Anais

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida
Revista Saúde em Redes, v. 4, supl. 1 (2018) - Editora Rede Unida
ISSN 2446-4813 DOI 10.18310/2446-48132018
 
 
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Trabalho - 1498
Teleconsultorias Assíncronas produzindo sentido e qualificando as ações de Saúde Bucal da Atenção Primária à Saúde (APS) no estado de Sergipe

Autores: GRAZIANE RIBEIRO COUTO, CELINA SAYURI SHIRAISHI TAKESHITA, ENEIDA CARVALHO GOMES FERREIRA, PALOMA SANT'ANNA DE OLIVEIRA MENDONÇA, DEBORA CORREIA LESSA, MANOEL MESSIAS SANTOS ALVES, JOÃO BATISTA CAVALCANTE FILHO, RODRIGO MOTA GOMES

Introdução: As atividades de Teleconsultorias Assíncronas são de apoio assistencial com caráter educacional, que constitui como uma consulta registrada e realizada entre os trabalhadores, profissionais e gestores da área da saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância das Teleconsultorias Assíncronas na qualificação do serviço de Saúde Bucal da Atenção Primária no estado de Sergipe, visando ampliar a capacidade resolutiva de quem as solicita. Metodologia: Foi realizada análise observacional e descritiva no consolidado dos dados de Teleconsultorias realizadas pelos profissionais da equipe de saúde bucal no estado de Sergipe oriundos da Plataforma Nacional do Telessaúde no período de janeiro de 2015 até novembro de 2017. Resultados: Observou-se que 28% das teleconsultorias realizadas pelos profissionais da odontologia, estão voltadas para processo de trabalho e 72% para conduta clínica, contatou-se ainda que dessa amostra 88% foi realizado por cirurgiões dentistas, 4% por técnico em saúde bucal e 8% por auxiliar em saúde bucal. Desse total 60% foram avaliadas e destas 56% revelou satisfação geral com a resposta e 100% que a sua dúvida principal foi solucionada. Com base nesses dados, contata-se, portanto, que as Teleconsultorias são eficientes ferramentas de qualificação dos serviços de Saúde Bucal ofertadas aos usuários do SUS bem como, contribuem para consolidação da rede de atenção em Saúde Bucal no estado de Sergipe, em consonância com o padrão de eficiência e resolutividade deferido pela Política Nacional e Estadual de Saúde Bucal. Considerações Finais: Dessa forma, consideramos que as Teleconsultorias realizadas pelos profissionais de Saúde Bucal, tem se mostrado uma importante ferramenta de apoio assistencial à distância na Atenção Primária, qualificando as ações e ampliando a capacidade resolutiva das equipes de Saúde Bucal do estado de Sergipe.