro momento se deu na UTI pediátrica, uma bebê havia acabado de fazer uma neurocirurgia e, quando chegamos, ela estava resmungando e a enfermeira tentava acalma-la com uma bexiga feita de luva do hospital. Perguntamos a elas se poderíamos cantar uma música e  responderam que sim, a bebê não falava, mas desde o momento em que adentramos, ela ficou estática, observando nossas cores dentro daquele ambiente todo branco. Começamos a cantar “Sonhos de Uma Flauta” do Teatro Mágico, e ela ouvia, sorria e brincava com a bexiga no ritmo da música, como se estivesse tocando junto conosco. A enfermeira nos agradeceu e levamos o sorriso daquela paciente em nós. Nas enfermarias de adultos, muitos sentimentos perpassam as lembranças. Em uma entrada, na ala masculina, cantamos “Asa Branca” - e um homem começou a chorar e cantar junto. Ao final, nos contou, com lágrimas de emoção, que esta música lhe lembrava da adolescência, pois era nordestino e não voltava a sua terra natal havia trinta anos. Por meio da música, conseguimos trazer um pouco da “casa” dele para o hospital. Outro momento marcante  se deu em outro hospital, quando perguntamos, no quarto de um senhor de 102 anos, se ele gostaria de ouvir uma música, ele respondeu que só gostaria se fosse animada e então cantamos “Anunciação” do Alceu Valença e “Whiskey A Go Go” do Roupa Nova. Aquele senhor rodopiava pelo quarto com potência de vida contagiante, pegou a acompanhante para dançar e deu um show para nós. Ele nos revelou que trabalhou muito tempo como dançarino, mas teve que se aposentar. Contou que há tempos não dançava, e por isso, agradeceu. A energia daquele senhor nos potencializou para seguirmos na luta diária da Humanização em Saúde. Meus aprendizados com a música como promotora de cuidado vieram do Sensibilizarte, mas transpassaram para outras experiências nas quais utilizei este recurso. Quando estive na República Tcheca como voluntária em uma casa de apoio para pessoas com esclerose múltipla, me afeiçoei Maria. Ela não falava português, nem inglês e eu não falava tcheco. Comunicávamo-nos muito pelo tradutor, mas em grande parte dos momentos, ela gostava da minha companhia para assistir filmes, almoçar, ir à missa, cuidar da sua plantação de tomates, dentre outras coisas. Eu não entendia metade do que estava acontecendo, mas me sentia confortável ao lado desta senhora. Em uma tarde quente, durante um passeio, ela, com um radinho de pilha, cantarolava algumas músicas. Perguntei se ela gostava de cantar – com mímicas - e ela disse que sim. Encontrei  no meu celular o vídeo de “Maria, Maria” de Milton Nascimento e coloquei para escutarmos, mostrei que a música tinha seu nome e cantarolei junto com a melodia. Seus olhos encheram de lágrimas, assim como os meus, e ela abriu um sorriso. Naquele momento, a música preencheu o espaço quando a linguagem verbal não conseguia se fazer presente. A conexão de uma arte que, assim como eu, é brasileira, com o nome dela, que era tcheca, trouxe potência de vida. Talvez ela não entendesse do que a letra falava, mas ela me ensinava “a estranha mania de ter fé na vida”. Considerações finais: Como efeitos das experiências, percebo que o Sensibilizarte me ensinou, dentre as demais coisas, que a música é uma aliada do cuidado e uma maneira de conexão entre os sujeitos quando as palavras não fizerem sentido. Através da arte, por tanto, o projeto transforma nossos corpos para a sensibilidade do encontro, e convoca o olhar do futuro profissional de saúde para o sujeito e não somente suas enfermidades.

8689 QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO E VOA JUNTO!
Flávia Maria Araujo, Maira Sayuri Sakay Bortoletto, Alberto Durán González

QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO E VOA JUNTO!

Autores: Flávia Maria Araujo, Maira Sayuri Sakay Bortoletto, Alberto Durán González

Apresentação: O processo de internação num hospital está cercado de sofrimento e é um momento em que as pessoas estão vulneráveis e precisando de cuidado. Nesse momento a arte pode se constituir em estratégia de cuidado por meio do aguçamento da sensibilidade para outras sensações que não a dor e sofrimento. Desenvolvimento: o presente trabalho se deu em uma pesquisa cartográfica no Projeto de Extensão Sensibilizarte, desenvolvido em uma universidade pública dentro de um hospital universitário com intuito de apoiar a formação dos estudantes da área da saúde, por meio da vivência de atividades artísticas no encontro com as pessoas dentro do hospital. Nesse trabalho traremos o processamento de campo do grupo da “Contação de Histórias”, uma das frentes artísticas de atuação do projeto. Dentro dessa frente pensamos com cuidado nas histórias, principalmente as engraçadas para que não sejam ofensivas a ninguém. Estávamos em uma das enfermarias adulto, chegamos em um quarto, da porta explicamos o que fazemos e pedimos para entrar, permitiram. Havia 4 homens no quarto, a interação iniciou-se com a pergunta se algum deles conhecia alguém de Minas Gerais?, Um dos homens disse ser mineiro e que eu podia contar a história, os demais sorriam. Contei então a história do mineiro que foi pescar e na volta encontrou uma lâmpada com um gênio dentro, o gênio concedeu-lhe três desejos, ele pediu dois queijos e uma mulher, o gênio pergunta o que ele vai fazer com dois queijos e uma mulher e o mineiro responde “é que eu fiquei com vergonha de pedir três queijos!”, todos riem muito, então o mineiro me pergunta “você sabe como fazer um mineiro correr?” ao ninguém anunciar a resposta, ele responde, “leva ele no alto do morro, e deixa um queijo rolar pelo morro!”, todos riem muito novamente. Um dos homens estava sorrindo, mas não disse nada, tinha uma armação de ferro na perna, uma das estudantes pergunta a ele se ele está bem, ele responde que não fala pois está com muita dor por conta de uma cirurgia nos ossos que aquela armação estava sustentando, mas que estava gostando muito de nossa presença, pois estava conseguindo sorrir um pouco. Resultado: A interação pode cuidar de todos ali, do mineiro que pode trazer sua cultura, do homem que sentia dor e pôde sorrir, dos participantes do projeto, que foram afetados com alegria e solidariedade. Considerações finais: encontros felizes são importantes para quem está dentro de um hospital, para cuidar da sensibilidade, receber acolhimento, e poder ter um momento de bem estar e lembrar que são seres humanos completos e não são apenas a doença que vivenciam.

9099 UMA HISTÓRIA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA E DA LUTA ANTIMANICOMIAL NO BRASIL: POLIFONIAS ÉTICO-ESTÉTICO E POLÍTICAS
Flavia Helena M. A. Freire, Rafael Mendonça Dias

UMA HISTÓRIA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA E DA LUTA ANTIMANICOMIAL NO BRASIL: POLIFONIAS ÉTICO-ESTÉTICO E POLÍTICAS

