O Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde - VER-SUS/Brasil, fomenta a formação de trabalhadores para o SUS a partir dos princípios e diretrizes do sistema, entendendo estes como atores sociais, agentes políticos e, portanto capazes de promover transformações.
As iniciativas das Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde partem de uma visão ampliada do conceito de saúde, estabelecendo a articulação entre Educação Permanente em Saúde, Quadrilátero da Formação, Aprendizagem Significativa, Interdisciplinaridade, Redes de Atenção à Saúde, Movimentos Sociais, Questões de Gênero, Raça e Sexualidade, abordagens das populações e suas diversidades culturais em saúde, entre outras temáticas cruciais no contexto do SUS, além de impactar a formação profissional, também têm a potência de qualificar os processos organizativos de trabalho desenvolvidos dos serviços e gestão dos serviços de saúde na relação ensino-serviço.
A experiência ocorre por meio de vivências, as quais permitem aos participantes a experimentação de novas aprendizagens a partir do cotidiano do trabalho e da realidade dos serviços de saúde. Constituindo um importante princípio educativo na formação de profissionais comprometidos ético, político e socialmente com as reais necessidades da população.
A Rede Unida acredita ser este um dispositivo concreto de (re)pensar o processo de formação e Educação Permanente em Saúde. Para tanto se propõe a articular os diferentes espaços pedagógicos do SUS que a Política de Educação Permanente em Saúde prevê, de forma que o ambiente de trabalho se constitua como espaço pedagógico, de ensino e de serviço, com a possibilidade de aprender, refletir, interagir, problematizar e vivenciar.
Métodos de Aprendizagem:
Perspectiva Teórico-prática:
Cenários de Aprendizagens: