Moçambique & Brasil

MOÇAMBIQUE & BRASIL: EXPERIÊNCIAS E POLÍTICAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO
 
Tema: Apresentar e debater sobre possíveis estratégias de enfrentamento à violência de gênero pautadas nas experiências do Brasil e de Moçambique.
 
Acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro de 2022 o evento Moçambique & Brasil: experiências e políticas no combate à violência de gênero, com início às 09:00 e finalização às 13:00 em ambas as datas. O Fórum de Direitos Humanos, Diversidade e Equidade de Raça e Gênero da Rede Unida (Fórum DH) no âmbito de suas pautas, destaca a importância e a urgência de trazer o tema de violação dos direitos humanos, principalmente da violência de gênero e da violência contra crianças e adolescentes que afeta nossa população e que também está presente no estado irmão de Moçambique (África). Cabe destacar que, durante o mês da Consciência Negra, no Brasil, essa atividade busca dar destaque à população negra que se encontra em situação de maior vulnerabilidade social. O convite é para que possamos debater e refletir sobre esses delicados temas e compartilhar experiências capazes de auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas eficazes.
No sentido de ampliar o debate sobre esse tema, o Fórum DH estabeleceu uma parceria com a AIFO-Moçambique.  A AIFO, Associação Italiana de Amici de Raoul Follerau é uma organização não governamental que atua no âmbito da deficiência e trabalha em parceria com diferentes atores, incluindo o campo do gênero, criança e ação social, como instituição do governo que tutela a área da deficiência. Atualmente em Moçambique, estudantes e profissionais de educação consideram que a violência contribui para a baixa autoestima e, consequentemente, pode levar à desistência dos estudantes antes de terminar um determinado ciclo e até poderão se submeter a casamentos infantis. É nesse contexto que a AIFO, no seu projeto Jovens contra violência baseada no género, veio potenciar o contexto de inclusão da pessoa com deficiência, assédios sexuais e a prevenção das uniões prematuras.