Autores: Flavia Helena M. A. Freire, Rafael Mendonça Dias

Apresentação: A presente pesquisa se propõe a desenvolver um estudo acerca do processo de reforma psiquiátrica brasileira visando uma abordagem genealógica e cartográfica. O que se busca aqui é uma compreensão mais ampla deste processo histórico que culmina em 06 de abril de 2001 na promulgação da Lei 10.216, que “dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental”. Com a genealogia, busca-se analisar quais relações e efeitos foram produzidos no campo da saúde mental desde o processo de formulação do projeto de lei até os efeitos produzidos por ela no contexto atual. O trabalho proposto pretende criar uma narrativa polifônica a partir dos atores envolvidos em tal processo e pela análise e uso de material de arquivo textuais, artísticos e audiovisuais. Com vistas a alcançar os objetivos da pesquisa, identificamos alguns atores-chave que participaram ativamente do processo de luta pela aprovação da lei 10.216/01 (Lei da Reforma Psiquiátrica brasileira) para entender quais eram os projetos em disputa durante a tramitação legislativa entre 1989 e 2001 e as tensões, os sentidos e concepções, por vezes conflitantes, que se expressaram nesse período. Além desse atores considerados “históricos” da luta antimanicomial no Brasil, pretendemos também realizar a coleta de entrevistas dos novos atores que surgiram após a aprovação da Lei 10.216/01. Novos militantes da luta antimanicomial, familiares e usuários dos serviços substitutivos, principalmente da região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Entre os quais, podemos citar a Associação de Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental (AUFASAM). Outras organizações que foram selecionadas para entrevistas são: o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial (MNLA), a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA). Portanto, queremos a partir das entrevistas traçar um mapa dos movimentos e disputas em torno da Lei 10.216 Na pesquisa a genealogia está em aliança com a cartografia, esta se propõe a ativar as narrativas no momento presente sobre o processo da reforma psiquiátrica, seus avanços e recuos. A entrevista cartográfica pretende então fazer emergir a experiência da pluralidade de vozes na fala, ressaltando não os dados de informação, ao intervir na abertura da experiência do processo de dizer. Entendemos que as produções audiovisuais de documentários também usam largamente a entrevista como recurso metodológico de investigação do real. A partir da análise genealógica e cartográfica, a pesquisa pretende contar as narrativas envolvidas na reforma e criar um arquivo audiovisual, levando em conta o paradigma ético-estético e político, aliando tal recurso à pesquisa qualitativa em saúde mental. Entendemos que não há uma história homogênea por trás desse processo, mas uma polifonia de vozes produzidas pela luta antimanicomial. Método: A ideia desenvolvida aqui é desenhar uma cartografia dos movimentos e disputas em torno da Lei 10.216 a partir do levantamento e uso de recursos audiovisuais de pesquisa com a realização de entrevistas e edição do material. Como recurso metodológico na produção dessas narrativas, aliaremos o recurso da entrevista cartográfica com a pesquisa qualitativa em saúde, afim de incluir não só o ponto de vista dos atores envolvidos, mas também do avaliador-pesquisador. Sendo assim, a análise do trabalho de pesquisa se dará, portanto, a partir dessa direção metodológica e será desenvolvida no sentido de dar conta da sua processualidades e acessar as experiências de diferentes participantes – usuários, trabalhadores, coletivos e pesquisadores para acolher as ambiguidades e multiplicidades de sentidos. As etapas da pesquisa propõem a inclusão dessa diferença, promovendo a produção compartilhada do conhecimento. Ao mesmo tempo em que a análise prolifera os sentidos ela intervém no campo investigado, contribuindo para o cultivo da realidade. Tratamos o dispositivo audiovisual tendo como referência conceitual os documentários realizados por Jean Rouch, que a partir do seu cinema etnográfico, produz junto com os sujeitos filmados uma “verdade provocada”. Resultado: Na parte inicial da pesquisa realizamos uma análise do projeto de Lei enviado ao Congresso Nacional em (PL 3.657) em 1989 e comparamos com o projeto aprovado no ano de 2001. Consideramos as mudanças que o projeto sofreu e buscamos artigos e textos que discutiam as transformações no projeto e as disputas legislativas em torno das mudanças operadas. Identificamos as principais forças que conseguiram retirar do texto original o fechamento dos manicômios. A principal é a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A retirada do artigo que obrigaria a substituição dos hospitais psiquiátricos por dispositivos de saúde mental de base comunitária revela uma diferença entre o processo reformista brasileiro e o da Itália. Além disso, identificamos que a Lei 10.216 acrescenta a nomenclatura “portadores de transtorno mental” para os sujeitos que são objeto da lei. No curso da pesquisa fizemos também o levantamento de algumas obras audiovisuais que tratam das violações de direitos operadas pelas instituições psiquiátricas. Entre os filmes, destacamos: Bicho de Sete Cabeças de Lais Bodansky; Em nome da Razão de Helvécio Ratton; A Loucura entre nós de Fernanda Vareille; Loucos por Cinema e Meteorango Kid: o herói intergalático de André Luiz Oliveira e o documentário Holocausto Brasileiro de Daniela Arbex e Armando Mendz e Estamira de Marcos Prado. Os filmes realizados em diversas épocas são ilustrativos, principalmente, do período anterior, ao processo de reforma psiquiátrico vivido no país. A Loucura entre nós e Estamira apresentam situações vividas após a edição da lei em 2001. Por isso, consideramos continuar a levantar os documentários e produções ficcionais que expressem as transformações operadas após a lei da reforma psiquiátrica. Realizamos algumas entrevistas com atores da reforma psiquiátrica brasileira e levantamos material audiovisual atual. Nesse momento estamos discutindo os processos de reforma psiquiátrica que aconteceram fora do eixo Rio-São Paulo como é o caso de Minas Gerais e dos estados do Nordeste. O papel da ditadura civil-militar (1964-85) na conformação do cenário manicomial também ganham destaque na pesquisa. Nesse período a politização da juventude e o enfrentamento à ditadura era vista como um problema psicológico, culminando na internação em manicômios judiciários e privados. A Comissão Nacional da Verdade mesmo com um trabalho extenso não conseguiu mapear de modo consistente essas ocorrências pela inexistência de dados. Também discutimos um paradigma ético-estético relacionado à experiência da loucura que constrasta com o enquadre médico que remete à doença mental. Destacamos as produções estéticas como via de pensar a loucura de outro modo, tais como na obra de Lima Barreto e Antonin Artaud. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa em curso vem produzindo novas modelagens, ampliando a dimensão jurídica-política da reforma psiquiatrica, a partir da lei 10.216. Vem ganhando corpo alinhado ao paradigma ético-estético. A aproximação com narrativas produzidas pelo cinema e a cartografia de diversos filmes em torno da temática da saúde mental, nos possibilita compreender novas narrativas oriundas, sobretudo, do cinema-documentário. Como produto final da pesquisa, propomos a confecção de um material audiovisual, em formato de documentário, com a projeção dos nossos achados.  

10204 MÚSICA E ENVELHECIMENTO ATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Eloiza Augusta Gomes, Maria Flávia Gazzinelli Betony

MÚSICA E ENVELHECIMENTO ATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores: Eloiza Augusta Gomes, Maria Flávia Gazzinelli Betony

Apresentação: Em nossa sociedade, a velhice é marcada por grandes opressões e exigências sejam elas do grupo familiar a que pertença, seja da própria burocracia e justiça as quais o idoso encontra-se submetido. Com o envelhecimento da população, num ritmo acelerado, que vem ocorrendo nas últimas décadas no mundo, tornou-se uma importante prioridade de saúde públicas desenvolver políticas voltadas para a promoção do envelhecimento com maior qualidade de vida. Objetivo: relatar a experiência docente, utilizando a música para desenvolver atividades educativas, junto aos idosos, em unidades básicas de saúde. Desenvolvimento: após a reunião dos idosos três músicos, integrantes do grupo musical Segura o Choro!, juntaram-se aos idosos e começaram a tocar, uma vez que, uma das propostas do projeto musical era a de levar o Choro para as pessoas que de alguma maneira não tinham acesso a ele. Assim, iniciaram a “roda” com o Choro intitulado “Flor Amorosa” de Joaquim Antônio Callado e Catulo Cearense. Percebeu-se uma sensação de pertencimento por parte de alguns deles, talvez pela proximidade, no caso dos idosos, pois o Choro remete à lembrança de um passado. Em um canto da sala, com a emoção aflorada, uma senhora já gesticulava ao som desse samba arriscar uns passinhos e na sequência outras já tinham se animado e dançavam juntas. Foi feito um sorteio de camisa do grupo no momento de intervalo. Esse encontro perfez um total de mais ou menos duas horas. Resultado: alguns pontos positivos sobre essa ação foram relatados como a visível satisfação dos idosos. Para Profissionais da Saúde, a música pode funcionar como motivação e relataram que as reuniões dos grupos operativos passaram a ter maior frequência quando se avisava que o encontro seria finalizado com uma “roda “de Choro. Além disso, a música, em especial a “roda “de Choro, melhora a percepção, os desenvolvimentos cognitivos e emocional e consequentemente a capacidade de envolvimento, escuta e interação de forma mais responsável e sensibilizada, tanto para os músicos como para os ouvintes. Assim como, na “roda” de Choro, o grupo é formado por diferentes músicos e diversas habilidades instrumentais, nos grupos com idosos observa-se que eles, em função de suas singularidades, trazem experiências diferentes. Em ambos os contextos - “roda” de Choro e o encontro com pequenos grupos de idosos - o desafio de harmonizar situações, habilidades e competências é não só instigante, mas também constante. Considerações finais: considera-se que a música possa servir como motivador para o aprofundamento de pesquisas posteriores, voltadas para o envelhecimento ativo, em nossa sociedade e fomentar a reflexão sobre a formação mais autônoma e crítica de profissionais da Saúde.

10212 EXTENSIONAR-SE ENTRE A CLÍNICA, A ARTE E A CIDADANIA: corpo-a-corpo com a vida das Ruas de Campinas
Cathana Freitas de Oliveira, Jonathas Justino, Luana Marçon, Henrique Sater de Andrade, Sergio Carvalho Resende

EXTENSIONAR-SE ENTRE A CLÍNICA, A ARTE E A CIDADANIA: corpo-a-corpo com a vida das Ruas de Campinas

Autores: Cathana Freitas de Oliveira, Jonathas Justino, Luana Marçon, Henrique Sater de Andrade, Sergio Carvalho Resende

Apresentação: As estratégias de Redução de danos no atendimento às pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas e que permanecem em situação de rua ocupam um lugar central no contexto atual de discussão da saúde no Brasil. Este trabalho propõe-se a apresentar as ações desenvolvidas através de um projeto de extensão universitária, elaborado para experimentação e discussão da criação artística e cultural no contexto das práticas de cuidado em saúde. O trabalho desenvolvido pela equipe do Coletivo Conexões: Subjetividade e Saúde Coletiva- de pesquisadores e extensionistas - e os trabalhadores da equipe do Consultório na Rua (CnaRua) consistiu em intervenções de campo em rodas de música, com objetivo de explorar a interface arte-cuidado-cultura entre os moradores em situação de rua. As rodas aconteciam com frequência semanal, e durante as semanas de desenvolvimento do projeto sustentaram um número variado de participantes. Era nítido que o movimento de aproximação deles crescia de acordo com alguns fatores como a localidade do centro da cidade onde a van do CnaRua parava para fazer atendimentos, a limitação na participação das mulheres nos espaços de roda de samba e os dias mais frios de inverno onde cantar era manter-se acordado e sem fazer uso de drogas por algumas horas do dia, por exemplo. A participação de alguns usuários com mais aptidão para música também mudava o rumo das rodas e o tempo de permanência destas com músicas, já que eles revezavam com o agente de redução de danos que sustentava o instrumental. As anotações cartográficas, desenvolvidas de acordo metodologia do projeto, de estudantes (graduação e pós graduação), trabalhadores e relatos de usuários mostraram que a experiência estética artística no desenvolvimento de cuidados em saúde na atenção à saúde desta população se mostra um importante dispositivo para formação de vínculo e cuidado. Como efeito do trabalho, percebemos a música como promotora do resgate de experiências dolorosas e também alegres dos participantes abrindo janelas de comunicação e aproximação a serem exploradas para gerar novos desejos pela vida e pelos cuidados em saúde. Intervindo e investigando, descobrimos no fazer artístico - a arte do encontro - buscando tensionar e potencializar práticas de cuidado. Como efeitos, buscamos superar e questionar práticas centradas em torno da tradição clínica - médica e psi – que hegemoniza o cuidado em saúde. Procuramos, neste processo, ir além do que comumente se observa nos serviços – inclusive de muitos daqueles que se esforçam em garantir a integralidade com a humanização das práticas de atenção e gestão à saúde – que pautam suas ações a partir da lógica dos saberes que tendem a normatização - sobre o corpo-indivíduo- e normalização - sobre o corpo-espécie dos que vivem nas ruas. Apostamos aqui na invenção de um ´dispositivo  extensão´ como um encontro entre a academia e práticas de cuidado que são oferecidas na Rua que, ao se depararem com seus vórtices de produção e circulação, precisa ser a todo o momento reinventada por tensionar saberes ditos “científicos”, que muitas vezes interditam e colonizam aqueles para quem dirige seu olhar.

6323 RELATO DE EXPERIÊNCIA DE VISITAS A UMA UNIDADE DE APOIO PSICOSSOCIAL AO SERVIDOR
Tayna Sena

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE VISITAS A UMA UNIDADE DE APOIO PSICOSSOCIAL AO SERVIDOR

Autores: Tayna Sena

Apresentação: Dentre as possibilidades de atuação da Psicologia no contexto da promoção de saúde, estão às intervenções em contextos laborais e organizacionais como um todo, de forma a entender como os membros dessas instituições são afetados pelas dinâmicas ali existentes. As instituições de educação universitária vêm apresentando alta demanda de sofrimento psíquico de discentes. Apesar disso, nem sempre estas possuem um programa voltado para esse público. O presente trabalho busca descrever a experiência de estágio básico em Psicologia da Saúde, de um grupo de estudantes do 7º semestre do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir de visitas e intervenções realizadas a um serviço de apoio psicossocial ao servidor e ao estudante de uma universidade pública localizada na cidade de Belém do Pará. Inicialmente, foram feitos contatos com as profissionais envolvidas – psicóloga e assistente social – por meio de duas visitas ao serviço. As visitas foram realizadas entre maio e abril de 2019, e optou-se por uma metodologia qualitativa para a coleta de dados, com uso de entrevistas semiestruturadas para obtenção das principais informações sobre o serviço e atuação junto aos servidores. Diante do relato da psicóloga referente ao crescente adoecimento dos estudantes, os quais tem buscado o serviço, apesar deste não ter sido inicialmente pensado para o público estudantil, optou-se por realizar uma roda de conversa aberta aos estudantes universitários não somente daquele campus, mas do município de Belém (PA), com o intuito de promover um diálogo sobre a importância da divulgação desse problema e da prevenção. 24 pessoas participaram da roda de conversa. Nela, foi entregue um questionário com 9 questões semiabertas, sendo respondido por 15 pessoas, sobre depressão e ansiedade para que os participantes pudessem respondê-lo antes de começar a roda. Utilizamos também uma apresentação em slides, expondo dados estatísticos sobre adoecimento na graduação, algumas informações a respeito de ansiedade e depressão, pequenos vídeos demonstrativos de situações comuns no dia a dia de um universitário e informações a respeito de atendimento psicológico gratuito em Belém. Como resultado, foi possível identificar que, em uma amostra de 15 alunos, mais da metade sentia-se sobrecarregado com as tarefas da universidade e 12 discentes alegaram ter alguma dificuldade para dormir e preocupação excessiva. Ademais, os alunos admitiram ter palpitações cardíacas e sensação constante de medo. Em relação ao desânimo, 11 alegaram sentir-se indispostos e desmotivados. A intervenção possibilitou um momento de acolhimento, com trocas de informações e experiências, de modo que os alunos que participaram da roda tiveram contato com informações que pudessem ser utilizadas para diferenciar a ansiedade comum do organismo e a ansiedade patológica, e a tristeza e a depressão. Além do mais, foi possível divulgar serviços psicológicos voltados para estudantes. Conclui-se sobre a necessidade de criação de mais programas de atendimento psicossocial específico para os discentes, uma vez que o serviço na instituição pesquisada se encontra sobrecarregado com as demandas tanto dos servidores, quanto dos alunos.

10325 O PERÍODO PUERPERAL E A SEXUALIDADE DA MULHER: RETRATO DA EPISIOTOMIA
Rayanne Coco Cunha, Caroline Gomes Marambaia, Bianca Dargam Gomes Vieira, Valdecyr Herdy Alves, Diego Pereira Rodrigues, Vivian Linhares Maciel Almeida, Tatyane Ferreira Calvão

O PERÍODO PUERPERAL E A SEXUALIDADE DA MULHER: RETRATO DA EPISIOTOMIA

Autores: Rayanne Coco Cunha, Caroline Gomes Marambaia, Bianca Dargam Gomes Vieira, Valdecyr Herdy Alves, Diego Pereira Rodrigues, Vivian Linhares Maciel Almeida, Tatyane Ferreira Calvão

Apresentação: A atenção de enfermagem no período do puerpério é importante para a promoção de estratégias que vão ao encontro das demandas de cuidado à mulher e de suas expectativas. Nesse sentido, há uma carência de estudos que favoreçam um cuidado puerperal, visto que os principais temas de estudos estão no cuidado gestacional e na atenção ao parto e nascimento, e muitas das vezes o puerpério torna-se um período "obscuro" frente às ações de cuidado junto às mulheres, sendo negligenciada a compreensão do cuidado puerperal e as dificuldades vivenciadas por elas. Assim, uma das importantes estratégias de cuidado da enfermagem, são as ações que favoreçam a brevidade no retorno das expressões da sexualidade das mulheres, incluindo reinício da atividade sexual. Atualmente, a sexualidade é considerada um dos cinco parâmetros de saúde do indivíduo. Por se constituir um aspecto central da nossa personalidade, exige a compreensão do eu (mulher) em suas relações afetivas e de como ela se relacionará com os outros com o propósito de expressar sentimentos de amor e prazer. Sendo assim, a sexualidade nas mulheres tem diferentes significados e expressões, que são vivenciados por cada uma em seu cotidiano, tornando-se uma importante estratégia a ser enfatizada e direcionada a um cuidado especializado, frente às dificuldades do puerpério. A episiotomia também pode gerar diversos reflexos na mulher em seu período puerperal, sejam elas físicos ou emocionais, dentre eles hematomas; dor; dispareunia (dor durante a relação sexual); alterações anatômicas na vagina; aumento do risco de infecção; incontinência urinária e fecal em decorrência do alargamento do canal vaginal; lacerações mais profundas de terceiro e quarto grau; diminuição das atividades rotineiras durante o puerpério, além de afetar negativamente a autoimagem e a autoestima, influenciando negativamente o exercício de sua sexualidade. Desse modo, a Enfermagem tem como estratégia orientar essas mulheres com relação ao autocuidado para garantir sua plena sexualidade nesse período de grandes mudanças. O enfermeiro tem que buscar foco não só nas alterações físicas da mulher, mas ouvi-lá com relação às suas dúvidas e inseguranças a respeito da sexualidade, com enfoque clínico-educativo. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar a percepção das mulheres puérperas em relação à influência da episiotomia na sua sexualidade. Estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com doze puérperas de parto normal e episiotomizadas, por meio da técnica não probabilística para o recrutamento, que deu-se inicialmente no Hospital Universitário Antônio Pedro. Utilizou-se entrevistas semiestruturadas, aplicadas durante os meses de agosto a setembro de 2018. Os dados foram gravados em aparelho digital com prévia autorização das participantes, transcritos integralmente e submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática, sendo utilizada a Unidade de Registro (UR) a partir da temática, como estratégia de organização do seu conteúdo. A colorimetria permitiu a identificação e o agrupamento de cada unidade, possibilitando uma visão geral da temática. As entrevistas originaram as seguintes UR: sexualidade das mulheres no puerpério; medo do retorno da atividade sexual; incômodo sexual como reflexo da episiotomia; mudança do comportamento de vida; episiotomia como retirada de direito de escolha; episiotomia e complicações no puerpério e o novo significado do seu corpo. Essas UR fundamentaram a construção das seguintes categorias temáticas: 1) A sexualidade da mulher após a episiotomia; 2) Sentimentos e sensações da puérpera frente à episiotomia em relação ao seu corpo. O medo de reiniciar as atividades sexuais pode ser observado nos discursos das mulheres, sendo um dos principais motivos para o adiamento do retorno de sua atividade sexual. Esse sentimento não deve estar relacionado à prática sexual, mas com a episiotomia, ocasionou um complicador para o reinicio das atividades sexuais. A dor e a falta de sensibilidade no períneo foram características marcantes nos discursos das mulheres. A mulher não precisa retomar às suas atividades sexuais no puerpério, estando sem vontade e sem desejo. Cabe à enfermagem possibilitar à mulher a oportunidade de resgatar sua sexualidade naturalmente, com apoio e esclarecimento às dúvidas relacionadas com a episiotomia. Os incômodos após a episiotomia interferiram diretamente na atividade sexual das mulheres, bem como o sentimento de vergonha com seu corpo, demonstrando o quanto esse procedimento traz efeitos maléficos quando se trata da vivência da sexualidade e da própria vida, como a execução de atividades diárias. As mulheres não foram informadas que seriam direcionadas ao procedimento, antes ou em qualquer momento do trabalho de parto e parto. Algumas só perceberam que haviam sido submetidas à episiotomia no momento da episiorrafia. Em contrapartida, os discursos a seguir trazem relatos a respeito da necessidade da episiotomia, justificando-a como algo realmente necessário para facilitar n momento do parto, o que não se confirma com as reais indicações para a realização desse procedimento cirúrgico. Pode-se observar que a episiotomia traz consequências negativas no puerpério, tais como infecção no local do procedimento e dificuldades com relação às atividades cotidianas normais das mulheres. Infere-se, portanto, que aquelas que não retornaram à Unidade de Saúde para tratarem adequadamente essas complicações, não foram devidamente orientadas com relação à continuidade do cuidado durante o puerpério. Nos discursos a seguir, é possível observar que a episiotomia deixa uma cicatriz que incomoda e afeta significativamente a autoimagem da mulher, trazendo sentimentos de vergonha e depreciação do próprio corpo, o que demonstra que os reflexos desse procedimento cirúrgico estão presentes no momento do parto e principalmente no puerpério, quando ela olha para si mesma e observa as mudanças que ocorreram em decorrência do ciclo gravídico-puerperal. Desse modo, evidencia-se a necessidade de um cuidado contínuo para a mulher no puerpério, fazendo-se necessário esse acompanhamento em prol da sua saúde, sexualidade e autoimagem. Conclui-se que a episiotomia aplicada junto às mulheres no contexto do parto para facilitar a passagem do bebê, ocasiona algumas complicações, principalmente a dor local, a dispareunia e os distúrbios de autoimagem e autoestima quanto aos seus corpos. Assim, torna-se necessário que essa intervenção seja realizada com mais critério, e não realizada de forma rotineira em maternidades. Entende-se que a episiotomia deve ser realizada com a comprovação da real necessidade do seu ato, sendo a mulher sempre informada a respeito da intervenção, tendo esse direito como uma autonomia compartilhada para um cuidado seguro. Desse modo, há necessidade de recomendação de novos estudos que suscitem a reflexão sobre a sexualidade das puérperas, visto que a temática ainda é vista com um teor de censura e, desta maneira, pesquisas tem a possibilidade de debater as estratégias para reduzir os medos e conflitos das mulheres sobre o assunto.

11312 INFECÇÃO PELO VÍRUS VARICELLA-ZOSTER(VVZ): SAÚDE PÚBLICA VERSUS CULTURA
Ariane Salim Do Nascimento, Rayanne Rammily Rodrigues Pamplona, Leilane Almeida de Morais, Alessandra Conceição Leal, Ana Clara Lima Moreira, Eliza Paixão Da Silva, Ianka Carolline Da Silva Saldanha

INFECÇÃO PELO VÍRUS VARICELLA-ZOSTER(VVZ): SAÚDE PÚBLICA VERSUS CULTURA

Autores: Ariane Salim Do Nascimento, Rayanne Rammily Rodrigues Pamplona, Leilane Almeida de Morais, Alessandra Conceição Leal, Ana Clara Lima Moreira, Eliza Paixão Da Silva, Ianka Carolline Da Silva Saldanha

