O projeto tem como marco a produção de novos olhares acerca da trajetória profissional e acadêmica dos participantes. Além disso, conhecer as diferentes realidades do SUS permite que muitos estudantes planejem suas inserções e atuações como futuros profissionais no sistema público.
Nessa perspectiva, o VER-SUS é realizado nas diversas realidades do país, englobando as singularidades regionais dos diferentes grupos populacionais. Organizando vivências e seminários em territórios prioritários pelas políticas de saúde (áreas de extrema pobreza, periferias urbanas, territórios indígenas, quilombolas, ribeirinhos, itinerantes, LGBT, questões de gênero, população privada de liberdade, entre outros temas relevantes), e em territórios de fronteiras com o intuito de aproximarmos os atores sociais envolvidos com as diferentes formas de organização do sistema de saúde e suas dinâmicas sociais.
Por meio das visitas e debates teórico-práticos o VER-SUS viabiliza a interação entre Instituições de Ensino Superior, Prefeituras e Secretarias de Saúde, Movimentos Sociais, Movimento Estudantil e demais atores responsáveis pela ocorrência da experiência.
A troca de saberes que emergem das vivências e seminários possibilita que trabalhadores, gestores e estudantes problematizem os processos de trabalho e os fluxos (im)possíveis na Rede de Atenção da Região quanto ao acesso dos usuários a partir dos princípios da universalidade, integralidade, equidade e participação social.
A diversidade cultural e sanitária encontrada nas diferentes localidades das vivências e seminários é fator condicionante para que estudantes compreendam e reconheçam a complexidade e a potencialidade do sistema de saúde brasileiro.