Encontro Nordeste I

A Associação da Rede Unida em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA) estará realizando o Encontro Regional Nordeste I da Rede Unida com o Tema Florestania: por outros amanhãs, trazendo o resgate das práticas de saúde ancestral. Acontecerá na cidade de São Luís - MA, nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2023, em formato híbrido.
O evento tem como objetivo promover espaços coletivos de articulação, discussão e produção científica compartilhada (apresentação de trabalhos) em torno de temas como políticas de saúde e educação, formação profissional para a área da saúde, projetos de integração envolvendo instituições de ensino, sistema de saúde e movimentos sociais e de educação popular no âmbito regional e nacional.
O evento promove encontros e contribuirá para a discussão sobre os processos de trabalho nos diferentes territórios do Nordeste, seus modelos tecnoassistenciais, as necessidades de formação e educação em saúde, como também da necessidade de incorporação das práticas tradicionais e ancestrais de saúde dos diferentes grupos étnicos existentes no território, como dos pajés, parteiras, rezadores e benzedores e outros, promovendo o cuidado emancipatório na perspectiva do fortalecimento do SUS na região nordeste e contará com a participação de aproximadamente 200 pessoas.
O Encontro Nordeste I da Rede Unida também será espaço para encontro de outras atividades como o Encontro de cuidadores Tradicionais, Encontro de Grupos de Pesquisa e o Encontro dos Educadores Popular de Saúde do Maranhão.
Durante o evento acontecerão também as atividades do Projeto Sonhação do Laboratório Ítalo-Brasileiro, que é uma parceria entre a região italiana da Emília Romana e o Brasil para o fortalecimento da assistência sanitária territorial a partir de uma perspectiva comunitária. Estarão presentes representantes das Universidades de Bolonha e Parma/Itália, Universidade de Barcelona/Espanha, Universidade da Argentina, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Paraíba, Fiocruz Amazônia, Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPI), Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão e outros convidados.
 
Você é convidad@ a estar conosco para partilhar saberes e fazeres.
Sua presença é fundamental, venha e some-se a nós!