Apresentação: A infecção por herpes- zoster ocorre pela reativação do vírus da varicela em latência, desse modo, essa reativação acarreta no enfraquecimento do sistema imunológico, principalmente de portadores de doenças crônicas, neoplasias, AIDS e outras, tendo sua manifestação na fase adulta. A doença é conhecida popularmente como cobreiro, a qual culturalmente é atribuída pelo contato com aranhas, osgas etc., dessa maneira, há a crença de que somente com a busca dos serviços de uma benzedeira pode-se interromper o seu avanço e realizar a cura. Com isso, entra-se em um impasse entre a cultura – a qual também é importantíssima para o desenvolvimento do cuidado- e a saúde pública, que em partes é prejudicada pela baixa procura ao serviço de saúde e falta de informação relacionada à infecção supracitada. Por este motivo, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem frente a proposta de relacionar a infecção pelo vírus varicella-zoster(VVZ) à cultura, e a apresentação deste em forma de seminário durante a disciplina de doenças infecciosas e parasitárias. Descrição da  experiência: Estudo descritivo, com desenvolvimento qualitativo, do tipo relato de experiência, buscando descrever a experiência de acadêmicas de enfermagem na elaboração de um seminário para apresentação e discussão em sala de aula sobre a infecção pelo vírus e a cultura regional relacionada à este. O roteiro do seminário foi planejado durante as aulas teóricas da disciplina doenças infecciosas e parasitárias de uma Universidade de Belém (PA), onde o docente responsável orientou as acadêmicas a realizarem conversas informais com seus conhecidos e familiares abordando sobre o tema proposto, indagando sobre o tratamento, cuidados e complicações nesta situação. O seminário foi baseado no Guia de vigilância em saúde do Ministérios da saúde, sendo assim, o grupo criou um estudo de caso hipotético, no qual fosse possível explanar sobre as crenças e costumes relatados por seus conhecidos. Por fim, houve a apresentação do referido trabalho e posteriormente uma discussão sobre os pontos que mais chamaram atenção. Resultado: As acadêmicas puderam perceber após conversar com pessoas próximas, quão presente se a faz a cultura durante o processo de infecção, e os riscos que a falta de informação podem ocasionar durante o seu curso. Isso se mostrou após relatos de que a infecção (cobreiro) só seria tratada com o auxílio de uma benzedeira e caso não houvesse tratamento realizado pela mesma, este indivíduo iria à óbito, sem sequer procurar o serviço de saúde realizando apenas automedicação, que por vezes pode complicar o caso. Em sala de aula, foi possível notar o choque da turma ao saber por meio do estudo de caso os malefícios causados pela automedicação e as barreiras a serem enfrentadas para prestar cuidado à esses indivíduos. Considerações finais: Mostra-se a relevância do papel do enfermeiro na classificação dos sinais e sintomas, a importância da educação em saúde quanto à sensibilização da atualização do calendário vacinal. E também, a necessidade de entender as características culturais inerentes ao ser humano e adequa-las as prescrições de enfermagem.

11442 DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DOS POVOS INDÍGENA WAI WAI DA COMUNIDADE JATAPUZINHO-CAROEBE/RR.
Geneide Souza dos Santos, Inara Do Nascimento Tavares

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DOS POVOS INDÍGENA WAI WAI DA COMUNIDADE JATAPUZINHO-CAROEBE/RR.

Autores: Geneide Souza dos Santos, Inara Do Nascimento Tavares

Apresentação: Este trabalho é um resultado de diagnóstico situacional da Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Indígenas Wai Wai, é uma pesquisa de campo que foi realizada no quinto semestre do curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena, Universidade Federal de Roraima. A pesquisa teve como objetivo principal analisar sobre a situação de Segurança Alimentar e Nutricional dos povos indígenas Wai Wai da Comunidade Jatapuzinho, Terra Indígena Trombetas Mapuera. Trata-se de uma pesquisa de campo observacional, de análise quantitativa e qualitativa. Através do roteiro de entrevista semiestruturada, foi possível realizar entrevistas com o tuxaua da comunidade, um agente de saúde, um agente de saneamento, e duas famílias da comunidade sobre a situação de segurança alimentar e nutricional. Os questionários tiveram com finalidade de conhecer a realidade da questão da situação alimentar do povo Wai Wai. Questionários aplicados: Qual a sua participação na produção de seu alimento? Há dificuldades para obtenção/produção de seu alimento?  Há mudanças na alimentação? Você conhece as políticas públicas referentes a alimentação que existem em sua comunidade? A parte dos conhecimentos das crianças foi feito desenho da Mapa da comunidade. Esse mapa indicou as áreas onde se produz alimentos. Alimentos que são plantados na comunidade (roças). Resultado os entrevistados responderam positivamente que, são autos suficientes na produção de alimentos para consumo próprio, tudo orgânico sem adubo e sem agrotóxicos. Existe também o grande uso de Recursos naturais de forma Sustentável, que são os recursos vegetais e animais encontrados em cada paisagem que consideram importante para sustentabilidade e do seu modo de vida. O trabalho na roça e na plantação é uma importância fundamental na produção de alimentos. As principais espécies plantadas são: abacaxi, banana, cana-de-açúcar, mamão, tubérculos como cará e batata e, sobretudo, a mandioca brava, da qual fazem, após extrair a toxina, o beiju, farinha e bebidas de tapioca (goma) misturado com suco de buriti, bacaba, patoá. Além da agricultura de coivara, nossas atividades de subsistência se baseiam na caça, na pesca e na coleta de produtos silvestres. Principais produtos da caça são: anta, veado, porco do mato, mutum, jacamim, cutia, paca, tatu, jabuti e arara. Os peixes mais comuns são: trairão, surubim, pacu e piranha. A coleta traz importante complemento na alimentação, em que se destacam: cajus silvestres, açaí, buriti, pupunha e nozes, principalmente, a castanha do Brasil/Pará. Sendo assim precisa garantir a qualidade de alimentação tradicional dos povos Indígenas wai wai, assim como valorizar a alimentação pensando na importância de proteger as crianças, adolescentes e idosos dos apelos do consumo de alimentos industrializados dentro das comunidades para ter uma vida saudável.

11337 O VAIVÉM DESSE MUNDO DAS DROGAS - POLÍTICAS, SERVIÇOS E OS DESAFIOS DO CUIDADO EM BELÉM DO PARÁ
Marilda barbedo Couto, marcio mariath belloc, artur barbedo couto, Karol Veiga Cabral

O VAIVÉM DESSE MUNDO DAS DROGAS - POLÍTICAS, SERVIÇOS E OS DESAFIOS DO CUIDADO EM BELÉM DO PARÁ

Autores: Marilda barbedo Couto, marcio mariath belloc, artur barbedo couto, Karol Veiga Cabral

