REDE UNIDA Repudia perseguição a professor na UFPB

09/07/2023 5:59 p.m.
News image

 

REDE UNIDA Repudia perseguição a professor na UFPB

 

A Rede Unida vem a público denunciar perseguição exercida na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ao professor Luciano Bezerra Gomes, denunciado por usar camisa do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST) dentro da Universidade.

Luciano é professor do Departamento de Promoção da Saúde, do Centro de Ciências Médicas, e coordena projeto de extensão junto ao MST da Paraíba. Realiza importante trabalho que compõe a missão da Universidade e que diz respeito à indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, especificamente esta, junto a comunidades, que também é a implementação da função social das instituições universitárias.

A despeito de tudo isto, a Ouvidora da Universidade abriu processo administrativo contra o professor, dando prosseguimento a uma denúncia sem embasamento e recomendando que, mesmo que não seja necessária apuração de potenciais irregularidades, sejam tomadas “medidas de gestão” relativas ao comportamento do professor. Atenta, assim, e inacreditavelmente, contra seu direito constitucional de manifestação, de liberdade de cátedra e da autonomia universitária, direitos garantidos aos docentes nas Universidades.

Este processo faz lembrar episódios recentes da nossa história, de triste memória, onde houve perseguição infundada contra professores, técnicos e reitores de Universidades Públicas. No momento em que voltamos nossos esforços para o restabelecimento pleno da democracia e a reconstrução nacional, como expressão de políticas solidárias e generosas, este tipo de atitude merece o mais completo repúdio de toda sociedade, além de providências ágeis das autoridades.

Exigimos que o processo administrativo aberto contra o Prof. Luciano Gomes seja encerrado imediatamente, restabelecendo a normalidade nas relações internas da UFPB, instituição que infelizmente vive há mais de dois anos com um Reitor nomeado sem ter sido eleito pela comunidade universitária. Com isso, demandamos que se garanta plena liberdade de expressão de qualquer pessoa da sua comunidade.

 

06 de setembro de 2023.

Associação da REDE UNIDA