Apresentação: O trabalho propõe uma reflexão sobre as políticas públicas relativas ao cuidado das pessoas com problemas vinculados ao uso de drogas. Tal reflexão dar-se-á a partir de uma perspectiva histórica sobre os movimentos de construção do chamado campo álcool e outras drogas, especialmente a experiência do estado do Pará, atravessada, obviamente, pelas diretrizes das políticas nacionais. Objetiva-se a construção de ferramentas para a abordagem do momento atual, desde a macropolítica, até a micropolítica do cuidado, considerando suas implicações e desafios. No que concerne ao cuidado específico de pessoas com necessidades relacionadas às drogas, o Ministério da Saúde instituiu, em 2003, a Política Setorial para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e Outras Drogas, através da qual o Brasil reconhece oficialmente o problema afeto à área da saúde, traçando diretrizes e ações específicas para seu cuidado, em consonância com os princípios da reforma psiquiátrica. A questão do uso abusivo de álcool e outras drogas é inserida então, no contexto do movimento de reforma psiquiátrica e na organização de redes de saúde no Brasil. Até então, os movimentos sociais da luta antimanicomial e saúde mental não haviam se ocupado também em discutir e propor amplamente estratégias de cuidado para  usuários de drogas, inclusive em momentos de grandes encontros nacionais, a exemplo da primeira e segunda Conferências Nacionais de Saúde Mental. A política em questão visou consolidar uma rede de cuidados que funcione de forma regionalizada, hierarquizada e integrada de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), constantes na Constituição Federal de 1988, estabelecidos pelas leis orgânicas da saúde: Lei nº 8.080/90, Lei nº 8.142/90. Por outro lado, a Lei nº 11.343 de 2006 (Brasil, 2008), em seu artigo nº 28, previu medidas/penas alternativas para o porte de drogas para fins de consumo pessoal em contraposição a lei anterior datada de 1976, que previa a privação de liberdade. Entretanto, com o não estabelecimento de critérios objetivos, a lei contribuiu para a manutenção da lógica proibicionista, dispondo de outros caminhos. o uso e o abuso de drogas foi se configurando no Brasil cada vez mais como um grave problema de saúde pública, demandando que a questão das drogas adentrasse no cotidiano dos serviços, práticas e instituições de Saúde através da política de saúde mental, tendo como referência a Lei 10.216/2001 que estabelece a Reforma Psiquiátrica do país e também define as três modalidades possíveis de internação psiquiátrica: a voluntária, dá-se com o consentimento do sujeito que se encontra em sofrimento psíquico; a involuntária que acontece a partir da solicitação de terceiros e contra a vontade do sujeito, sendo que o procedimento deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicado ao Ministério Público de jurisdição instutucional. A terceira modalidade, a internação compulsória, deve ocorrer somente mediante determinação judicial. Além disso, é válido ressaltar que a referida Lei, em seu Art. 4º, assegura que a internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes10. Desta forma, a proposta de atenção e cuidado a esses usuários opõe-se de forma evidente e coerente às práticas que privilegiem o tratamento em estabelecimentos fechados, tendo como único propósito a manutenção da abstinência total. Frequentemente as equipes de saúde se vem às voltas com processos de internação decididos por juízes e promotores, alguns dos quais violam a Lei nº 10.216 pela ausência ou desatualização de laudos médicos. Em alguns casos, o tempo de internação já vem prescrito, extrapolando em muito o tempo de permanência previsto nos equipamentos do cuidado. Outras vezes, a internação é negociada com o sujeito e a família, como forma de redução ou substituição da pena, algo aos moldes da justiça terapêutica. A emergência  de novas políticas e diretrizes para o cuidado desses usuários, não extinguiu a racionalidade criminal impressa históricamente no corpo desses sujeitos. Assim sendo, observamos que as estrtaégias de controle social ataualizaram-se em contínuos como saúde-justiça, doença-criminalidade. Como nos diz Rosa Del Omo, o sujeito é perverso mas também (e sobretudo) é doente. É o perverso/doente. Condenado será a tratar-se. Recolhido deverá permanecer pelo tempo determinado na sentença pela doença. Trata-se de uma reclusão clínica. É a justiça em sua virtude inclassificável, conforme Wolff1, intervindo ou tratando do vício e da vida. Por outro lado, as equipes de saúde julgam atos ilícitos, delinquências e também prescrevem sentenças. Ainda segundo a mesma autora trata-se doente/perverso na clinica reclusa, que reconhece o doente, mas sobretudo o perverso. Tratado será então para melhorar-se, tornar-se virtuoso e bom. Renascerá em perfis traçados nas receitas comportamentais ou boas condutas. O espaço institucional é então controlado e organizado dentro de uma ordem pré-estabelecida. Um esquadrinhamento, que define e predispõe o espaço para a disciplina. A disciplina nos diz Foucault14, às vezes exige uma cerca, visível ou não, acrescentamos. Ideias, crenças e comportamentos são esquadrinhados tanto no grupo dos trabalhadores/gestores como no dos usuários e destes na fronteira da sua relação. No estado do Pará, como em todo o país, a  indefinição da política de cuidado para pessoas em sofrimento psíquico relacionado ao uso de drogas, além de facilitar a proliferação das comunidades terpêuticas, gerou importante demanda reprimida. Somente em junho de 1986, através do Decreto de nº 4.351, o Estado dá o primeiro passo em direção ao estabelecimento de uma política sobre drogas que instituiu o Sistema Estadual de Prevenção, Fiscalização e Repressão de Entorpecentes e, nesse ínterim, o Conselho Estadual de Entorpecentes do Pará (CONEN) como órgão central e integrante da Secretaria de Estado de Justiça (SEJU). Apesar de representar para a época um grande avanço, assim como em outros estados da federação, o referido Conselho pautou no proibicionismo todas as suas ações, principalmente as ações dos eixos prevenção e repressão. A composição do CONEN evidenciava o controle estatal sendo composto por nove representações de órgãos estaduais e dois representantes não governamentais. São elas:  Casa Civil,  Secretaria de Estado de Justiça, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Fundação de Bem-Estar Social do Pará, Polícia Militar do Estado, um comunicador social, um representante da comunidade e um jurista versado em assuntos de entorpecentes e de comprovada experiência no âmbito do Juizado de Menores, especialmente. Até o ano de 1998, o CONEN promovia escuta e aconselhamento a usuários e familiares que, aflitos, buscavam o órgão em busca de atendimento. Tal intervenção era feita principalmente por técnicos da SEJU disponibilizados para trabalhar em apoio às deliberações do Conselho, que realizavam encaminhamentos para as Comunidades Terapêuticas existentes à época. Entre os anos de 1992-1993 o conselho solicitou as autoridades a criação de um espaço para o tratamento das pessoas em sofrimento psíquico decorrentes do abuso de drogas - os chamados drogadictos. O novo serviço - Centro de Prevenção e Recuperação de Dependentes de Drogas (CENPREN) - foi criado no bojo da secretaria de justiça, mas percebe-se que apesar disso, foi constituído e bordado por linhas que trazem em si a lógica da reforma psiquiátrica. Tais elementos contribuiram na resitência da equipe do novo serviço, aos clamores advindos de diversos setores proibicionistas, no sentido da justiça terapêutica constituir-se em uma de suas bases norteadoras

5872 AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Igor Vinicius Santos de Andrade, Priscila Tamar Alves Nogueira, Marina Alves Caminha

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores: Igor Vinicius Santos de Andrade, Priscila Tamar Alves Nogueira, Marina Alves Caminha

 Apresentação: A Extensão Universitária é uma das formas que permite o fortalecimento da relação universidade-comunidade, proporcionando o diálogo entre as partes, bem como o desenvolvimento de ações sócio-educativas que priorizem a superação das condições de desigualdades e exclusão existentes. Dessa forma, a medida em que ocorre a socialização, há a possibilidade de disponibilização do conhecimento em prol da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. 1 O seguinte trabalho tem o objetivo de relatar as experiências vividas em um projeto de extensão universitária acerca do acidente vascular cerebral (AVC) desenvolvido na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e posto em prática com pacientes e acompanhantes que aguardavam nas salas de espera dos ambulatórios de clínica médica e cirurgia do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Desenvolvimento: Realizamos três ações ao longo de um semestre, nas quais nos dividíamos em pequenos grupos de duas ou três pessoas e, após uma apresentação breve de quem éramos e a razão de estarmos ali, abordávamos aos que se mostravam interessados. Dava-se prioridade em seguir um modelo de metodologia ativa na qual buscava-se, primeiramente, reconhecer o conhecimento prévio do indivíduo e a partir dele iniciar uma conversa que tentasse explicar de forma simples e objetiva os principais aspectos do AVC, englobando sua definição, como ocorria, fatores de risco, medidas preventivas e como reconhecê-lo e buscar ajuda. Contamos com o auxílio de pôsteres como recursos gráficos, ilustrando a sintomatologia da doença e o mnemônico SAMU (Sorriso; Abraço; Mensagem; e Urgência), utilizado por nós para facilitar a fixação do conteúdo, e as medidas preventivas. Resultado: Desde o início das ações percebemos uma receptividade positiva pela maior parte dos acompanhantes e pacientes. Alguns nos chamavam espontaneamente para que falássemos sobre a doença, outros se contentavam em ficar de ouvidos atentos enquanto conversávamos com alguém próximo. Muitas vezes percebíamos o interesse escondido pela timidez e íamos de encontro a essas pessoas. Houveram vários relatos de episódios com pessoas próximas, ou até mesmo a história pessoal, o que contribuiu para que esses indivíduos manifestassem um interesse maior, especialmente nos aspectos de prevenção, reconhecimento e na forma de buscar ajuda. Considerações finais: O contato com a comunidade é parte fundamental na formação de um profissional de saúde e uma condição sine qua non para o processo de humanização. Os projetos de extensão devem buscar levar informação em saúde à população de uma forma acessível, gerando a partir de então atitudes preventivas e um maior entendimento do processo saúde-doença que resultaram, por sua vez, em impactos econômicos, epidemiológicos e sociológicos. “Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender”. Blaise Pascal

10676 ARTE GESTACIONAL COMO AGENTE TRANQUILIZADOR NO PRÉ-PARTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Camila Araújo de Albuquerque, Alessandra Aparecida de Saldes, Paloma Maria Oliveira de Almeida, Camila Dias da Silva Barros, Joanna Francyne Silva de Barros

ARTE GESTACIONAL COMO AGENTE TRANQUILIZADOR NO PRÉ-PARTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores: Camila Araújo de Albuquerque, Alessandra Aparecida de Saldes, Paloma Maria Oliveira de Almeida, Camila Dias da Silva Barros, Joanna Francyne Silva de Barros

Apresentação: O presente estudo é um relato de experiência sobre uso da arte gestacional observada durante estágio curricular supervisionado ofertado pela Faculdade Pernambucana de Saúde e tem por objetivo relatar os efeitos positivos dessa terapia para o bem estar materno. Desenvolvimento: A gestação é um processo intenso, de grandes mudanças físicas, sociais e mentais, as quais interferem e modificam a vida da gestante em cada etapa. A arte gestacional surge como forma de agente tranquilizador para a mulher, pois além de apresentar melhora na ansiedade gerada pela espera, a gestante tem a oportunidade de sentir e visualizar as partes fetais de acordo com a ideia artística proposta e aplicação de técnicas de palpação. A arte foi realizada no dia 25 de setembro de 2019, por enfermeira obstetra com auxílio de acadêmicos de enfermagem, no setor Pré-parto em maternidade de referência do Recife, fazendo uso de lápis, tintas, pincéis, assim como outras técnicas de relaxamento em conjunto, como a musicoterapia e penumbra. Foi realizada após identificação de paciente com grande ansiedade devido a trabalho de parto prolongado, medo do parto e angústia. Para dar início a arte gestacional foi utilizada primeiramente à manobra de Leopold para identificar estática fetal, utilizando a música durante todo o processo, com finalidade de relaxamento, de acordo com escolha e consentimento da mulher, sendo possível observar imediatamente efeitos positivos na tríade medo-tensão-dor. Concomitante ao processo artístico, um diálogo foi estabelecido, promovendo um escuta acolhedora e qualificada por parte da profissional e dos estudantes envolvidos. Resultado: A abordagem holística vivenciada nesse relato proporcionou um alívio mental e físico, gerou impacto positivo no período pré-parto e inseriu a mulher em seu papel como protagonista do processo gravídico. Após a arte gestacional, a gestante dialogava com equipe facilmente, compartilhava com sua acompanhante a satisfação com o resultado e desejo de fotos para recordação, por fim, adormecendo. Sendo assim, a arte gestacional transpassa a ideia de ser um simples desenho ou pintura, é uma forma lúdica de humanização e estratégia da equipe, que pode ser usada como mais uma ferramenta na assistência à mulher no período pré-parto. Considerações finais: A gestação é um processo único para cada mulher e a arte gestacional proporciona uma experiência lúdica, subjetiva, intensa e única para a gestante. A mulher consegue experimentar momentos agradáveis em seu corpo e em sua mente, que inclusive pode melhorar o vínculo materno/fetal. A pintura realizada em gestantes é uma ferramenta não farmacológica simples e acessível, que quando usada corretamente pode diminuir o desconforto da paciente. Portanto, conclui-se que a arte gestacional em conjunto com a musicoterapia foi fundamental para a gestante, demonstrou qualidade da equipe, estratégia relevante no cuidado humanizado da parturiente.

11474 AVALIAÇÃO DA DISPONIBILIDADE PARA APRENDIZAGEM INTERPROFISSIONAL DE PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Juliana Nunes Fernandes, Rosana Aparecida Salvador Rossit, Jaqueline Nunes Fernandes

AVALIAÇÃO DA DISPONIBILIDADE PARA APRENDIZAGEM INTERPROFISSIONAL DE PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores: Juliana Nunes Fernandes, Rosana Aparecida Salvador Rossit, Jaqueline Nunes Fernandes

Apresentação: A Educação Inteprofissional (EIP) é uma abordagem que possui a capacidade de melhorar a qualidade da atenção em saúde, além de contribuir para a qualificação dos trabalhadores, é visualizada como abordagem que pode resultar na transformação das práticas profissionais. A Estratégia Saúde da Família (ESF)  é uma estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho. Experiências de EIP ainda são insuficientes no Brasil, principalmente nos cenários de prática profissional, dessa maneira, ressalta-se a relevância deste estudo e compartilhamento de experiência. Este estudo teve como objetivo analisar a disponibilidade para a Educação Interprofissional de Profissionais e Gestores das ESF do Município de Umuarama (PR).  A população foi constituída por 118 participantes, sendo 114 profissionais atuantes nas Estratégias Saúde da Família e 04 Gestores da Atenção Primária no ano de 2018. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de da escala RIPLS, “Tipo Likert” de quatro pontos. A RIPLS contém três fatores: trabalho em equipe, identidade profissional e atenção centrada no paciente. Houve a participação de 114 profissionais e quatro  gestores. As profissões dos respondentes foram, Médico (20), Enfermeiro (26), Auxiliar de Enfermagem (28), Técnicos de Enfermagem (15), Dentista (15), Auxiliar de Saúde bucal (12), Farmacêutica (1), Auxiliar de Farmácia (1). A média geral de todas as assertivas para os profissionais e gestores, está situado numa percepção positiva dos participantes em relação aos aspectos explorados na escala RIPLS, as assertivas A10, A20, A21, A22 para o grupo profissional de saúde situaram-se em zona de alerta, já para o grupo gestores a assertiva A10 encontrou-se em zona de perigo, seguida pelas A20, A21, A22 em zona de alerta.  O estudo demonstrou alta disponibilidade dos profissionais de saúde para a Educação Interprofissional.

12205 AS INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS-PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE PRÁTICAS E PESQUISAS EM SAÚDE COLETIVA - GRUPPESC
Alvino de Souza Amaral, Vanessa de Souza Amaral, Eunice Ferreira da Silva, Clayver Viktor Moreira de Azevedo, Milleny Tosatti Aleixo, Laura Elisa Silva, Deíse Moura de Oliveira

AS INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS-PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE PRÁTICAS E PESQUISAS EM SAÚDE COLETIVA - GRUPPESC

Autores: Alvino de Souza Amaral, Vanessa de Souza Amaral, Eunice Ferreira da Silva, Clayver Viktor Moreira de Azevedo, Milleny Tosatti Aleixo, Laura Elisa Silva, Deíse Moura de Oliveira

Apresentação: A Saúde Coletiva busca consolidar há 50 anos práticas profissionais que direcionem o olhar sobre o sujeito como potência  política transformadora, que são capazes de modificar suas realidades em seu contexto social  e de saúde. Nesta perspectiva, surge o Grupo de Práticas e Pesquisas em Saúde Coletiva (GRUPPESC), sendo criado em uma proposta dialógica e integrando duas Universidades Públicas, a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade Federal de Juízas de Fora, ambas localizadas no Estado de Minas Gerais. O Grupo atua desde agosto de 2016 e formalizou- se, no mesmo ano junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, o grupo é composto por vinte e seis integrantes de formações multidisciplinares, ampliando o olhar para os processos que permeiam as necessidades em saúde. Possui como pressuposto, desenvolver e propiciar espaços que visam contribuir para a troca de experiências e vivências em saúde coletiva. A agenda do grupo é desenvolvida de forma autogestionária, onde professores, graduandos, mestrandos e profissionais contribuem de acordo com suas habilidades, conhecimentos e formação com as atividades desenvolvidas ao longo de sua atuação acadêmica, de pesquisa e de extensão e o processo de trabalho como um todo. Entre as diversas atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa e sustentadas pela tríade ensino-pesquisa-extensão, uma das principais ações é a elaboração de um seminário que acontece de forma semestral, com alternância de instituição e que leva o nome do Grupo. Traz como abordagens centrais temas emergentes da Saúde Coletiva. Neste sentido, o trabalho tem por objeto descrever a experiência na construção dos seminários, a partir da metodologia intitulada “Instalações Artístico-pedagógicas” que busca aproximar e resinificar o conhecimento científico e prático, assim como contribuir para a elaboração de espaços que tenha nas interações coletivas de ensino/aprendizagem um campo de conhecimento mais dinâmico, participativo e inspirador. Desenvolvimento: o seminário é construído com base nas experiências das Instalações Artístico-pedagógicas. Aqui, é importante ressaltar que essa metodologia visa criar espaços metodológicos, criativos e dinamizadores de diálogos e socializações e que provoquem os sentidos para determinado tema e que serão o ponto de partida para a discussão de sentires e saberes dos envolvidos no processo e no evento de uma forma geral. Desenvolvida a partir das vivências na construção de espaços de ensino aprendizagem a metodologia tem se mostrando eficiente para o desenvolvimento de ambientes para formação e reflexão nas mais diversas temáticas. Trata-se de criar um liame, uma linha criadora que ligará todas as micro-ações desenvolvidas para o espaço, fazendo com que cada atividade, cada cartaz, cada momento, seja parte de um processo orgânico, onde os detalhes fazem sentido são essenciais ao todo. A construção do seminário dá-se a partir de três fases: a concepção, a pesquisa, o desenvolvimento e a execução. A concepção traz a tona a linha central de debates e exposições que serão abordadas no seminário, quais os anseios, as necessidades e as aspirações que emergem a partir da escolha temática. Também de forma autogestionária e sistematizada, os integrantes do grupo buscam no pensamento livre: inspiração, conhecimentos individuais, vivências reflexivas relacionadas à temática. Busca-se a partir de uma chuva ideias trazer à tona a força motriz da construção coletiva, sendo a partir dessa definição que a próxima etapa se firmará. A fase da pesquisa possibilita reunir, de forma detalhada, elementos que fazem parte do contexto teórico/científico, metodológico e prático que será abordado. Nessa fase são escolhidas as cores, as representações e toda a concepção estética do seminário, atribuindo-lhe uma identidade. Assim, imagens, objetos, livros, entre outros, serão utilizados para compor um ambiente que trará o participante para uma imersão no tema a ser tratado e debatido. Objetiva-se criar uma ambiência que proporcione percepções para além das auditivas, sendo os participantes convidados a interagir com o cenário criado, em sua totalidade, com todos os seus sentidos, de forma ampla e contextualizada. Na fase do desenvolvimento, todo o processo criativo será colocado em prática. Preferencialmente, são utilizados objetos feitos e desenvolvidos de forma manual, coletiva e artesanal, trazendo significados para cada artefato a ser utilizado. É relevante destacar que o grupo não possui incentivo financeiro, sendo todos os custos de forma colaborativa divido entre os integrantes. Dessa forma, cada integrante assume o lugar de fomentador, construtor, ator e propulsor dos ideais que alicerçam o grupo. E por fim, a execução é o momento onde se coloca em prática tudo aquilo que foi idealizado e previamente desenvolvido, formando um cenário que servirá de base para imersão na temática abordada. O espaço é aberto a toda a sociedade, que de fato vivencia todos os entraves e necessidades acerca dos temas abordados, sendo, portanto uma luz na construção coletiva de possíveis soluções. Resultado: desde a criação do Seminário já foram realizadas edições com as seguintes abordagens: a educação em saúde como prática transformadora; a informação social por meio da pesquisa; os impactos na pesquisa e estratégias para o re(existir) da ciência no Brasil, entre outros. Citamos também a criação artística de elementos transformadores, que se materializaram em poesias, canções, textos, interpretações e ilustrações, que estimularam todas as facetas dos integrantes como possibilidade para a transformação de sentidos e contribuindo assim, para uma maior proximidade com a sociedade. Como resultados objetivos, citamos também a crescente participação nos espaços, com público diverso que caracteriza o movimento da saúde coletiva. Em avaliações ao final de cada espaço, os participantes relatam que a imersão lhes proporcionou maior fixação das temáticas, bem como tornaram o espaço aconchegante e propicio a integração e entretenimento dos participantes, se torando um importante instigador na construção social, coletiva e humana. Considerações finais: neste sentido, os espaços construídos a partir da metodologia contribuem para a vivência/aprendizagem dos envolvidos no processo de elaboração, mas também permitem que participantes sejam imersos na temática, proporcionando maior aprofundamento, uma vez que, o espaço também fala. Assim, reconhecemos que a metodologia colabora profundamente para a construção de espaços de discussão científica, tornando-se importante ferramenta, na edificação e o fomento da saúde coletiva, da ciência, e na construção de profissionais mais humanos e sensíveis a demandas da sociedade com o um todo.

9928 ATUAÇÃO DE UM PROJETO SOCIAL POR MEIO DO LÚDICO NA REABILITAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: ADOTE UM SORRISO
Ana Carla Vilhena Barbosa, Georgia Helena de Oliveira Sotirakis, Raiane Bacelar dos Anjos, Gabriela Rocha Reis, Emanuelle da Silva Tavares, Daniele Ferreira Bezerra, Amanda Ferreira Rodrigues, Dione Seabra de Carvalho

ATUAÇÃO DE UM PROJETO SOCIAL POR MEIO DO LÚDICO NA REABILITAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: ADOTE UM SORRISO

Autores: Ana Carla Vilhena Barbosa, Georgia Helena de Oliveira Sotirakis, Raiane Bacelar dos Anjos, Gabriela Rocha Reis, Emanuelle da Silva Tavares, Daniele Ferreira Bezerra, Amanda Ferreira Rodrigues, Dione Seabra de Carvalho

Apresentação: Quando uma criança é separada do seu lar, por necessitar de hospitalização, é afastada de sua vida cotidiana, de seus familiares e promove um confronto com a dor e com a limitação física. As atividades lúdicas proporcionadas a uma criança hospitalizada acabam acelerando o processo de recuperação e adaptação às condições hospitalares, visto que o ato de brincar faz com que elas se sintam melhor no cotidiano de internação. Devido a isso, nota-se a importância da inserção de projetos sociais dentro de hospitais para auxiliar reabilitação biopsicossocial da criança por meio da ludicidade. A partir disso, tal trabalho objetiva destacar a percepção de acadêmicos membros do projeto de extensão Adote Um Sorriso e sua atuação a partir da ludicidade com crianças hospitalizadas a fim de um auxílio terapêutico. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, o qual baseia-se na vivência de membros do projeto de extensão Adote Um Sorriso com crianças em hospitalização. As atividades foram realizadas em um hospital de alta complexidade e referência em Cardiologia, Nefrologia e Psiquiatria de Belém (PA), na ala pediátrica, no período de fevereiro a dezembro de 2019. As ações contavam com atividades para diversas faixas etárias por meio de músicas, teatros, jogos, pinturas faciais, desenhos para colorir, artesanato, entre outros. Além disso, em cada ação ocorria uma educação em saúde para promoção de saúde e prevenção de doenças através do lúdico. Resultado: Foi perceptível o impacto de forma positiva que os voluntários do AUS causavam em cada criança e seus acompanhantes, visto que eles acabavam esquecendo muitas vezes seus problemas relacionados à doença em questão ao participar das atividades propostas e até mesmo houve a criação de vínculo, já que encontravam um apoio psicológico e abertura para desabafar frente a situação correspondente. Sobretudo foi obtido também feedbacks positivos em relação às atividades de educação em saúde onde as crianças conseguiam assimilar e externar os aprendizados oferecidos pelos membros do projeto. Considerações finais: A ludicidade como medida terapêutica nas alas pediátricas dentro dos hospitais é de fundamental importância, pelos benefícios físicos, psicológicos e sociais para as crianças, seus acompanhantes, assim como também para a própria humanização do ambiente hospitalar. Por conseguinte, é recomendável que as atividades lúdicas sejam inseridas na rotina hospitalar como recurso fundamental à criança para garantia do seu bem estar, sendo necessário que os projetos sociais sejam cada vez mais atuantes nessas questões.